Nos acompanhe

Paraíba

Comissão de Fiscalização e Controle tem aumento de 66% sob o comando de Wilson Filho

Publicado

em

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), realizou um levantamento das atividades realizadas durante o ano de 2017. De acordo com os dados, houve um crescimento de produtividade de 66% no número de Requerimentos aprovados. Foram 174 Requerimentos deliberados, 111 Propostas de Fiscalização e Controle designados para relatoria, 30 audiências públicas, sete visitas técnicas, sendo uma à Controladoria da Inglaterra.

Ainda houve crescimento de mais de 145% no número de audiências públicas e 79% nas propostas de fiscalização analisadas pelos membros da Comissão. “As atividades do ano de 2017 constituem marco positivo de produtividade, tanto em quantidade quanto em iniciativas inovadoras. Se compararmos com os dois últimos anos, podemos ver um aumento significativo no número de requerimentos, audiências públicas, propostas de fiscalização financeira e nas visitas técnicas”, relatou Wilson Filho.

De acordo com o relatório divulgado pela Comissão, algumas inovações podem ser destacadas como: a aproximação e incremento do relacionamento com os órgãos de controle, principalmente com o Tribunal de Contas da União; audiências públicas para tratar de temas de interesse da sociedade no âmbito da fiscalização; a primeira viagem de Intercâmbio internacional com visita técnica a Controladoria da Inglaterra e o Serious Fraud Office.

Transparência e fiscalização – Wilson Filho também lembrou do retorno, em termos de capacidade fiscalizatória e transparência da Comissão; além da aprovação de Projeto Corporativo no âmbito da Câmara dos Deputados para implementação de duas ferramentas de planejamento: O Plano Anual de Fiscalização e Controle (PAFC) e o Relatório Anual de Fiscalização e Controle (RAFC); e da aprovação da Resolução nº 294/2017, que cria o PAFC e o RAFC.

“Tal Resolução aprovada sob minha presidência é um marco na história da fiscalização e controle da Câmara dos Deputados, pois cria dois instrumentos fundamentais ao planejamento e acompanhamento sistemático das fiscalizações feitas por esta Casa. Permitirá, também, que a Câmara tenha um olhar mais próximo e assertivo acerca da gestão das políticas públicas governamentais, estando apta a contribuir com sugestões de melhoria e evitar a repetição de erros que levam a males muito bem conhecidos”, explicou.

Menos gastos – Durante o ano de 2017, de acordo com o presidente, o saldo orçamental disponível para a delegação foi de R$110.000.00, dos quais foram gastos apenas R$36.738,84. “Conseguimos não só mais conquistas para o nosso comitê, como também gastamos bem menos do que o esperado, garantindo assim lucros maiores do que os gastos”, relatou o parlamentar.

Entre as visitas técnicas realizadas, o deputado destacou a de Manaus para discutir o modelo de desenvolvimento aplicado naquela região. O parlamentar é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/11, que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino. “A situação que promoveu a criação da Zona Franca de Manaus é a mesma situação de falta de investimento, de emprego e de geração de renda da nossa região. Estamos cada vez mais convencidos que esse é o modelo que precisamos implantar para permitir o crescimento daquela parte do Nordeste”, comentou.

Continue Lendo

Paraíba

“Lutar por uma cidade mais inclusa e humana”, ressalta Fábio Carneiro na busca por vaga na CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), utilizou as redes sociais neste sábado (21/09) para ressaltar temas importantes do seu Plano de Governo que pretende levar à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) caso eleito.

Fábio, que já assumiu diversos cargos na gestão da administração da Capital, ressaltou pautas que garantam mais desenvolvimento à cidade como saúde, educação, transporte público, tecnologia e inovação. “Estou comprometido em ouvir você, estar presente e lutar por uma cidade mais inclusiva e humana. Conto com seu apoio para juntos fazermos João Pessoa avançar”, enfatizou.

Sobre

Durante a trajetória profissional, Fábio Carneiro assumiu importantes cargos de gestão. Atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, secretário de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, além de funções importantes no Detran-PB, Lotep e Funjope.

Ele ainda acumula experiências como conselheiro do Sebrae-PB, conselheiro do Detran-PB, conselheiro de Meio Ambiente de João Pessoa, conselheiro de Urbanização de João Pessoa, entre outros. Até março deste ano era o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Onda azul: multidão toma conta das ruas de Princesa Isabel em agenda de Rúbia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma agenda de campanha da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), tomou conta das ruas da cidade neste sábado (21/09).

O evento teve a presença do ex-deputado federal e dirigente do PSDB, Pedro Cunha Lima, de lideranças políticas locais e apoiadores, que fizeram uma verdadeira “onda azul” por onde passou.

Rúbia disputa ao cargo de prefeita pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e conta com Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice. A corrida eleitoral da prefeitável conta com apoio de atores políticos importantes, como dos senadores Efraim Filho (União Brasil) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

“A nossa caminhada ganhou adesão e apoio de todos por onde passamos. Que momento lindo! O povo quer mudança, o povo quer o melhor para nossa cidade”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Secretaria de Educação do Estado desmente rumores sobre demissão de terceiros em nota oficial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria de Estado da Educação emitiu uma nota neste sábado (21/09), para declarar que são falsas as informações de demissão a fim dos prestadores de serviço vinculados a empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta.

O órgão negou que exista aviso de aviso prévio para desligamento que qualquer funcionário. “Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são rigorosamente falsas“, diz a nota.

NOTA

A Secretaria de Estado da Educação – SEE, tranquiliza a todos os prestadores de serviços vinculados à empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta, no sentido de que não existe aviso prévio para desligamento de qualquer funcionário. Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são
rigorosamente falsas. A SEE reforça que sempre utiliza de seus canais oficiais para qualquer divulgação.

Continue Lendo