Nos acompanhe

Paraíba

SMS amplia rede de coleta de exames nos serviços de saúde de João Pessoa

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), por meio da Diretoria de Regulação, deu início à descentralização de exames laboratoriais, com objetivo de dinamizar o fluxo dos encaminhamentos de exames e proporcionar mais rapidez nos resultados. Com esta medida, os usuários poderão dirigir-se a um posto de coleta com os documentos necessários e fazer os exames solicitados pelo médico da rede municipal de saúde.

Com a nova determinação, a partir de 01 de fevereiro todos os usuários da Grande João Pessoa, com requisições de exames laboratoriais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), poderão ser encaminhados para um dos 38 postos de coleta distribuídos nos 5 distritos sanitários ou ao Laboratório Central (Lacen), localizado no Cais Jaguaribe, para a realização dos seus exames.

De acordo com o Secretário de Saúde Adalberto Fulgêncio, a descentralização garantirá o acesso espontâneo, sem necessidade de agendamento, a uma média de 150 mil exames por mês, reduzindo o tempo de espera para a realização dos exames com a comodidade de realizá-los em um mesmo local. “É uma forma de ampliar o acesso sem muita burocracia, de forma dinâmica e com a agilidade que cada caso e usuário necessitem. Estamos trabalhando intensivamente para garantir a assistência de forma integral”, ressaltou.

Para realização dos exames serão necessários a apresentação dos seguintes documentos: Requisição clínica de exames (emitida por um médico da rede SUS, com carimbo e assinatura do médico solicitante), cópias de RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Os exames que não são disponibilizados pelo Lacen Municipal serão regulados no próprio serviço para outros estabelecimentos da rede SUS, de João Pessoa.

De acordo com Patrícia Valadares Gusmão, diretora do Laboratório Central de João Pessoa, as demandas serão espontâneas, direto em um dos postos de coleta ou no Laboratório Central, em Jaguaribe. “Essas descentralizações serão apenas para exames de laboratórios. Os exames passarão a ter um fluxo mais eficiente e com mais rapidez, da coleta ao resultado”, explicou.

Ainda, segundo a diretora, os exames que não são realizados pelo Lacen serão encaminhados para rede privada e conveniada pela prefeitura. “Nós faremos as coletas e os laboratórios irão pegar no mesmo dia, com o prazo de três dias para entregar os resultados. Os resultados que feitos no Lacen, poderão ser acessados pelo site: www.lacen.joaopessoa.pb.gov.br”, completou.

Lacen – O laboratório realiza 150 tipos de exames de baixa, média e alta complexidade, de microbiologia, parasitologia, uroanálise, bioquímica, hematologia, hormônios, coagulação e alguns exames de saúde pública, como hepatite B e C. O serviço dá suporte aos serviços tanto da Atenção Básica como dos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Além de usuários da Capital, o Lacen Municipal também atende usuários de outras regiões do Estado que se internam e fazem exames nos hospitais da Rede Municipal por conta da pactuação entre os municípios.

Em 2017, o laboratório da rede municipal realizou mais de um milhão de exames, de diversas especialidades. Por mês são aproximadamente 100 mil exames de diagnósticos.

Relação dos postos de coleta da rede municipal de saúde.

DISTRITO 1

USF CRUZ DAS ARMAS
ENDEREÇO: Av. Cruz das Armas, s/n – Cruz das Armas
USF NOVA CONQUISTA
ENDEREÇO: Rua Durval Coutinho, s/n – Alto do Mateus
USF SAUDE E VIDA
ENDEREÇO: Rua Mauricio de Almeida, s/n – Ernani Sátiro
USF SAUDE PARA TODOS
ENDEREÇO: Rua Marta da Luz, s/n – Novais
USF JARDIM SAUDE
ENDEREÇO: Rua Poeta Victor Hugo, s/n – Jardim Veneza

DISTRITO 2

USF VILA SAUDE
ENDEREÇO: Rua Engenheiro Sérgio Rubens de Albuquerque, – Cristo Redentor
USF ESPAÇO SAUDE
ENDEREÇO: Rua Horácio Trajano, s/n – Cristo Redentor
USF UNINDO VIDAS
ENDEREÇO: Rua Murilo Buarque, s/n – Cristo Redentor
USF JOAO PAULO
ENDEREÇO: Rua Adailson Nunes, s/n – João Paulo II
USF GROTAO
ENDEREÇO: Rua Severino Bento de Morais, s/n – Grotão
USF QUALIDADE DE VIDA
ENDEREÇO: Rua Bom Jesus, s/n – Rangel
USF MUDANCA DE VIDA
ENDEREÇO: Rua Joaquim Monteiro de França, s/n – Colinas do Sul
USF COLINAS DO SUL
ENDEREÇO: R. Apos. Clotilde Maria da Conceição – Gramame

DISTRITO 3

USF VERDES MARES
ENDEREÇO: Rua José Eustáquio da Fonseca, s/n – Cidade Verde
USF ROSA DE FATIMA
ENDEREÇO: Rua Oscar Lopes Machado, s/n – Valentina Figueiredo
USF CIDADE VERDE
ENDEREÇO: Rua Leopoldo Pereira de Lima, s/n – Mangabeira VIII
USF IPIRANGA
ENDEREÇO: Rua São Luiz, s/n – Valentina-I
CAIS MANGABEIRA
ENDEREÇO: Rua Romário C. de Morais, s/n – Mangabeira I
USF JOSE AMERICO
ENDEREÇO: Rua Oselmar de Castro Barreto, s/n – José Américo
USF QUATRO ESTACOES
ENDEREÇO: Rua Jurema Teotônio da Silva, s/n – Mangabeira VII
USF NOVA ESPERANCA
ENDEREÇO: Rua M. Arlindo Bezerra Camboim s/n – Mangabeira 4
USF INTEGRADA VALENTINA
ENDEREÇO: Rua Ministro Jose Queiroz Batista, s/n – Valentina

DISTRITO 4

USF ALTO DO CEU
ENDEREÇO: Rua João de Brito Lima Moura,216 – Mandacaru
USF ROGER
ENDEREÇO: Rua 19 de Março, s/n – Roger
UBS MANDACARU
ENDEREÇO: Av. Mascarenhas de Morais, s/n – Mandacaru
USF VIVER BEM
ENDEREÇO: Rua Maria Dias de Oliveira s/n – Treze de Maio
USF ILHA DO BISPO
ENDEREÇO: Rua Apolônio Sales de Miranda, s/n – Ilha do Bispo

DISTRITO 5

USF UNIDADE DAS PRAIAS
ENDEREÇO: Av. Olinda, s/n – Tambaú
USF SAO JOSE
ENDEREÇO: Rua Virgolino Florentino da Costa, s/n – Manaíra
USF ALTIPLANO
ENDEREÇO: Rua Prof. Emílio de Araújo Chaves s/n – Altiplano
USF PENHA
ENDEREÇO: Rua Francisco Lunga, s/n – Penha
USF BESSA
ENDEREÇO: Rua Marechal Hermes Fonseca, s/n – Bessa
USF BANCARIOS
ENDEREÇO: Rua Esmeralda Gomes Vieira, s/n – Bancários
USF TORRE
ENDEREÇO: Rua José Severino Massa Espinelly, 835 – Torre
USF SÃO RAFAEL
ENDEREÇO: Rua Jonatas Careca, 76 – Castelo Branco
USF CIDADE RECREIO
ENDEREÇO: Rua Projetada, s/n Quadra 104 – Lote 06 – Portal do Sol

Continue Lendo

Paraíba

Sheyner Asfóra destaca avanços para advocacia criminal na gestão de Harrison Targino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A gestão de Harrison Targino como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) se destaca pela defesa intransigente das prerrogativas da advocacia e pelo trabalho desenvolvido para beneficiar as mais diversas especialidades. Na advocacia criminal, por exemplo, suas ações são reconhecidas e elogiadas por profissionais de todo o estado.

O advogado Sheyner Asfóra afirmou que seu apoio a Harrison na eleição da OAB decorre do trabalho realizado e da valorização da advocacia criminal paraibana.

Entre as ações realizadas pela OAB Paraíba, Sheyner destacou as visitas institucionais à Secretaria de Segurança Pública, à Secretaria de Administração Penitenciária, às Polícias Militar e Civil e ao Ministério Público, com o objetivo de estreitar e resgatar as relações institucionais. “Essa aproximação é importante para estabelecer um canal de contato direto, evitando assim possíveis tensionamentos em situações que envolvam advogados e advogadas no exercício da profissão”, disse.

Sheyner também lembrou que a gestão de Harrison Targino foi responsável pela realização da plenária da Advocacia Criminal, pela criação e implementação do parlatório virtual e por ações junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba para discutir a criação da Vara de Organização Criminosa e da Vara do Juiz de Garantias, além de atender demandas de advogados e advogadas que buscaram o apoio da Ordem.

Entre outras ações, destacam-se: o evento realizado na OAB Paraíba com a presença do Corregedor de Justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba, onde foram apresentadas pautas de interesse da advocacia criminal, e o evento na OAB com a presença de um desembargador da Câmara Criminal, onde foram discutidas questões de interesse da advocacia criminal.

A gestão de Harrison Targino também se sobressaiu pela realização de diversas atividades voltadas a advogados e advogadas criminalistas na Escola Superior da Advocacia (ESA), como o curso de iniciação na Advocacia Criminal, entre outros temas focados no aprimoramento da atuação na área.

Sheyner também destacou a importância de eleger a chapa encabeçada por Alberto Jorge e Jarlany Vasconcelos, que é advogada criminalista, para presidente e vice da subseção da OAB de Campina Grande. “Precisamos eleger candidatos comprometidos com a advocacia e que defendam também a área criminal. Alberto e Jarlany têm sido defensores incansáveis da Advocacia Criminal em Campina Grande, e o reconhecimento ao trabalho deles é mais do que merecido. Juntos de Harrison, eles formam uma equipe comprometida com o fortalecimento da advocacia criminal”, disse.

Sheyner Asfóra é advogado criminalista com mais de 20 anos de atuação profissional. Foi presidente da Comissão de Justiça Criminal da OAB-PB, presidiu o Conselho da Comunidade vinculado à Vara de Execuções Penais da Comarca de João Pessoa como representante da OAB-PB, foi Conselheiro Federal entre 2016 e 2018 e concorreu ao cargo de presidente da OAB-PB no ano de 2018.

Continue Lendo

Negócios

Sine-PB oferta mais de 690 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (11), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 691 vagas de emprego em 12 municípios do estado. Em João Pessoa, as oportunidades chegam a 241, enquanto as demais vagas são distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Cabedelo, Mamanguape, Conde, Bayeux, Guarabira e Cajazeiras.

O maior número de vagas em João Pessoa será para os cargos de operador de caixa, operador de acabamento, auxiliar de limpeza, auxiliar de linha de produção e ajudante de carga e descarga de mercadoria (10 vagas para cada função). Além dessas, há vagas para armador de ferros – fundamental completo (5), cumim (5), recepcionista de mercadorias (5), soldador (4) e para técnico em fibras ópticas – possuir veículo próprio (3), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 92 vagas, com destaque para empacotador, a mão – fundamental completo (8), consultor de vendas, repositor de mercadorias (6 vagas cada), açougueiro, auxiliar de cozinha e garçom (4 vagas cada), e ainda oportunidades para motorista entregador, instalador fotovoltaico e supervisor de vendas no varejo – médio completo (3 vagas cada) e outras em diversas áreas.

No município de Santa Rita, serão ofertadas 186 vagas de emprego, entre as quais ajudante de carga e descarga de mercadoria, eletricista de inst.de veículos automotores, (30 vagas cada), auxiliar de linha de produção (20), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência / médio completo (15), operador de caixa (18), repositor – em supermercados (12), costureira de máquinas industriais (6), entre outras oportunidades.

Em Patos, serão 32 vagas distribuídas em várias funções: servente de obras, encanador, vendedor de comércio varejista e costureiro, a máquina na c. em série (5 vagas para cada função), conferente de carga e descarga de mercadoria e auxiliar de linha de produção (2  vagas para cada), desenhista industrial gráfico, soldador, auxiliar de seguros, motorista de carro de passeio e motorista de caminhão (1 vaga para cada).

No Sine/PB de Cabedelo, as 17 vagas contemplam funções como vigia noturno, mecânico de automóvel, ferreiro armador na construção civil, carpinteiro – fundamental completo, armador de ferra. na construção civil e ajudante de carga e descarga de mercadoria (2  vagas para cada), estoquista, cozinheiro geral, motorista de caminhão, servente de obras e auxilia de cozinha (1 vaga para cada).

Em Guarabira, o Sine-PB vai oferecer 99 vagas para diversas funções tais como: repositor – em supermercados e operador de caixa (30 vagas para cada), atendente de padaria – médio incompleto (15), auxiliar de estoque (10), fiscal de loja (6), açougueiro (5) e para conferente de faturas e notas fiscais – médio completo (3). Em Sapé, serão duas vagas para balconista de açougue (médio completo).

Em Bayeux, serão 13 vagas – quatro para auxiliar de logística – fundamental completo, vendedor interno – superior completo (3), operador de caixa, motorista carreteiro, gerente comercial, encarregado de estoque, assistente de vendas e balconista (1 cada). No Conde, serão oferecidas duas vagas para supervisor de logística – médio completo.

No município de Mamanguape, serão ofertadas duas vagas – retificador de motores de veículos (1) e outra para supervisor de operações de logísticas (médio completo). No Sine estadual de São Bento, serão três vagas – assistente administrativo, promotor de vendas e vendedor – no comércio de mercadorias (1 vaga para cada). Em Cajazeiras, serão duas vagas, sendo uma de auxiliar de mecânico diesel e outra para técnico mecânico – máquinas.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira as vagas 

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Enem 2024: candidatos têm gratuidade no transporte público em João Pessoa e Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ocorrerá neste domingo (10/11), e os candidatos das cidades de João Pessoa e Campina Grande contarão com transporte público gratuito para facilitar o acesso aos locais de prova.

Em João Pessoa, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) garantirá o benefício da gratuidade aos candidatos que apresentarem o cartão de confirmação do ENEM 2024 e um documento de identificação com foto. A operação especial envolverá 150 ônibus em 54 linhas, reforçando a circulação com mais viagens em rotas que passam pelos locais de exame. Além disso, 50 agentes de mobilidade estarão nas ruas desde as 6h para orientar o trânsito e facilitar o fluxo nas áreas de prova.

Em Campina Grande, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), estenderá o Programa Tarifa Zero para todos os passageiros, não apenas os candidatos. O transporte gratuito será disponibilizado entre 5h e 20h, com um aumento de 30% na frota nas linhas que atendem os pontos de prova, buscando garantir a todos a facilidade de transporte, especialmente aos candidatos que têm baixa renda.

Neste domingo os alunos realizam as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Horários da prova:

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Saída, mas sem o caderno de questões: a partir das 15h30

Saída com o caderno de questões: a partir das 18h

Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 18h30

Continue Lendo