O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) teceu duras críticas ao governador Ricardo Coutinho (PSB) em entrevista ao programa Tambaú Debate, da TV Tambaú deste domingo (10). Um dos mais atuantes parlamentares da bancada de oposição, Paulino manteve a postura crítica em relação aos atos do governo girassol, informa reportagem de Renata Nunes, do Portal T5.
“Política se faz falando, fazendo e sustentando o que diz. Tenho trazido a coerência como norte no meu mandato. É importante as pessoas confiem no que você está dizendo. Não faço crítica no campo pessoal. Respeito as pessoas e não tenho um intrigado na política”, ponderou.
Raniery, contudo, reconheceu o que chamou de “uma das maiores qualidades” do governador do estado: a obstinação. “Um ponto positivo do governador é que ele é um obstinado. Quem perde para vereador, quem perde para deputado estadual e vira governador, com amplas chances de em outros pleitos ter êxito, é um obstinado. Não podemos tirar esse mérito dele”, avaliou.
A carga tributária alta – segundo o deputado – é o maior problema do governo do PSB na Paraíba.
“Sobre o ponto negativo do governador é a carga tributária. A Paraíba hoje é o estado que cobra a maior carga tributária do Brasil. É o estado mais caro para viver e para morrer. Para viver por que os impostos estaduais, especialmente o ICMS, foi majorado. A conta de energia – quando Dilma barateou – aqui na Paraíba houve majoração do ICMS; a questão do IPVA também. Quando eu digo para morrer, é por que até o imposto causa mortis – o imposto de doações – foi majorado de 4% para 8%, ou seja 100% de aumento. Votei favorável a todos os tipos de empréstimos e votei contrário – e continuarei votando assim – ao aumento de impostos”, acrescentou.