Nos acompanhe

Paraíba

Apoio à reeleição: Prefeitos de Alcantil e Umbuzeiro elogiam atuação de Lira

Publicado

em

Os prefeitos de Alcantil, José Milton Rodrigues; e de Umbuzeiro, José Nivaldo de Araújo, tem um pensamento semelhante no tocante à atuação do senador Raimundo Lira (PMDB-PB). Eles classificam como muito boa a desenvoltura do senador na forma em que vem representando os prefeitos brasileiros e, em especial, os paraibanos.

 

O prefeito de Alcantil, José Milton Rodrigues (PRB), elogiou a atuação do parlamentar paraibano e disse que a Paraíba está muito bem representada com Lira no Senado, defendendo os pleitos municipalistas. Para José Milton, sem Lira em Brasília a situação econômica dos prefeitos estaria bem pior.

 

“Temos hoje um momento de dificuldade para as populações das cidades paraibanas. Estamos fazendo cortes em vários setores, mas com essa PEC de Lira, que vai dar 1% a mais do FPM, eu acredito que vai ser um ano bem melhor em 2019. Inclusive, nós estamos recebendo uma emenda dele agora, de R$ 250 mil, para calçamento. Portanto, acho que o povo da Paraíba deve votar em Lira para qualquer cargo que ele venha a disputar em 2018”, disse o gestor alcantilense, confirmando também seu apoio à reeleição de Raimundo Lira.

 

“Tudo começa no município”, lembrou o prefeito de Umbuzeiro, Nivaldo de Araújo (PSB), destacando que, apesar da crise, sua equipe técnica vem lhe permitindo cortar o que é possível cortar, para que os serviços essenciais não percam a qualidade. “Porém, o socorro verdadeiro vai vir através de um novo Pacto Federativo”, disse.

 

Para o gestor, Lira vem sendo um senador municipalista, não só para Umbuzeiro, mas para toda a Paraíba. “Lira tem sido municipalista para todo o Brasil e é um orgulho de todos nós paraibanos. Com essa sua PEC, que beneficia os prefeitos brasileiros, Lira escreveu seu nome na história do Brasil”, disse o prefeito, destacando que a parceria com Lira vai para muito além de 2018. “Nossa parceria vai para além de 2018, 2020, 2022”, afirmou José Nivaldo.

Continue Lendo

Paraíba

Deputado nega autoria de indicação para recém-formado assumir comando do Ibama-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual paraibano Chió (Rede) negou que tenha sido o autor da indicação para que um recém-formado assumisse o comando do Ibama na Paraíba. A informação foi publicada pela imprensa nacional.

Chió foi apontado como autor da indicação de Gustavo da Costa Dantas para assumir o mais alto cargo do Ibama na Paraíba. O fato porém, teria desagradado e, sobretudo, preocupado aos servidores por se tratar de um recém-formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 28 anos de idade, que não tem experiência no setor e sequer é servidor de carreira.

Leia também: Associação aciona cúpula nacional do Meio Ambiente contra nomeação de recém-formado para chefia do Ibama-PB

Para tentar evitar a fragilização e a precarização do Ibama-PB potencializadas pela inexperiência de um recém-formado e inexperiente em administração pública no comando da sede paraibana do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, num período tão delicado de prevenção às queimadas, a Asibama (Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama) na Paraíba, acionou através de ofício, aos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e  Rui Costa (Casa Civil), o presidente Rodrigo Agostinho (Ibama) e o procurador da República, João Raphael Lima de Sousa, para protestar contra o nome indicado para comandar o Ibama na Paraíba.

O fato chamou atenção da imprensa nacional e repercutiu em todo o país.

Continue Lendo

Paraíba

Associação aciona cúpula nacional do Meio Ambiente contra nomeação de recém-formado para chefia do Ibama-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Asibama (Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama) na Paraíba, acionou através de ofício, aos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e  Rui Costa (Casa Civil), o presidente Rodrigo Agostinho (Ibama) e o procurador da República, João Raphael Lima de Sousa, para protestar contra o nome indicado para comandar o Ibama na Paraíba.

O fato chamou atenção da imprensa nacional por se tratar da indicação de Gustavo da Costa Dantas, um recém-formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 28 anos de idade, que não tem experiência no setor e sequer é servidor de carreira. O rapaz, além de ter se formado apenas em 2021, possui pós-graduação em Geoprocessamento pela Prominas, uma faculdade de ensino a distância.

As outras experiências profissionais que constariam no currículo do rapaz, segundo uma matéria publicada pelo Metrópoles, seriam a de um estágio em uma consultoria ambiental chamada Nordeste Reflore, a vice-presidência no centro acadêmico “Ariano Vilar Suassuna”, do curso de Engenharia Ambiental da UFCG, campus de Pombal, a de agente censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e, desde agosto de 2022 ele seria técnico em hidrografia em uma empresa de Engenharia, Arquitetura, Construções e Consultoria instalada na Paraíba.

Na carta aberta, Yuri Teixeira Amaral, diretor-administrativo da Asibama, com apoio dos servidores da Superintendência na Paraíba, manifestou a preocupação de todos em ver ser nomeado pela gestão Lula III uma pessoa sem a menor experiência no setor para o comando principal de toda uma estrutura que é praticamente desconhecida para ele.

Diante da emergência climática e dos incêndios que têm assolado grande parte do território brasileiro, a indicação de uma pessoa sem conhecimento prévio sobre a política ambiental e a administração pública para o mais alto cargo do Ibama no estado da Paraíba tem o potencial de fragilizar e precarizar a execução das suas competências legais, comprometendo, assim, o atendimento ao interesse público”, diz um trecho do ofício encaminhado.

As primeiras informações divulgadas pela mídia nacional dá conta de que a indicação do recém-formado teria sido feita pelo gabinete do deputado estadual Chió (Rede).

Continue Lendo

Paraíba

Emerson Machado e Jaceline Marques são demitidos do Sistema Correio durante programa ao vivo; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os comunicadores Emerson Machado e Jaceline Marques foram demitidos, na manhã desta segunda-feira (23/09), do Sistema Correio de Comunicação. A demissão aconteceu, surpreendentemente, durante o programa que eles apresentaram até hoje, o Correio da Manhã, na 98 FM.

A alegação é de que a empresa mudará o perfil do radiofônico matutino. A notícia do desligamento foi feita pelo jurídico da emissora, por meio do advogado Ricardo Pacheco, às 7h30. O programa foi ao ar até às 8h. Machado e Marques aproveitaram os minutos finais do programa para se despedir dos ouvintes. Jaceline também deixa a TV Correio, onde ocupava o cargo de repórter.

Confira em publicação feita pelo jornalista Hyldo Pereira:

Continue Lendo