Nos acompanhe

Paraíba

Família encontra dificuldades para buscar o corpo de paraibana morta em voo

Publicado

em

A história de Flávia Luzia da Silva ainda é um mistério para a maioria das pessoas, e sua família ainda possui mais perguntas do que respostas até então. Nascida em Itabaiana, na Paraíba, a cabeleireira tinha o sonho de conhecer a Itália, e foi em busca disso, revela reportagem de Vitor Feitosa, do Portal T5.

Morando em João Pessoa, ela então viajou para Recife e de lá até São Paulo no dia 2 de dezembro. Da capital paulista foi até a cidade de Paris, onde pegaria mais um vôo com destino à Itália. Durante o trecho entre São Paulo e Paris, já no dia 3, a paraibana passou mal e acabou falecendo no próprio avião.

Uma amiga esperava por ela no aeroporto em que pousaria na Itália, e não ficou sabendo do que aconteceu. Após quatro horas de espera, decidiu procurar Geane, irmã de Flávia, para saber se ela tinha alguma informação da cabeleireira, mas sem sucesso.

Este caso aconteceu em um domingo (3), e Geane passou toda a semana seguinte entrando em contato com amigas de Flávia, tentando achar respostas sobre o que teria ocorrido. Na segunda-feira (11) foi quando ela procurou a Polícia Federal, que a encaminhou para a Polícia Militar e posteriormente para a Polícia Civil. Por último, ela chegou até o Instituto de Polícia Científica da Paraíba, onde fez um Boletim de Ocorrência.

Geane afirma que apenas no dia 18 conseguiu informações pela Embaixada do Brasil sobre o caso, e falou com o responsável pelo Instituto Médico Legal (IML) em Paris. Eles então disseram que o corpo estava no local e só poderia ficar lá até o dia 8 de janeiro, senão seria cremado e enterrado na própria capital francesa, sem sequer a atuorização da família.

A partir disso, a família de Flávia busca tentar trazer o corpo para a Paraíba e dar o enterro digno que ela merece. Eles chegaram a contratar uma advogada para viabilizar isso através da Polícia Federal, porém até o momento não há nada de concreto.

“É uma penitência muito grande que eu tô passando e eu não sei nem pra onde mais olhar, pra onde mais correr”, conta Geane, que mora em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa.

Ela explica ainda que chegou a pensar que sua irmã estava presa no aeroporto, correndo o risco de ser deportada. No entanto, ao receber a notícia da morte, Geane descobriu também que Flávia não teve nenhum tipo de atendimento médico no avião. O voo continuou seguindo sua rota natural, mesmo com a passageira passando mal.

Geane e sua família agora tentam arrecadar dinheiro para fazer a viagem à Paris e poder trazer o corpo até o Brasil. Segundo ela, além de todos os custos da viagem, apenas para retirar o corpo de Flávia do IML da cidade são necessários cerca de R$ 15 mil, e a família não tem condições de bancar tudo isso.

“A gente está sem chão e sem querer acreditar que isso aconteceu. Eu sei que era um sonho dela de muito tempo. Ter guardado um dinheirinho e trabalhado duro, fazendo o maior sacrifício que fez pra conseguir realizar o sonho”, revela Geane.

E-mail recebido pela família de Flávia do Itamaraty.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo