Um momento de confraternização, descontração e muito amor envolvido. Profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) prepararam uma surpresa para homenagear os pacientes atendidos pelas equipes multiprofissionais. A atividade regada a música contou com a participação do coral composto pelos próprios funcionários do serviço.
“Não só hoje, em clima natalino, mas a equipe do SAD está sempre motivada a levar o melhor a estes usuários, que em sua grande maioria está acamada e precisa realmente desse momento de conforto, alegria e confraternização, o que agrega a assistência já ofertada em saúde e cuidado”, destacou a fisioterapeuta e coordenadora do serviço, Gilanne Ferreira.
Francisco Luiz, pedreiro aposentado, há quatro anos foi diagnosticado com câncer de próstata e metástase óssea. Ele é atendido mensalmente pelo Hospital Napoleão Laureano e há dois anos, após a desospitalização começou a receber o acompanhamento semanalmente da equipe multiprofissional do SAD, composta por médicos, psicólogos e técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo.
“Sabe quando Deus por algum motivo coloca anjos do céu em seu caminho para tomar conta do bem mais precioso da sua vida? É assim que me sinto ao receber a equipe do SAD em minha casa e ver como eles cuidam tão bem do meu pai”, disse emocionada Carla Maria da Silva, filha de Francisco Luiz. “Antes, meu pai estava bem magro vegetando sobre uma cama, sem perspectiva. Hoje, com o cuidado da equipe, que além dos curativos, medicamentos doam amor e propiciam um bem estar a toda nossa família”, completou.
Os profissionais do serviço durante uma semana ensaiaram algumas músicas e, nesta semana, estão visitando alguns pacientes, principalmente os que sofrem com depressão, para homenagear e trazer um momento de descontração para os pacientes, cuidadores e famíliares.
SAD – Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa com dificuldades temporárias ou definitivas de locomoção para chegar até uma unidade de saúde podem contar com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que completa cinco anos de assistência na Capital, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Atualmente o serviço presta assistência a 300 pacientes na Capital.
A Atenção Domiciliar tem a finalidade de proporcionar ao usuário um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções hospitalar.
Em João Pessoa, esses pacientes contam com sete equipes multiprofissionais de Atenção Domiciliar formadas por médico, fisioterapeuta, enfermeiro e técnicos em enfermagem, além de quatro equipes de apoio formadas por psicólogo, assistente social, nutricionista e farmacêutico.
Serviço – Para ter acesso ao serviço, o paciente ou algum familiar deve entrar em contato com sua equipe de Saúde da Família de sua referência ou com a serviço social do hospital, em caso de pacientes internos, solicitando uma visita do SAD para avaliação da necessidade do acompanhamento domiciliar. Para mais informações, o usuário pode entrar em contato pelo número (83) 3214-7149.