Nos acompanhe

Paraíba

Governo sanciona Lei da Política de Assistência Social do Estado

Publicado

em

Já está em vigor a Lei Nº. 11.038/17, que dispõe sobre a Política Estadual de Assistência Social no Estado da Paraíba – Suas-PB. “A Lei é uma conquista do Estado da Paraíba e representa um importante marco para implementação da política de assistência social que passa a ser uma política pública de Estado, e não uma política de governo sujeita a alterações e conformações de acordo com interesses de cunho privado.”, explica a gerente executiva de Assistência Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Patrícia Larrissa Oliveira.

A Política Nacional da Assistência Social no país, instituída pela Lei Orgânica de 1993, foi alterada em 2011, por meio da Lei do Sistema Único da Assistência Social (Suas), em virtude da necessidade de inclusão de ganhos históricos referentes ao Sistema Único de Assistência Social. Com isso, se fez necessário que os Estados e municípios estabelecessem seus próprios marcos legais, em cumprimento aos Pactos de Aprimoramento de Gestão do Suas.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, a Paraíba é mais uma vez pioneira, sendo o primeiro estado do Nordeste a efetivamente tirar do papel a Lei. “E o mais importante é que foi feito respeitando a participação de todas as instâncias deliberativas, de pactuação e articulação: Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/PB), Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (Coegemas-PB). A lei regulamenta serviços, programas, projetos e benefícios em execução no Estado, a exemplo da execução de serviços de forma regionalizada: Creas Regionais, acolhimento institucional (casas lares, família acolhedora) e programas de enfrentamento da pobreza: o Cartão Alimentação e o Abono Natalino”, completou.

Katiuska Duarte, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), disse que o colegiado se orgulha em ter participado efetivamente desse processo de construção “e reitera o compromisso que lhe é atribuído nesta Lei de acompanhar e exercer o controle social da execução dessa política, reconhecendo os avanços alcançados, principalmente no que tange ao Cofinanciamento Estadual para os municípios paraibanos”.

A gerente executiva lembra ainda que, “na perspectiva da gestão e organização, a Lei institui as áreas essenciais da gestão, reconhecendo a Sedh como executora da Política Estadual de Assistência Social, tendo a Gerência Executiva a função de operacionalizar, monitorar e assessorar a execução em âmbito estadual”.

Na opinião da presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba (Coegemas-PB), Sofia Ulisses, “a sanção da lei do Suas estadual significa dar legalidade à política de assistência social de maneira a orientar, dar condições objetivas e atribuições para sua execução em nível de Estado. Vivenciamos um marco importantíssimo para a política! A construção dessa Lei foi de fato democrática e participativa, envolveu vários atores sociais militantes da Assistência Social. A exemplo das instâncias de controle como o Ceas/PB, das instâncias representativas, Coegemas e de pactuações, a CIB”.

“Estamos na contra mão do tempo, pois, ao tempo que presenciamos estarrecidos a negação da história, com a violenta retirada de direitos sociais conquistados pela sociedade, brindamos a conquista do nascimento de uma lei basilar para o avanço da proteção social não contributiva no nosso estado. A Lei Estadual do Suas é uma conquista civilizatória de todo povo paraibano e o Coegemas se orgulha muito em fazer parte desse constructo. Viva o Suas!”, comemora Sofia Ulisses.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo