Nos acompanhe

Paraíba

CG é única no Brasil com espaço na rede de ensino para crianças com microcefalia

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação do Município (Seduc), conquistou grandes avanços nos últimos quatro anos na área da Educação Especial. Um destaque nacional em especial: é a única cidade do Brasil a garantir espaço para crianças vítimas da microcefalia na sua rede de ensino regulamentar. É o que garante a secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa, ao participar na tarde desta terça-feira, 19, do programa “Alô, Prefeito!”, da Rádio Caturité, onde abordou as várias conquistas do município quanto à educação inclusiva.

Segundo ela, muitas ações contribuem para a garantia de direitos de crianças e adolescentes com diversos tipos de deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou que apresentam necessidades diferenciadas. Com a compreensão de que a inclusão social só pode ser efetivada através de ações cotidianas, avalia que a gestão municipal trabalha para assegurar não apenas o acesso, mas também a permanência e a progressão dos alunos, possibilitando, assim, a garantia integral do direito à educação.

Sobre as políticas de educação inclusiva, Iolanda destacou a iniciativa da atual gestão em garantir aos alunos com deficiência e que dependem de outra pessoa para o desenvolvimento de atividades cotidianas, o acompanhamento de um cuidador no período de permanência na unidade educacional.

No início da gestão, a rede municipal contava com apenas um cuidador. Atualmente esse número aumentou para 163 cuidadores. “A rede municipal de ensino dispõe de 163 cuidadores, representando, então, uma média de um para quatro alunos com deficiência. Estes alunos, num total de 497 crianças, estão distribuídos em unidades de toda a nossa rede de ensino”, acrescentou.

A secretária também mencionou outras ações exitosas, desenvolvidas na área da Educação Especial, como a preparação das creches e o trabalho de formação de professores e cuidadores para acolher nos berçários da Rede Municipal os bebês que nasceram com a Síndrome Congênita do Vírus Zika.

Libras – Outra ação importante foi a oferta do primeiro Curso de Formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para cuidadores e professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), como forma de facilitar a comunicação com alunos que possuem alguma deficiência auditiva.

Ainda de acordo com o perfil de cada aluno, o educando recebe um atendimento complementar nas Salas de Recursos Multifuncionais das escolas, equipadas com brinquedos, materiais lúdicos e outras ferramentas pedagógicas específicas para o Atendimento Educacional Especializado.

“Por tudo isso, podemos dizer que é na gestão do prefeito Romero Rodrigues que a política da educação inclusiva teve maior aporte de investimento, tanto na formação, estruturação da educação especial e transferências de recursos próprios”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

“Lutar por uma cidade mais inclusa e humana”, ressalta Fábio Carneiro na busca por vaga na CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), utilizou as redes sociais neste sábado (21/09) para ressaltar temas importantes do seu Plano de Governo que pretende levar à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) caso eleito.

Fábio, que já assumiu diversos cargos na gestão da administração da Capital, ressaltou pautas que garantam mais desenvolvimento à cidade como saúde, educação, transporte público, tecnologia e inovação. “Estou comprometido em ouvir você, estar presente e lutar por uma cidade mais inclusiva e humana. Conto com seu apoio para juntos fazermos João Pessoa avançar”, enfatizou.

Sobre

Durante a trajetória profissional, Fábio Carneiro assumiu importantes cargos de gestão. Atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, secretário de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, além de funções importantes no Detran-PB, Lotep e Funjope.

Ele ainda acumula experiências como conselheiro do Sebrae-PB, conselheiro do Detran-PB, conselheiro de Meio Ambiente de João Pessoa, conselheiro de Urbanização de João Pessoa, entre outros. Até março deste ano era o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Onda azul: multidão toma conta das ruas de Princesa Isabel em agenda de Rúbia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma agenda de campanha da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), tomou conta das ruas da cidade neste sábado (21/09).

O evento teve a presença do ex-deputado federal e dirigente do PSDB, Pedro Cunha Lima, de lideranças políticas locais e apoiadores, que fizeram uma verdadeira “onda azul” por onde passou.

Rúbia disputa ao cargo de prefeita pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e conta com Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice. A corrida eleitoral da prefeitável conta com apoio de atores políticos importantes, como dos senadores Efraim Filho (União Brasil) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

“A nossa caminhada ganhou adesão e apoio de todos por onde passamos. Que momento lindo! O povo quer mudança, o povo quer o melhor para nossa cidade”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Secretaria de Educação do Estado desmente rumores sobre demissão de terceiros em nota oficial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria de Estado da Educação emitiu uma nota neste sábado (21/09), para declarar que são falsas as informações de demissão a fim dos prestadores de serviço vinculados a empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta.

O órgão negou que exista aviso de aviso prévio para desligamento que qualquer funcionário. “Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são rigorosamente falsas“, diz a nota.

NOTA

A Secretaria de Estado da Educação – SEE, tranquiliza a todos os prestadores de serviços vinculados à empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta, no sentido de que não existe aviso prévio para desligamento de qualquer funcionário. Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são
rigorosamente falsas. A SEE reforça que sempre utiliza de seus canais oficiais para qualquer divulgação.

Continue Lendo