Nos acompanhe

Paraíba

‘Natal Família’ terá concerto com Simone, Orquestras do Ação Social e Sinfônica

Publicado

em

A programação do ‘Natal Família’ da Capital, que começou com os autos de Natal, tem continuidade nesta sexta-feira (22), no Busto de Tamandaré, com apresentações das orquestras do projeto Ação Social pela Música (ASMJP) – unidades do Alto do Mateus, Mangabeira, Casa da Pólvora e Gervásio Maia – e o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal (OSMJP) com a cantora Simone. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). A apresentação é gratuita e começam às 18h.

A primeira apresentação da noite será da Orquestra de Cordas do projeto Ação Social pela Música – Unidade 1 (Alto do Mateus), que sobe ao palco às 18h. Regida pelo maestro Hector Rossi, a orquestra vai executar a ‘Pequena serenata noturna’ (W. A. Mozart), ‘Pout-pourriSuziki’, com os solistas Ana Beatriz Borges, Wanda de Cássia, Jonathan Caíque e Miguel Luiz, ‘Que nem jiló’ (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), ‘Greensleeves’ (canção folclórica da Inglaterra) e a tradicional ‘Jingle bell’ (James LordPierpont). Os alunos que estudam canto coral na Unidade 3 (Casa da Pólvora) participam da apresentação.

Em seguida, às 19h, será a vez da Orquestra de Cordas da Unidade 2 (Mangabeira), que acompanhados da Orquestra de Flautas Doces da Unidade 4 (Gervásio Maia), vão tocar ‘Happy blue’ (Tradição EUA), ‘Eu só quero um xodó’ (Dominguinhos/Anastácia), ‘Wewillrock you’ (Brian May), Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) e ‘Ode à Alegria’(L. V. Beethoven). A apresentação terá ainda a participação do coral Geraldo Vandré, do grupo de idososdo Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, convidado especial da ASMJP. A regência será do maestro Samuel Espinoza, que também assina os arranjos.

No final da apresentação as orquestras se unem e executama mais conhecida música natalina, ‘Noite feliz’ (Franz Gruber), com 150 instrumentistas de cordas, 50 de flautas doces e cerca de 40 vozes. O projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP) é patrocinado pela empresa Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope).

Tradição – Encerrando a programação da noite, a Orquestra Sinfônica Municipal sobe ao palco às 22h. Regida pelo maestro Laércio Diniz, seu regente titular, a OSMJP vai realizar seu tradicional Concerto de Natal, com participação da cantora Simone, e um repertório popular, com canções de grandes nomes da nossa música e já conhecidas do público, todas com arranjo de Rogério Borges, maestro assistente da Banda de Música da Cidade de João Pessoa – 5 de Agosto.

O programa será aberto com ‘Encontros e despedidas’ (Milton Nascimento/Fernando Brant). Depois virá ‘Maria Maria’ (Milton Nascimento/Fernando Brant), e, finalmente, ‘Então é Natal’ (John Lennon), um dos maiores sucessos da cantora, que vai interpretar ainda ‘Yolanda’ (Pablo Milanez/Chico Buarque). ‘Tô voltando’ (Paulo Cézar Pinheiro/Maurício Tapajós), ‘O amanhã’ (João Sérgio). A última peça do programa será ‘A Christmas Festival’ (Leroy Anderson).

A cantora –Simone Bittencourt de Oliveira, conhecida simplesmente como Simone é uma das maiores e mais bem-sucedidas cantoras brasileira. Sua carreira começa em 20 de março de 1973 e continua até hoje, quatro décadas depois, um exemplo de longevidade profissional e renovação constante.

A carreira de Simone extrapolou as barreiras nacionais e se espalhou por toda América Latina, América do Norte e Europa, com frequentes turnês internacionais. Com mais de 40 discos em português e espanhol, Simone é uma das mais prolíficas artistas do seu tempo.

Seu último trabalho, o CD “É Melhor Ser”, comemorando 40 anos de carreira, foi acompanhado por uma extremamente bem recebida turnê que durou três anos.Simone agora prepara um novo trabalho, um novo disco de estúdio e uma nova turnê que percorrerá todo o Brasil e seletos países da Europa e América do Sul.

Continue Lendo

Paraíba

“Esse momento é de arrochar os que estão”, diz Cícero sobre reforma administrativa para nova gestão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), ao comentar sobre possibilidade de uma reforma administrativa para a nova gestão que será iniciada em 2025, preferiu se referir apenas aos que ainda estão atuando nesta gestão.

Esse momento é de arrochar os que estão“, frisou o gestor.

Às vésperas do fim da gestão 2021-2024 à frente da administração municipal, vozes que circulam pelos bastidores da política em João Pessoa, já começam a sugerir  renovação e novos nomes para integrar o time do primeiro escalão da PMJP como, por exemplo, o do vereador Tarcísio Jardim (PP), para o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

Leia também: Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Outro nome que também já circula pelos bastidores é o de Alyne Moreira, esposa do presidente estadual do Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, que também é presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

MPPB, Caixa, Crea e Cagepa visitam obras de nova estação elevatória, em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Caixa Econômica Federal e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) visitaram as obras da nova Estação Elevatória de Esgotos (Usina II), na tarde desta quinta-feira (21), para conhecer de perto o andamento da construção e a relevância do projeto. O MPPB foi representado pela 43ª promotora de Justiça de João Pessoa em substituição, Cláudia Cabral. Tramita na Promotoria de Justiça o Inquérito Civil n. 002.2024.027412 que busca o redimensionamento da rede de esgoto da capital.

A obra contempla uma nova estação elevatória e um Emissário de Recalque, que elevarão os efluentes de esgotos coletados nos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Paraíba, onde será tratado.

A promotora de Justiça Cláudia Cabral disse estar surpreendida com os pontos positivos do projeto. “Estou realmente impressionada com a grandiosidade dessa obra, que é complexa mas está sendo tratada com muita responsabilidade e tecnologia. A população precisa saber dos benefícios que ela vai trazer para todos da cidade”, disse.

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinicius Neves, esteve à frente do encontro e, junto de sua equipe técnica, apresentou detalhes sobre a obra, que faz parte do Programa de Segurança Hídrica (PSH), e tem por objetivo melhorar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário da cidade de João Pessoa.

Os trabalhos devem ser concluídos até outubro de 2025 e será feito por etapas, interditando gradativamente trechos específicos. Atualmente, uma intervenção está ativa entre as Avenidas Tancredo Neves e a Governador Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra. Essa etapa deve ser finalizada em até 15 dias.

Tecnologia e pioneirismo

Para minimizar os transtornos para a população e agilizar os serviços, e diante da complexidade dos trabalhos, a obra está sendo executada pelo Método Não Destrutivo (MND), na modalidade furo unidirecional, uma tecnologia que permite implantar, em cerca de 24 horas, uma nova tubulação com garantia de 80 anos e com mínimo impacto nas vias. O presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, destacou que a Paraíba é pioneira no Nordeste na execução do Método Não Destrutivo com tubulações de diâmetros de grande porte. “Apenas São Paulo já realizou obras desse porte em MND. Portanto, para dar conta, uma grande operação está sendo realizada desde o final de outubro com transporte, logística e engenharia de ponta”, disse.

Diferentemente das técnicas convencionais, que envolvem longas escavações, esse método utiliza equipamentos especiais, de alta precisão, feitas sempre na parte lateral das vias públicas. “Dessa forma menos invasiva, preserva os pavimentos e minimiza os transtornos no trânsito e à população, além de possibilitar maior rapidez na conclusão das obras”, explicou o presidente.

A tecnologia sustentável também está nos novos emissários, que contarão com um tipo de tubulação diferente da usada atualmente: será utilizado uma tubulação de 900 milímetros, fabricada em polietileno de alta densidade (PEAD). Os tubos em PEAD possibilitam uma maior vida útil da rede de esgotamento e possuem resistência à corrosão, infiltrações e outros tipos de desgastes.

O financiamento de R$ 102 milhões foi firmado pelo Governo da Paraíba junto ao Banco Mundial e, portanto, não impactará a receita tarifária da Cagepa.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo