Os concertos do 5º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa emocionaram diversas crianças e idosos em igrejas no Centro Histórico da Capital. O evento foi na tarde desta quarta-feira (29) e se apresentaram artistas nacionais e locais. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura.
O primeiro concerto da tarde reuniu várias crianças, adolescentes e idosos na Igreja São Bento, no Centro Histórico. O pequeno Arthur Gustavo, de apenas 8 anos, se mostrou encantado os instrumentos. “Foi a primeira vez que eu fiquei vendo pessoalmente esses instrumentos e também foi a primeira vez que ouvi um concerto. Eu realmente fiquei curioso para ouvir mais e quando chegar em casa eu vou pesquisar mais na internet. Vai que na próxima edição eu esteja tocando aqui também”, revelou empolgado.
Seu colega de escola, o estudante Nilton Everson, de 13 anos, também se mostrou interessado no assunto. “Eu já participei da edição anterior do Festival de Música Clássica e esse ano estou aqui novamente. Se eu estou aqui é uma garantia que gostei muito”. Eles são estudantes da Escola Municipal Santos Dumont. O diretor da escola, José Roberto, afirma que logo após a participação dos alunos no concerto, o comportamento na unidade muda. “Eles voltam totalmente diferentes, pois chegam lá sonhando mais, desejando caminhos mais longos e eu fico na torcida”, disse.
No local, além de crianças e adolescentes, estavam contando com a presença de diversos idosos. “Eu deixei algumas coisas que ia fazer com meu esposo para assistir a essa apresentação. Eu sinceramente estou amando essa edição e pretendo vir mais vezes, pois esse tipo de música melhora até minha saúde, pois nos faz ficar calmo”, afirmou a aposentada de 68 anos, Regina Maria. Já o seu esposo de 88 anos, José Quirino, afirmou já pensar na edição de 2018. “A gente fica sempre encantado quando está aqui. Já estou pensando na edição do ano que vem. Que nunca acabe esse evento”, profetizou.
A programação contou com a presença de diversos artistas nacionais: Ana de Oliveira (Violino) Dhian Toffolo (Viola) e Marcus Ribeiro (Violoncelo). A programação aconteceu na Igreja São Bento, Centro Histórico de João Pessoa. Os músicos, que também se apresentaram na tarde desta terça-feira (28), interpretaram clássicos de Pitombeira e Gnattali. Na plateia, além de apreciadores da música erudita, estavam presentes alunos das escolas Dom Helder (Valentina), Cícero Leite (Valentina), José Eugênio (Geisel) e Fenelon Câmera (Geisel). Durante todo o evento, no horário das 14h, será voltado também para os alunos da Rede Municipal de João Pessoa.
Em seguida, na Primeira Igreja Batista, também no Centro da Capital, foi a vez das atrações paraibanas. No palco, o grupo Iamaká tocou músicas dos compositores Orlando Alves, Sérgio Deslandes, entre outros. Para Ana Carolina (violino), tocar para o público infantil e de idosos é muito importante para cada dia mais valorizar a música clássica. “Esse resgate é fundamental para incentivar os jovens e os mais velhos, para cada vez mais perpetuar nas famílias e sociedade. É importante ver essa heterogeneidade no concerto”, celebrou.
Ligado ao Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e contando com a participação de professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além de artistas autônomos, o Iamaká desenvolve um trabalho que abrange, com ineditismo, os dois extremos da música ocidental: de um lado a música antiga, em novos arranjos e roupagens, e de outro a contemporânea, com ênfase em compositores brasileiros, envolvendo canto e instrumentos.
Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados estão disponíveis no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.