O Deputado Federal Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) confirmou nesta quinta-feira (04) a vinda a Paraíba do presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antonio Claret de Oliveira e do Diretor Comercial da infraero, Marx Rodrigues, ambos vão estar na superintendência do órgão na capital paraibana para assinatura da ordem de serviço de uma emenda de Emenda de Bancada de sua autoria de quase R$ 20 milhões para implantação de novos sistemas de acesso a aeronaves (Sistema ELO) nos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande.
Recentemente através de Ofício enviado ao deputado, Adélcio Correa Guimarães Filho, Superintendente de Serviços de Engenharia da Infraero disse que, considerando o pedido feito por Veneziano, mesmo diante de um “cenário de restrição orçamentária em curso”, estava garantida a implantação nos dois principais aeroportos da Paraíba. Neste sentido, nesta semana foi publicado o Processo Licitatório de Contratação para fornecimento e instalação dos Sistemas.
O pedido para a confirmação do investimento foi feito por Veneziano, com intuito de ampliar a qualidade dos serviços prestados aos aeroportos de Campina Grande (João Suassuna) e o da Grande João Pessoa (Castro Pinto). A assinatura da Ordem de Serviço será assinada hoje às 11h30, na sede da Superintendência da Infraero na capital, com as presenças do presidente nacional da empresa, seu diretor comercial e o Parlamentar paraibano.
Com os recursos assegurados por Veneziano serão implantados nestes dois aeroportos o Sistema ELO, que é um conjunto de conectores climatizados projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, inclusive os deficientes ou com mobilidade reduzida, transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões.
A tecnologia é adequada a aeronaves como o Boeing 737-800 e o Airbus 320, comumente utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras. Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de até 225 quilos. A tecnologia é totalmente nacional e foi desenvolvida pelas equipes técnicas da Infraero, em conjunto com a empresa gaúcha Ortobras, especializada em produtos de acessibilidade.