Nos acompanhe

Paraíba

Entregue pavimentação da PB-048 beneficiando habitantes de Pilar e Juripiranga

Publicado

em

O governador Ricardo Coutinho esteve, na sexta-feira (19), nas cidades de Pilar e Juripiranga para entregar a pavimentação da rodovia PB-048, beneficiando aproximadamente 22 mil habitantes destes municípios. A obra tem 13 km de extensão e representa R$ 7 milhões de investimento, com recursos do Tesouro Estadual. O deputado federal Wilson Filho, os deputados estaduais Ricardo Barbosa e João Gonçalves, prefeitos, auxiliares do Governo e lideranças da região estiveram presentes.

Para o governador Ricardo Coutinho as estradas significam civilidade para a população e representam desenvolvimento para os municípios. “Com o asfalto, o comércio cresce, o povo tem mais facilidade para ir à outra cidade e pode ser socorrido com mais rapidez. Isso faz o município se desenvolver. Esta obra já está servindo muito para as duas cidades beneficiadas. Estamos comemorando hoje a entrega da estrada de número 151 deste Governo. Quero também dizer ao povo de Pilar que em parceria com a Prefeitura faremos, em breve, o calçamento das ruas do conjunto Augusto Bernardo e vamos destinar 10 poços para a zona rural da cidade”, anunciou.

O governador também lembrou aos moradores da região que no dia 1º de fevereiro terá início o ciclo 2018 do Orçamento Democrático Estadual. “Espero que todos vocês participem da plenária desta região. O Orçamento Democrático vai começar em Itaporanga e mais uma vez será levado para todas regiões. Trata-se de um verdadeiro instrumento de democracia”, pontuou.  

“É um dia de celebração e de festa para Pilar e Juripiranga que hoje ganham, oficialmente, esta estrada. Esta obra integra o Programa Caminhos da Paraíba que está mudando a realidade das estradas da Paraíba. Este Governo trabalha pelos quatro cantos do Estado”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.

Para o prefeito de Pilar, Benício Neto, a estrada trouxe mais qualidade de vida para os moradores do município que tanto pediram a realização dessa obra. “Hoje, o momento é de agradecer as ações do Governo na nossa cidade. Estamos aqui concretizando o sonho de ligar, por meio de asfalto, as cidades de Pilar e Juripiranga. Estamos muito gratos por isso”, comemorou.

Já o prefeito de Juripiranga, Paulo Dália, agradeceu pela estrada e lembrou de outras ações do Governo na cidade. “A escola infantil, as reformas de escolas, kits de carteiras e laboratório de informática, calçamento de ruas, tudo isso foi feito em parceria com o Governo do Estado. Hoje temos essa estrada que veio para tornar a vida do cidadão de Juripiranga melhor”, observou.

A PB-048 passou por serviços como terraplenagem em cortes e aterros, pavimentação asfáltica, sistema de drenagem para águas pluviais e subterrâneas, gramagem, paisagismo, cercas delimitadoras da faixa de domínio, sinalização horizontal e vertical. Cerca de 600 veículos passam diariamente pelo local.

“Esta é a 151ª estrada entregue pelo Governo do Estado, dando mais dignidade ao povo paraibano. Em sete anos são quase 2.500 km de asfalto e não existe mais nenhuma cidade isolada na Paraíba. Cuidem bem e andem com prudência nesta bela estrada”, falou o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira.

O deputado federal Wilson Filho destacou a importância da estrada para região e comentou que o asfalto “traz consigo crescimento para as cidades, por isso este é um momento muito importante para os moradores de Pilar e Juripiranga, sendo uma honra estar presente e contribuir com o que for preciso para melhorar a vida do povo”.

“A estrada está boa demais, já passei por lá várias vezes. A gente chega rapidinho no nosso destino e não tem que sofrer com os buracos, nem a lama. Foi um presente do Governo para os moradores de Pilar”, afirmou a dona de casa Severina Sousa.

João Carlos é morador de Juripiranga e também fez questão de participar da solenidade para mostrar gratidão a todos que contribuíram para que a estrada fosse feita. “A gente esperou muito tempo por essa obra, eu perdi as contas, mas agora está uma maravilha. A estrada parece um tapete de tão lisinha. Ficamos muito felizes”, disse.

 

Continue Lendo

Paraíba

Justiça concede prisão domiciliar à acusada de aliciamento violento de eleitores em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A juíza da 76ª Zona Eleitoral, Virgínia Gaudêncio de Novais, concedeu em decisão proferida nesta segunda-feira (23/09) prisão domiciliar a Kaline Neres do Nascimento Rodrigues, acusada de articulação para aliciamento violento de eleitores em João Pessoa.

Ela foi presa na última semana pela Polícia Federal na operação ‘Território Livre’, que apurou coação de votos em prol do nome da vereadora que busca a reeleição, Raíssa Lacerda (PSB). De acordo com a PF, Kaline tem ligação com facção criminosa alocada no bairro Alto do Mateus, local onde havia atividades de aliciamento eleitoral.

A juíza atendeu ao pedido da defesa da acusada, que alegou que a mesma tem dois filhos menores de idade e um deles tem Transtorno de Espectro Autista (TEA). No entanto, Kaline deverá seguir as seguintes medidas restritivas, segundo a magistrada:

I) Fica proibido qualquer contato da investigada, por qualquer meio de comunicação, ou até mesmo, por intermédio de terceiros, com os demais investigados no caso, cujo descumprimento poderá ensejar revogação da prisão domiciliar.

II) Monitoração eletrônica, devendo a investigada permanecer em sua residência (o endereço detalhado deverá ser informado, com comprovante, e somente após a referida comprovação, será expedida a respectiva ordem de liberação) ficar monitorada 24 horas por dia a partir da instalação da tornozeleira eletrônica.

Continue Lendo

Paraíba

Deputado nega autoria de indicação para recém-formado assumir comando do Ibama-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual paraibano Chió (Rede) negou que tenha sido o autor da indicação para que um recém-formado assumisse o comando do Ibama na Paraíba. A informação foi publicada pela imprensa nacional.

Chió foi apontado como autor da indicação de Gustavo da Costa Dantas para assumir o mais alto cargo do Ibama na Paraíba. O fato porém, teria desagradado e, sobretudo, preocupado aos servidores por se tratar de um recém-formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 28 anos de idade, que não tem experiência no setor e sequer é servidor de carreira.

Leia também: Associação aciona cúpula nacional do Meio Ambiente contra nomeação de recém-formado para chefia do Ibama-PB

Para tentar evitar a fragilização e a precarização do Ibama-PB potencializadas pela inexperiência de um recém-formado e inexperiente em administração pública no comando da sede paraibana do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, num período tão delicado de prevenção às queimadas, a Asibama (Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama) na Paraíba, acionou através de ofício, aos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e  Rui Costa (Casa Civil), o presidente Rodrigo Agostinho (Ibama) e o procurador da República, João Raphael Lima de Sousa, para protestar contra o nome indicado para comandar o Ibama na Paraíba.

O fato chamou atenção da imprensa nacional e repercutiu em todo o país.

Continue Lendo

Paraíba

Associação aciona cúpula nacional do Meio Ambiente contra nomeação de recém-formado para chefia do Ibama-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Asibama (Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama) na Paraíba, acionou através de ofício, aos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e  Rui Costa (Casa Civil), o presidente Rodrigo Agostinho (Ibama) e o procurador da República, João Raphael Lima de Sousa, para protestar contra o nome indicado para comandar o Ibama na Paraíba.

O fato chamou atenção da imprensa nacional por se tratar da indicação de Gustavo da Costa Dantas, um recém-formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 28 anos de idade, que não tem experiência no setor e sequer é servidor de carreira. O rapaz, além de ter se formado apenas em 2021, possui pós-graduação em Geoprocessamento pela Prominas, uma faculdade de ensino a distância.

As outras experiências profissionais que constariam no currículo do rapaz, segundo uma matéria publicada pelo Metrópoles, seriam a de um estágio em uma consultoria ambiental chamada Nordeste Reflore, a vice-presidência no centro acadêmico “Ariano Vilar Suassuna”, do curso de Engenharia Ambiental da UFCG, campus de Pombal, a de agente censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e, desde agosto de 2022 ele seria técnico em hidrografia em uma empresa de Engenharia, Arquitetura, Construções e Consultoria instalada na Paraíba.

Na carta aberta, Yuri Teixeira Amaral, diretor-administrativo da Asibama, com apoio dos servidores da Superintendência na Paraíba, manifestou a preocupação de todos em ver ser nomeado pela gestão Lula III uma pessoa sem a menor experiência no setor para o comando principal de toda uma estrutura que é praticamente desconhecida para ele.

Diante da emergência climática e dos incêndios que têm assolado grande parte do território brasileiro, a indicação de uma pessoa sem conhecimento prévio sobre a política ambiental e a administração pública para o mais alto cargo do Ibama no estado da Paraíba tem o potencial de fragilizar e precarizar a execução das suas competências legais, comprometendo, assim, o atendimento ao interesse público”, diz um trecho do ofício encaminhado.

As primeiras informações divulgadas pela mídia nacional dá conta de que a indicação do recém-formado teria sido feita pelo gabinete do deputado estadual Chió (Rede).

Continue Lendo