Nos acompanhe

Paraíba

Sistema Promagis é apresentado a membros do TJPB

Publicado

em

Os processos de remoção e promoção de magistrados passarão a ser tramitados no Sistema Promagis – ferramenta desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba e apresentada na manhã desta sexta -feira (19) ao vice-presidente do Tribunal, desembargador João Benedito da Silva, e a membros de setores diversos, envolvidos no levantamento dos dados necessários à instrução do feito. A explanação foi feita pelo analista de sistemas, Raphael Porto, e pelo Líder de Projetos, Júlio Medeiros, ambos da Ditec.

“Antes, boa parte do trabalho era manual. Hoje, toda a parte de inscrição, levantamento de dados e votação ocorrerá no sistema. Quanto à aferição dos critérios de merecimento, as áreas diversas poderão anexar documentos ao processo, de forma simultânea”, explicou o responsável pela criação do sistema, Raphael Porto. Já o Líder de Projetos, Júlio Medeiros, acrescentou que, ao deixar de tramitar de forma física, o processo ganhará celeridade. “As diretorias informarão os dados paralelamente, então, haverá ganho de tempo na juntada das informações”, pontuou.

O juiz-corregedor Herbert Lisboa, presidente da comissão responsável pela implementação de um sistema voltado a aferir os critérios objetivos para a promoção e remoção dos magistrados, explicou que os estudos começaram no sentido de criar um módulo mais eficiente para o procedimento, desde a parte prévia, como coleta de dados para instrução de processo.

“Isso facilitará para os juízes, que, da própria unidade ou de casa, poderão formular os requerimentos para a concorrência. O processo de promoção, que dura, em média, 40 dias, poderá ter o tempo reduzido à metade. Imagino que ainda este semestre estejamos com o sistema em funcionamento”, adiantou.

Também membro da Comissão, a presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juíza Aparecida Gadelha afirmou que o sistema vai beneficiar e agilizar a tramitação processual das remoções e promoções. “Esperamos que esse projeto viabilize maior segurança e transparência nos processos de movimentação da carreira, para que possamos, através dele, visualizar todos os procedimentos, prazos e documentos que visam a atender às Resoluções (CNJ e TJPB) sobre os critérios objetivos de merecimento”, declarou.

Também participaram da reunião, o juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Marcial Henrique; juíza-corregedora Silmary Alves; os diretores Márcio Roberto Soares Ferreira Júnior (Especial), Tony Márcio (Gestão Estratégica), Giusepe Guido (Tecnologia da Informação) e Einstein Roosevelt Leite (Gestão de Pessoas); os gerentes de Sistemas e de Primeiro Grau, respectivament, José Teixeira de Carvalho Neto e Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos; a chefe de gabinete da Corregedoria, Lorena Vieira e o supervisor de Primeiro Grau, Bruno Lins.

Resoluções nº 106 de 06/04/2010 (CNJ) e nº 14/2015 (TJPB) – Dispõe sobre os critérios objetivos para aferição do merecimento para promoção de magistrados e acesso aos Tribunais de 2º grau. De acordo com o documento, os processos deverão observar: avaliação da qualidade das decisões proferidas; produtividade; presteza; celeridade da prestação jurisdicional; aperfeiçoamento técnico; adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional; entre outros critérios, devidamente especificados na Resolução.

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Com investimento de quase R$10 milhões, São Bento recebe obras de pavimentação em diversas ruas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento segue avançando nas ações estruturais da cidade e chega a última etapa das obras de pavimentação na comunidade da Barra de Cima.

Com um investimento de quase R$ 10 milhões de reais, os serviços ocorrem por meio de parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado.

“A persistência, as parcerias verdadeiras entre a Prefeitura Municipal de São Bento e o governador João Azevêdo, porque isso honra de verdade a vontade do povo. Isso sim é uma nova cidade graças ao trabalho”, destacou o prefeito Doutor Jarques em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo