Nos acompanhe

Paraíba

Profissionais da Engenharia escolhem novo presidente do Crea nesta sexta-feira

Publicado

em

Os profissionais da área tecnológica na Paraíba escolhem quem estará à frente do seu Conselho profissional nesta sexta-feira (15). Eles votarão para presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), e ainda para os diretores geral e administrativo da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais. O processo eleitoral acontecerá na capital e em nove cidades do interior das 9 às 19 horas. Em João Pessoa, o pleito ocorrerá no ginásio do Lyceu Paraibano.

Engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos terão dois nomes para escolher para a presidência do Crea-PB: o engenheiro civil Antônio Carlos Aragão e o agrônomo Camilo Flamarion. Concorrem ao cargo de presidente do Confea o engenheiro eletricista Murilo Pinheiro e os engenheiros civis Jobson Andrade, Joel Kruger, José Ribeiro de Miranda e Urubatan Barros.

Para a MÚTUA, disputam para diretor geral, Antônio Alberto Diniz de Medeiros e João de Deus Barros. Cândida Régis concorre como candidata única à diretoria administrativa da Caixa de Assistência.

De acordo com o coordenador da Comissão Eleitoral Regional, Sérgio Barbosa, para exercer a cidadania profissional no pleito, é preciso ser registrado e estar em dia com o Conselho até 30 dias antes do processo. O coordenador da Comissão Eleitoral destaca ainda que os eleitores deverão apresentar na seção eleitoral a Carteira Profissional ou documento oficial com foto.

Confira os locais de votação em todo estado:

JOÃO PESSOA
Ginásio Lyceu Paraibano
Av. Presidente Getúlio Vargas, S/N – Centro

GUARABIRA
Inspetoria Crea-PB
Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/n, Bairro do Juá

BANANEIRAS
Universidade Federal da Paraíba
Campus Universitário III, S/N – Cidade Universitária

AREIA
Universidade Federal da Paraíba
Endereço: Rodovia PB-079 – Km 12

CAMPINA GRANDE
Inspetoria Crea-PB
Rua Telegrafista José Távora, 462, Centenário

PATOS
Inspetoria Crea-PB
Praça Edvaldo Mota, 41, Centro

POMBAL
Inspetoria Crea-PB
Rua Coronel José Fernandes, 391, Centro

SOUSA
Inspetoria Crea-PB
Rua Haroldo Nazaré, S/N – Q 15 – LT 09
Lot. Rachel Gadelha

CAJAZEIRAS
Inspetoria Crea-PB
Rua Maria da Piedade Viana, 163, Por do Sol

ITAPORANGA
Inspetoria Crea-PB
Rua Dep. Soares Madruga, 249, Centro

Continue Lendo

Paraíba

Alyne Moreira defende políticas públicas de inclusão às pessoas com deficiência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21/09), a candidata a vereadora em João Pessoa, Alyne Moreira (Agir 36), destacou a importância de políticas públicas de inclusão social voltadas ao grupo.

A data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005 e é uma oportunidade para a sociedade refletir sobre os desafios enfrentados por essas pessoas, bem como para celebrar as conquistas e avanços.

Sendo uma das principais pautas do Plano de Governo apresentado pela candidata, ela reforçou a necessidade de seguir na luta pela garantia de direitos às pessoas com deficiência e assumiu o compromisso de ser voz ativa na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“Neste dia, é essencial reforçar o papel de cada um de nós na construção de um mundo mais justo e inclusivo, onde as diferenças sejam respeitadas e celebradas. A luta pela dignidade, respeito e direitos das pessoas com deficiência é uma responsabilidade coletiva que deve ser exercida diariamente, e não apenas em datas específicas. Na Câmara Municipal seremos o mandato da inclusão, a voz verdadeira daqueles que sabem a importância de incluir a todos verdadeiramente!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos às eleições 2024 não podem ser presos a partir deste sábado; entenda regra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir deste sábado (21/09), candidatos que irão disputar aos cargos de prefeito e vereador nas eleições não podem mais ser presos, a não ser no caso de flagrante de crimes. A restrição vale até o dia 8 de outubro, dois dias após o primeiro turno, marcado para o dia 6.

Cinco dias antes do pleito, a mesma regra da prisão passa a ser aplicada aos eleitores. A partir do dia 1º de outubro, nenhum eleitor pode ser preso, salvo em flagrante delito ou por setenção criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

O que diz a legislação

A regra consta do Código Eleitoral. A lei também define que, havendo detenção, a pessoa será levada à presença do juiz que, se verificar que o procedimento foi ilegal, vai revogar a medida e pode responsabilizar quem prendeu.

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e o pleno exercício das atividades de campanha por parte das candidatas e dos candidatos. Também busca prevenir que prisões sejam utilizadas como estratégia para prejudicar quem disputa o cargo eletivo por meio de constrangimento político ou o pelo afastamento da campanha.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison Targino enaltece defesa das prerrogativas e valorização da classe advocatícia pela OAB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (20/09) para enaltecer a atuação na entidade em defesa das prerrogativas e valorização da classe advocatícia do Estado.

O gestor pontuou diversas ações realizadas que promovem qualificação e melhores condições de atuação para os advogados e advogadas. Entre elas, a Escola Superior de Advocacia (ESA) que já beneficiou mais de 2800 profissionais com cursos de especialização gratuitos.

A construção da nova sede da entidade também é um marco da gestão. O espaço terá mais de 6.800 metros quadrados e irá garantir mais conforto, modernidade e infraestrutura para os mais de vinte e três mil advogados atuantes.

“Formamos um movimento de advogadas e advogados trabalhando de maneira horizontal e participativa, com o objetivo de resgatar o prestígio da Ordem, defender as prerrogativas e valorizar a advocacia paraibana. Nossa gestão é multifacetada, igualitária, atenta às demandas de todos e, acima de tudo, com os olhos voltados para o futuro”, destacou Harrison.

Veja mais:

Continue Lendo