Nos acompanhe

Paraíba

2017: UPA Cruz das Armas realizou mais de 86 mil atendimentos em seu primeiro ano

Publicado

em

Inaugurada há um ano pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas, já realizou mais de 86 mil atendimentos. A unidade foi criada com o objetivo de garantir assistência pré-hospitalar 24 horas à população em casos de urgência e emergência. A população da Capital conta também com mais duas Unidades de Pronto Atendimento, nos bairros de Manaíra e Valentina Figueiredo, e ainda a UPA Especialidades, que está sendo construída no bairro dos Bancários, formando a maior rede de UPAs da Paraíba.

Do total de atendimentos registrados na UPA Cruz das Armas neste período, cerca de 66 mil foram adultos e aproximadamente 20 foram infantis. Um deles foi o pequeno João Davi, de 8 anos, que não estava se sentindo bem e pela primeira vez foi atendido na unidade.

“É a primeira vez que venho com ele pra cá e achei que ele foi muito bem recebido por todos os profissionais que o atenderam. Agora estou aguardando pela consulta com a pediatra”, disse Eliane Pereira, mãe de Davi e moradora do bairro do Rangel.

Residente no bairro Esplanada, o porteiro Arthur Felipe Carvalho, teve dores fortes no estômago e logo se dirigiu para a unidade. “É a segunda vez que sou atendido e sempre é feito tudo que é necessário. Acabei de me consultar com o médico e agora vou fazer alguns exames que o médico passou para fazer aqui mesmo”, comentou.

Neste primeiro ano de funcionamento, a unidade já recebeu pacientes de 61 bairros da Capital, sendo mais frequentes usuários dos bairros de Cruz das Armas, Alto do Mateus, Funcionários, Oitizeiro e Bairro das Indústrias. Ainda neste período, o serviço atendeu também pacientes de outros 110 municípios, principalmente Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra.

Durante todo o ano, os profissionais passaram por várias capacitações com a finalidade de melhorar cada vez mais a qualidade do serviço oferecido à população. “Essas ações vem contribuindo para uma assistência à saúde comprometida com a efetividade dos princípios do Sistema Único de Saúde, com o atendimento qualificado e humanizado”, afirmou Roberta Barros, diretora geral da unidade.

Estrutura – A UPA Cruz das Armas foi inaugurada no dia 28 de dezembro de 2016, com área de 2,5 mil metros quadrados, 14 leitos, sendo três da sala vermelha, seis da sala amarela, três de pediatria e dois de isolamento. Além disso, a estrutura é constituída por cinco consultórios (três clínicos e dois pediátricos); salas para classificação de risco, raio x, medicação e inalação; farmácia; almoxarifado; laboratório de análises clínicas, vigilância epidemiológica e uma base descentralizada do Samu.

A equipe da unidade é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos clínicos gerais e pediatras, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos em radiologia, maqueiros, recepcionistas, serviços gerais e auxiliares administrativos.

Entre os casos atendidos na unidade, os mais comuns são: hipertensão arterial sistêmica (8.155), febre (5.242), gastroenterocolite aguda (4.381), cefaléia (3.643), infecções das vias aéreas superiores (3.464), infecção do trato urinário (3.343), vômitos (3.137), dor abdominal (3.229), amigdalite (2.394), virose (2.394).

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de famílias atípicas.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acontece nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve acontecer nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No entanto, o parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

 

Continue Lendo

Paraíba

Maior evento religioso da PB, Romaria da Penha ocorre neste sábado e deve reunir milhares de fiéis

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A tradicional Romaria da Penha, maior evento religioso do Estado, acontece neste sábado (23/11) em João Pessoa. Em um percurso de caminha com extensão de 14 quilômetros, milhares de fiéis participarão da 261ª edição da festa, que tem como tema “Senhora da Penha, porque ‘somos todos irmãos’, ajudai-nos a viver a fraternidade e a amizade social”.

Programação

Os eventos começam às 16h30, com a Carreata de Nossa Senhora da Penha. A imagem da santa será conduzida do Santuário da Penha, localizado no bairro da Penha, até a Igreja Nossa Senhora de Lourdes*, no Centro da cidade.

A Romaria tem início às 22h, partindo da Igreja de Lourdes em direção ao Santuário da Penha. A caminhada, que atrai devotos de diversas cidades e estados, deve terminar por volta das 3h30, com a celebração de uma missa campal presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Caminhada de fé

A Romaria da Penha é uma manifestação de fé que atrai pessoas de todas as idades, reunindo famílias, grupos de oração e comunidades paroquiais. Os fiéis caminham em oração e cânticos, muitos carregando velas ou imagens da santa, criando um ambiente de emoção e devoção.

O evento, que acontece há décadas, é considerado uma das maiores expressões de religiosidade popular do país e celebra a intercessão de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Santuário e símbolo de proteção para os fiéis.

Continue Lendo