A comunidade quilombola de Livramento recebeu esta semana do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), uma moto ensiladeira, uma enfardadeira, e uma roçadeira. A aquisição desses equipamentos integra o projeto produtivo apoiado pelo Procase junto à Associação dos Moradores da Comunidade Quilombola Rural de Areias de Verão, Vila Teimosa e Suçuarana, e visa potencializar o suporte forrageiro das comunidades locais, fortalecendo a caprinocultura de leite e corte na região.
O empreendimento produtivo também objetiva criar condições hídricas favoráveis para o cultivo adequado de forragem, aumentando a sua produção e processamento, e melhorando a segurança alimentar dos animais, bem como auxiliar na recomposição dos rebanhos e otimizar a produção de leite e carne. Além da aquisição de máquinas e equipamentos, a comunidade também está sendo beneficiada com a perfuração de um poço, implantação de kit de irrigação e de um campo de produção de forragem, construção de um galpão, aquisição de matrizes e reprodutores para caprinocultura e ações de capacitação. Ao todo são 32 famílias beneficiadas diretamente com esta ação, e cerca de 150 pessoas beneficiadas indiretamente.
O Procase apoia empreendimentos produtivos nos territórios do Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Seridó e Médio Sertão. Esses projetos incluem ações nas áreas de caprinovinocultura, fruticultura, pequenas indústrias, artesanato, empreendimentos associativos e cooperativos, e outras atividades relativas à economia rural local, onde o Projeto atua no fortalecimento de cadeias produtivas já existentes ou que apresentem fortes indicadores de consolidação e crescimento.
Entre as atividades do Procase é dispensada especial atenção a projetos e ações que envolvam grupos quilombolas. Atualmente são R$ 658.080,45 investidos em empreendimentos produtivos nos territórios do Cariri Ocidental, Curimataú e Médio Sertão, beneficiando diretamente 110 famílias de comunidades remanescentes de quilombos.
O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.