Nos acompanhe

Paraíba

Falha em sistema causa problemas em serviços do Detran-PB

Publicado

em

Centenas de pessoas têm enfrentado dificuldade ao procurar serviços na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O motivo é uma falha no link de comunicação entre o órgão, a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) e Secretaria da Receita. O sistema é necessário para realização de todos os serviços prestados ao público, revela reportagem de .

Nesta quinta-feira (7), a reportagem do Portal Correio esteve na sede do Detran-PB e acompanhou o problema. Até as 10h30 (horário local), somente sete fichas tinham sido chamadas nos guichês de atendimento. O número de pessoas que pegaram senhas para atendimento, no entanto, passava de 150. Muitas pessoas desistiram da espera. Os usuários relatam que o problema acontece desde a sexta-feira (1º), mas o órgão alega que falhas começaram na terça (5).

Um dos usuários que perdeu a viagem foi o motorista autônomo Paulo César Albuquerque. Ele contou que precisa dar entrada na documentação exigida para transferência de posse de veículo, mas já ‘quebrou a cara’ duas vezes somente nesta semana.

“Anteontem [terça-feira] eu vim para fazer a vistoria e não consegui porque o sistema estava fora do ar. Acabei recorrendo a uma empresa privada, autorizada pelo Detran a realizar o serviço. Lá foi bem rápido. Mas ontem e hoje tentei dar entrada na documentação aqui e não consegui”, lamentou Paulo César, que precisa regularizar a situação para voltar a trabalhar. “É um absurdo porque esse é um serviço pago, o Detran não está fazendo nada de graça. Pelo dinheiro que entra aqui, era para esse sistema funcionar a todo vapor”, completou o motorista.

Segundo foi informado a Paulo César Albuquerque, uma vez que é dada entrada na documentação, o processo é rápido e dois dias depois a situação estaria regularizada. Porém, o vendedor Admilson Andrade contou à reportagem que realizou o mesmo procedimento no dia 24 de novembro e ainda não recebeu o documento. Ele relatou que mora em Bayeux e tem se ausentado do trabalho todos os dias dessa semana, mas nunca conseguiu ser atendido devido aos problemas no sistema. “Aqui as coisas só funcionam rápido quando tem intermédio de despachantes”, criticou o vendedor.

O servidor dos Correios e Telégrafos Genildo Herculano foi outro que enfrentou problemas no Detran. Ele chegou por volta das 9h15 e recebeu a senha de número 149, porém o painel de chamada aos guichês estava parado na ficha 7.

Além dos usuários, servidores também se mostraram incomodados e até desenganados com a situação. “Um deles chegou a me dizer que, pela experiência dele, o sistema não volta hoje e provavelmente vai ficar nessa pisada até o fim do ano. O que me preocupa é que existe um prazo para essa regularização. Se eu não conseguir até 1º de janeiro, eu teria que pagar uma multa”, desabafou Paulo César Albuquerque.

Outro lado

O gerente de Tecnologia da Informação do Detran-PB, João Eduardo Melo, admitiu que há falhas no sistema e apontou que o problema só atinge a sede no bairro de Mangabeira. Ele explicou que o sistema é interligado por links. A empresa responsável por gerenciar esses links é a Oi.

“O sistema apresentou problema intermitente de comunicação entre o Detran, Codata e Secretaria da Receita. Você vai encontrar usuários que vieram aqui e não foram atendidos e, coincidentemente, vieram no dia seguinte e encontraram mais uma vez o sistema fora do ar. Mas, em momento algum nesses três dias o sistema ficou parado o dia inteiro. São momentos intermitentes, como o de agora, porém somente aqui na sede. No interior do estado e nos outros seis postos de atendimento do Detran em João Pessoa, o serviço está normal”, afirmou.

João Eduardo Melo disse também que ainda não há uma previsão efetiva para normalização do serviço, mas equipes do Detran, Codata e Oi estão unindo esforços para resolver a situação no menor tempo possível. “A gente entende que é um transtorno para os usuários, mas já abrimos um chamado com mais força na Oi para que esse problema seja solucionado”.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo