Nos acompanhe

Paraíba

Ciro Gomes diz em CG que reformas trabalhista e previdenciária são ‘selvageria’

Publicado

em

O ex-ministro e pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), defendeu nesta segunda-feira (18), em Campina Grande, a revogação da reforma trabalhista e pregou a não aprovação da reforma previdenciária, classificando de selvageria. Ele proferiu palestra no final da tarde, na Quinta da Colina, no Catolé, sob o tema “O rumo certo para o Brasil’.

Para uma plateia predominante de dirigentes de entidades, sindicalistas, professores e estudantes, Ciro Gomes disse que é preciso entender que o país precisa de um novo processo de desenvolvimento nacional para a retomada do crescimento. Ele estava acompanhado da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do deputado federal Damião Feliciano (PDT), informa reportagem do Jornalista Josusmar Barbosa, do Jornal da Paraíba.

Selvageria

O pré-candidato a presidente ressaltou que a reforma trabalhista introduziu no mundo brasileiro uma selvageria: insegurança jurídica e econômica. “E tem um efeito colateral grave que ela vai acabar de liquidar a sustentabilidade financeira do financiamento da previdência social porque na medida, em que ela permitiu a novidade que nos vamos assistir, crescer no Brasil , que é o trabalho intermitente”, frisou.

Para ele, é necessária a revogação imediata da reforma trabalhista, aprovada pelo Congresso Nacional, e sancionada pelo presidente da República. Todavia, defendeu a adaptação da legislação brasileira aos novos modos que o mundo do trabalho em sofisticação pede.

Previdência

Ciro Gomes pontuou que a reforma da previdência social é uma selvageria e muito pouco estudada. “E só este terror que Michel Temer está fazendo já empurrou para fora do sistema previdenciário brasileiro dois milhões de pessoas, justo os salários mais altos que podem rapidamente se adaptar a planos privados de previdência e é o que está em jogo “, frisou.

Para ele, é preciso botar em discussão uma reforma que resolva estruturalmente o problema. Essa reforma em si é uma selvageria, na medida em que ela equaliza trabalhador rural do semiárido do Nordeste com trabalhador intelectual , que trabalha no ar condicionado ela comete uma violência contra a realidade do país”, destacou

O ex-ministrou ainda criticou o fato de um professor dar 49 anos de aula para ter direito a uma aposentadoria integral, de acordo com proposta que tramita no Congresso. “Portanto, nós temos que lutar para deixar essa selvageria passar e depois convocar a sociedade para em seis meses, ouvindo todos os ângulos, vendo a legislação internacional comparada, chegarmos a um entendimento nacional e temos tempo para isso”, revelou Ciro.

Continue Lendo

Paraíba

Secretaria de Educação do Estado desmente rumores sobre demissão de terceiros em nota oficial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria de Estado da Educação emitiu uma nota neste sábado (21/09), para declarar que são falsas as informações de demissão a fim dos prestadores de serviço vinculados a empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta.

O órgão negou que exista aviso de aviso prévio para desligamento que qualquer funcionário. “Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são rigorosamente falsas“, diz a nota.

NOTA

A Secretaria de Estado da Educação – SEE, tranquiliza a todos os prestadores de serviços vinculados à empresas terceirizadas que atuam no âmbito da pasta, no sentido de que não existe aviso prévio para desligamento de qualquer funcionário. Informações que começaram a circular informalmente nesta sexta-feira (20) em grupos de WhatsApp com este teor são
rigorosamente falsas. A SEE reforça que sempre utiliza de seus canais oficiais para qualquer divulgação.

Continue Lendo

Paraíba

Cagepa ressalta liderança de João Pessoa e Campina Grande com o melhor saneamento do Nordeste

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As cidades paraibanas de João Pessoa e Campina Grande conquistaram posições de destaque no ranking dos 5 municípios com melhor saneamento da região Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Campina Grande, com a 61ª colocação, e João Pessoa, na 77ª posição, se destacam entre as cidades com os melhores índices de saneamento da região.

Além das cidades paraibanas, outros municípios do Nordeste também figuram na lista, como Salvador (BA), em 93º lugar, Vitória da Conquista (BA), na 101ª posição, e Jequié (BA), ocupando o 107º lugar. O reconhecimento destas cidades demonstra um esforço conjunto no Nordeste para melhorar as condições de saneamento básico, impactando diretamente a saúde e qualidade de vida de suas populações.

Investimentos da Cagepa no Saneamento

Os bons resultados de João Pessoa e Campina Grande refletem o trabalho contínuo e os investimentos realizados pelo Governo da Paraíba, por meio Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), ao longo dos últimos anos. A estatal tem implementado uma série de ações estratégicas para ampliar e modernizar as redes de abastecimento de água e coleta de esgoto nas duas maiores cidades da Paraíba, garantindo que os serviços sejam oferecidos com mais eficiência e regularidade.

Em João Pessoa, capital paraibana, a Cagepa tem realizado investimentos em infraestrutura hídrica e saneamento que incluem a ampliação de redes de esgotamento sanitário e a melhoria no abastecimento de água para bairros mais distantes, garantindo um fornecimento contínuo e de qualidade. O plano de investimentos também inclui a utilização de tecnologias modernas que otimizam o uso dos recursos e minimizam perdas de água, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Já em Campina Grande, considerada um dos principais centros urbanos do estado, os investimentos da Cagepa têm sido direcionados à modernização do sistema de tratamento de água e esgoto, além da expansão das redes de saneamento para áreas que antes não eram atendidas. O resultado disso é a melhoria significativa na qualidade de vida dos campinenses, que agora têm acesso a serviços mais eficientes e seguros.

Esses avanços são reflexo do compromisso da Cagepa em manter a excelência operacional, investindo tanto em infraestrutura quanto em inovação. Além disso, a empresa tem apostado em capacitação de seus profissionais e em campanhas de conscientização da população sobre o uso racional da água, reafirmando seu papel de liderança no setor de saneamento do estado.

O destaque de João Pessoa e Campina Grande no ranking nacional de saneamento reforça a importância dos esforços contínuos da Cagepa em garantir que a população paraibana tenha acesso a serviços de qualidade, essenciais para a saúde pública, o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

Com os resultados alcançados, a Cagepa segue firme em seu compromisso de continuar investindo em soluções que elevem ainda mais a qualidade do saneamento em todo o estado da Paraíba, beneficiando diretamente os mais de 4 milhões de paraibanos que dependem de seus serviços.

Continue Lendo

Paraíba

Secretários da Prefeitura de João Pessoa pedem exoneração para se dedicaram à campanha; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), aceitou os pedidos de exonerações de Diego Fabrício de Albuquerque e Marcos Souto Maior Filho, respectivamente, dos cargos de controlador-geral do Município e superintendente adjunto da Mobilidade Urbana. O anúncio foi feito através de nota oficial, divulgada na noite desta sexta-feira (20).

De acordo com a nota, ambos pediram exoneração para poder se dedicar “às atividades da campanha eleitoral em curso, na condição de advogados”.

Confira a nota:

O prefeito Cícero Lucena aceitou na tarde desta sexta-feira (20) os pedidos de exonerações de Diego Fabrício de Albuquerque e Marcos Souto Maior Filho, respectivamente, dos cargos de controlador-geral do Município e superintendente adjunto da Mobilidade Urbana. A saída dos dois auxiliares é para que eles possam se dedicar às atividades da campanha eleitoral em curso, na condição de advogados.

A publicação consta na página 2 do Diário Oficial desta sexta-feira; clique aqui

Continue Lendo