Nos acompanhe

Paraíba

MPT e MTb fiscalizam hospitais e constatam risco a profissionais de saúde e usuários

Publicado

em

Após fiscalizar hospitais em Campina Grande, o Ministério Público do Trabalho realizou uma operação em quatro unidades de saúde da Capital e constatou irregularidades graves.

A 2ª etapa da Força-tarefa do projeto “Saúde na Saúde” na Paraíba aconteceu de 13 a 17 deste mês, em parceria com o Ministério do Trabalho (MTb) e mostra um quadro preocupante: risco alto de contaminação por meio de materiais infectados tanto para os trabalhadores e profissionais que atuam nos hospitais quanto para os usuários dos serviços (pacientes e acompanhantes).

Profissionais atuando sem os devidos equipamentos de proteção individual (EPIs); péssimas condições de trabalho com risco de contaminação e até de choque elétrico, lixo hospitalar exposto e mal armazenado, inclusive seringas e agulhas contaminadas em local aberto foram algumas irregularidades detectadas.

Durante cinco dias, três equipes (cada uma composta por um procurador do MPT, um analista pericial e dois auditores do Ministério do Trabalho) fiscalizaram unidades públicas de saúde, sendo uma federal, duas estaduais e uma municipal.

“Tratou-se de uma etapa preliminar, de diagnóstico, a fim de conhecer a realidade das condições de trabalho no ambiente de hospitais públicos localizados em João Pessoa. A partir dos dados colhidos, serão dados os encaminhamentos necessários, conforme a natureza das irregularidades constatadas”, afirmou o procurador do Ministério Público do Trabalho, Cláudio Gadelha, coordenador nacional da Força-tarefa.

Ele acrescentou que, “no âmbito do MPT, serão instaurados inquéritos civis em face dos entes fiscalizados, a fim de restabelecer a ordem jurídica trabalhista desrespeitada, mais precisamente relacionada ao cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho nos serviços de saúde”.

Projeto ‘Saúde na Saúde’ – A força-tarefa faz parte do ‘Saúde na Saúde’, projeto nacional do MPT, cujo gerente é o procurador Cláudio Gadelha, coordenador da Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap/MPT).

“A força-tarefa realizada pela Conap em João Pessoa, assim como a realizada em Campina Grande e em outros Estados, é o ponto de partida para o enfrentamento dos problemas detectados. Um diagnóstico está sendo produzido e embasará novas ações, inclusive com a participação de outros parceiros importantes”, ressaltou Gadelha.

PRINCIPAIS IRREGULARIDADES:

▶Lavanderia com risco de contaminação – Sem barreira adequada entre as áreas limpa e suja.

▶ Falta de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual não fornecidos pelo hospital (na lavanderia, cozinha, manutenção, etc.

▶Lixo hospitalar irregular -Não há abrigo para resíduos hospitalares (ficam expostos em local aberto);

▶Descarte inadequado de materiais usados e infectados – seringas, agulhas, luvas de procedimento, embalagens de soro pelo chão (fora dos sacos de lixo), próximas ao local onde o resíduo é colocado, com risco de acidente e contaminação;

▶ Cozinha e refeitório em condições precárias -Moscas e baratas; cozinha sem telas, telas rasgadas; coifas da cozinha quebradas; Trabalhadores chegam a passar até 30 minutos na fila do refeitório; Falta de tela nos exaustores de parede (quando parados podem entrar insetos); Tubulação e válvulas do gás de cozinha em mau estado de conservação; Uso generalizado de luvas de procedimento (látex) na cozinha. Não há luvas térmicas ou de malha de aço;

▶Câmara frigorífica – sem dispositivo de segurança na porta para abertura pelo lado de dentro (trabalhador pode ficar preso);

▶Risco de choque: painéis elétricos abertos; instalações elétricas precárias (fiação sem atender requisitos básicos da NR 10); ocorrência de pequenos choques elétricos na cozinha, oriundos do liquidificador e freezers;

▶Infiltrações recorrentes – Estrutura física do hospital (edificação) em péssimo estado de conservação.

HOSPITAIS PÚBLICOS INSPECIONADOS EM JOÃO PESSOA:

1- HOSPITAL DE EMERGÊNCIA E TRAUMA SENADOR HUMBERTO LUCENA;

2- COMPLEXO HOSPITALAR DE MANGABEIRA GOVERNADOR TARCÍSIO BURITY (ORTOTRAUMA);

3- HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY – HU (UFPB/EBSERH);

4- HOSPITAL ÉDSON RAMALHO.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo