Nos acompanhe

Brasil

Literatura infantil no universo da escritora ítalo-brasileira Isa Colli

Publicado

em

A paixão pelo mundo mágico das letrinhas saltou da imaginação para o mundo real ainda na adolescência. Suas experiências e a diversidade de sentimentos, tudo eram registrados em um diário cor de rosa. Isa Colli, Nascida em 27 de junho de 1968, desde os 12 anos de idade sua vida é permeada de histórias. Seus escritos saíram das gavetas quando um câncer surgiu com a possibilidade de colocar um ponto final na sua trajetória. Mas a doença transformou a literatura em um refúgio para a escritora.

A autora capixaba já publicou seis livros, entre eles ‘Pirulito das Abelhas’, ‘A Fazendinha’ ‘A Gatinha Penélope’ e um romance intitulado ‘O Recomeço’. No encontro entre observação, palavras e papel, surge um universo onde natureza, respeito e empreendedorismo povoam a vida de crianças no Brasil e pelo mundo.

Hoje, a brasileira vive em Bruxelas, na Bélgica, revela detalhes dos planos para 2018 e seu processo de criação.

A literatura está na sua vida desde a infância. O que mais a atrai nesse universo?

Desde a infância, a literatura tem sido um ponto forte em minha formação pessoal. Tive contato com a leitura através de minha mãe, uma contadora de histórias, que despertou nos filhos de forma muito simples, o amor pela literatura. O que muito me atrai neste universo é a capacidade que temos de sonhar e criar! A vida nos oferece grandes oportunidades para nos desenvolvermos, nos tornarmos pessoas éticas, repletas de valores e virtudes e, tudo isso precisa ser difundido, oferecido às crianças que estão se formando. É um privilégio fazer parte deste sonho, o de tornar a vida das crianças mais feliz, saudável e lhes oferecer uma visão de futuro promissor.

Como o seu gosto como leitora a transformou em escritora?

Quando fazemos o que gostamos, automaticamente buscamos expandir nossos horizontes. Conforme eu ouvia histórias e lia livros de literatura, acontecia dentro de mim algo grande, um desejo de passar para outras pessoas aquilo que eu sonhava e criava. Quando pessoas próximas começaram a se identificar com aquilo que eu escrevia, passei a entender que era o momento de produzir mais e mais textos e escrever livros. Então, vi surgir minha carreira como autora.

Sustentabilidade, meio ambiente, natureza são temáticas presentes nas suas obras. Qual o desafio de tratar desses assuntos com o público infantil?

Os temas como sustentabilidade, meio ambiente, natureza, diversidade, entre outros, devem permear toda a formação de crianças e jovens nos dias atuais. São assuntos pertinentes à qualidade de vida e saúde de todos neste planeta. As crianças têm acesso a um leque de informações pela internet, através de conteúdos escolares, mas precisam se apropriar de todo este conhecimento e passá-los à vida prática, vivenciando a realidade. Meus livros abordam tais temas de forma clara, exemplificando e trazendo à tona discussões amplas e significativas, onde a criança se sente parte integrante da história, como um ser social e protagonista de sua própria história.

Já teve suas obras lançadas em Portugal, Itália, Alemanha, México. Como as crianças de outros países recebem o seu trabalho?

Meus livros têm sido muito bem aceitos por países da Europa, assim como no Brasil. Os textos são de cunho universal, pois abordam conteúdos de relevância para o mundo, não sendo focados para somente um público.

Escolas também tem adotado suas obras. Qual o significado dessa inserção pedagógica para o seu trabalho?

Existem adoções de meus livros em vários estados e cidades brasileiras. Meu objetivo principal é subsidiar escolas, professores e pais com temas pertinentes à criança, possibilitando aprendizagem de forma criativa e significativa, sempre voltados ao trabalho pedagógico, com enfoque didático, mas sem esquecer de manter uma escrita leve e atrativa.

Como o cotidiano a inspira na construção dos seus livros?

Tudo à minha volta me inspira! A vida me inspira! Sempre penso em tornar os assuntos cotidianos em temas para educação e formação do indivíduo leitor. Meus livros abordam mensagens simples, do dia a dia e, devido a este olhar, tem atraído a atenção de muitos.

Qual o seu maior desejo enquanto escritora de literatura infantil?

Meu sonho é oferecer alegria, conteúdo significativo e experiências marcantes aos leitores. Também almejo atingir o maior número de leitores no Brasil, contribuindo para a formação de uma geração de leitores críticos, que exerçam sua cidadania de forma plena e consciente.

Continue Lendo

Brasil

Governo divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo; Confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta terça-feira (26/11) um alerta aos consumidores sobre o risco de sete novas marcas e lotes de café torrado que foram desclassificados após serem considerados impróprios para o consumo.

Neles foram detectados as presenças de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido. Por isso estes produtos foram considerados impróprios ao consumo.

Matérias estranhas são detritos de qualquer natureza, sem relação com o café, tais como grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torrões. Já as impurezas são elementos provenientes do cafeeiro, como cascas e paus.

As apreensões de lotes de cafés impróprios para consumo fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), e visam diminuir a ocorrência de fraudes e a promover a regularidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal. A coordenação compete ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Após análise dos laudos laboratoriais e notificação das empresas responsáveis, o Mapa divulga os dados e determinará o recolhimento dos produtos inadequados.

O Ministério orienta os consumidores que adquiriram esses produtos a interromper o consumo e solicitar a substituição conforme o Código de Defesa do Consumidor. Denúncias podem ser feitas pelo canal Fala.BR, informando o estabelecimento e o endereço da compra.

É importante ressaltar a interpretação correta dos critérios específicos que fundamentam a lista a fim de evitar equívocos e interpretações injustas. Os lotes desclassificados resultam do cruzamento de dados como marca, lote, empresa responsável, unidade federativa do embalador, presença de registro no CGC/MAPA e tipos específicos de irregularidades, que podem variar entre problemas de composição e questões administrativas.

Confira a lista:

Continue Lendo

Brasil

“Alívio e sensação de missão cumprida”, diz Efraim sobre luta pelo reabastecimento de água na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho comemorou, nesta terça-feira (26), o anúncio do governo federal de que os recursos para retomada do reabastecimento de água na Paraíba seriam destinados imediatamente.

Líder da União Brasil no Senado, Efraim mobilizou a bancada e articulou nos bastidores para que o serviço fosse retomado de maneira urgente. Caso contrário, se a água não chegasse aos paraibanos, a bancada da Paraíba, em sintonia com bancada de todo o Nordeste, iria obstruir as votações de interesse do governo federal.

“O que nos move na vida pública, são momentos como esse, onde a gente vê o trabalho refletido na vida das pessoas. Meu sentimento é de que a luta valeu a pena e de que a missão foi cumprida. A bandeira da Paraíba foi respeitada”, desabafou Efraim ao receber a notícia do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

A pasta remanejou o valor de R$ 38.096.775,00 para que o Exército Brasileiro, faça realização dos pagamentos da Operação Carro-Pipa, que leva água potável para municípios localizados na região semiárida do Nordeste.

Continue Lendo

Brasil

Apoiador de Bolsonaro, deputado paraibano é indiciado pela Polícia Federal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), conhecido por ser um dos mais ferrenhos defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), confirmou ter sido indiciado pela Polícia Federal (PF).

Segundo Gilberto, o suposto motivo teria sido por ter cumprido o dever de fazer denúncias na Tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, acerca da conduta do delegado Fábio Alvarez Shor, a quem aponta como responsável por “vários inquéritos ilegais contra inocentes brasileiros”.

Roubei? Matei? Trafiquei drogas? Pratiquei corrupção? NÃO! Apenas cumpri com o meu dever; fiz denúncias na tribuna da câmara dos deputados sobre a conduta do delegado Fábio, que está à frente de vários inquéritos ilegais contra inocentes brasileiros. Os ditadores não irão nos calar!“, disse o parlamentar que se acosta no Artigo 53 da Constituição Federal que diz: “Os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos“.

Confira postagem:

Continue Lendo