Nos acompanhe

Paraíba

CMJP, UFPB e Gabinete de Lucas de Brito lançam projeto Rede Intelicidades

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, nesta terça-feira (05), o lançamento do projeto Rede Intelicidades, originada de uma parceria entre a Escola do Legislativo da Câmara Municipal, o Gabinete do vereador Lucas de Brito (Livres/PSL) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento contou com a participação do professor doutor Guido Lemos, que fez uma explanação sobre a importância do investimento em ideias inteligentes para o aperfeiçoamento das políticas públicas.

“Quando as soluções nascem no meio acadêmico local é interessante porque as próprias pessoas que vivem aqui e que conhecem os problemas da cidade que irão resolver as questões de João Pessoa”, defendeu o professor durante a apresentação do projeto. O aspecto econômico também foi ressaltado pelo pesquisador, que lembrou que a grande estrutura das universidades pode ser revertida numa estrutura visando a encubar empresas na área de inovação e, desse modo, gerar recursos.

Para o vereador Lucas de Brito, presidente da Frente Parlamentar que acompanha o Plano de Ação João Pessoa Sustentável, o tema das cidades inteligentes precisa ser pensado, tanto quanto possível, de forma conjunta com os recursos de U$ 100 milhões de dólares que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai disponibilizar para o planejamento de longo prazo da capital paraibana, referentes à Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).

“A Câmara quer funcionar como uma facilitadora entre a universidade, a gestão pública municipal e a sociedade civil organizada. Esses atores precisam estar juntos na formatação de uma cidade cada vez mais tecnológica, moderna e contemporânea, de modo que possa absorver experiências bem-sucedidas de outras cidades pelo mundo e pelo Brasil”, avaliou o primeiro vice-presidente da Casa Napoleão Laureano. “As universidades são ricas em pesquisadores e o conhecimento produzido precisa se transformar em políticas públicas ou melhorar as existentes”, continuou.

Rede – Segundo o diretor da Escola do Legislativo da CMJP, Rômulo Santana, a ideia da Rede Intelicidades surgiu a partir da compreensão da necessidade de utilização de tecnologias para o desenvolvimento de políticas públicas. “A partir disso, entramos em contato com a UFPB para montarmos um grupo com a Câmara Municipal e chegamos ao nome do projeto, que se presta a realizar fóruns multidiciplinares para problematização das dificuldades e encontrar soluções para os problemas relacionados às políticas públicas do Município”, explicou. Nesses eventos devem estar presentes os gestores públicos, o legislativo municipal, pesquisadores e empreendedores, sendo estes últimos os profissionais que podem desenvolver esses conceitos, ideias e soluções. Entre as principais áreas estão: Saúde, Seguran&cce dil;a, Educação, Mobilidade Urbana e Turismo.

Além do acompanhamento pelo legislativo municipal, através do desenvolvimento de ideias e conceitos trazidos pela população, há a possibilidade de utilização dos meios formais para a aplicação dessas sugestões, como formulação de projetos de lei e propostas oriundas do Executivo. “O próximo passo seria o desenvolvimento de ferramentas que podem ser serviços, aplicativos ou startups para a resolução desses problemas”, destacou Rômulo.

O grupo se prepara agora para a realização do primeiro Fórum Multidisciplinar que acontece no dia 28 de fevereiro de 2018, no Auditório do Centro de Tecnologia da UFPB. Esse será o primeiro momento em que todos os atores possam estar presentes para discutir a problematização dos temas. Até esta data, a sociedade será informada de como poderá participar de modo mais engajado no processo é até mesmo se filiar à Rede Intelicidades.

Também integram a Rede Intelicidades: Lebiam Silva (CE/DHP – LEPPI), Ana Elvira Torres (CE/DHP), Fábio Borges (CT/LADEPI), Danielle Silva (CI/DSC- Lumo), Eudisley Gomes (CI/DSC- Lumo), Sinézio Maia, Diego Cavalheiro e Felipe Araujo (todos do Sala de Ações).

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo