Nos acompanhe

Paraíba

No ‘Escola na Câmara’: aluna compara sua atuação a de um vereador

Publicado

em

Atividade da CMJP já tem lista de espera de unidades educacionais da Capital interessadas no projeto, que apresenta o Legislativo e o trabalho dos parlamentares a crianças e adolescentes

“Não sabia que nós cidadãos podemos propor leis de caráter popular. Saber o que cada vereador faz, poder me informar para selecionar melhor nossos políticos, conhecer o que cada político tem como plano de governo, suas limitações e seu poder de alcance é necessário demais”, relatou a jovem de 16 anos Sophia Vasconcelos, uma dentre os 46 alunos do Motiva Ambiental, em Tambaú, que participaram do projeto ‘Escola na Câmara’, na manhã desta quarta-feira (22).

A iniciativa atende a alunos mostrando como o Legislativo funciona, os trâmites para a elaboração das leis da Capital e os trabalhos realizados pelos vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O ‘Escola na Câmara’ é realizado pela Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, da CMJP, uma atividade que estreita a relação da Casa com crianças e adolescentes, a partir de visitas orientadas.

O que acontece

Na ocasião, todos participaram de ações, a partir das quais foi possível conhecer melhor os trâmites para a elaboração das leis da Capital, os setores do Legislativo, função e atribuições de um vereador, assistir a uma sessão ordinária e depois refletir sobre tudo o que se aprendeu na Casa Napoleão Laureano, em uma atividade no auditório do Anexo II – Cabral Batista.

Colégio precisou fazer seleção interna para alunos participarem

“Fizemos um período de inscrições no qual, em poucas horas, as vagas para comparecer ao projeto da CMJP foram preenchidas”, contou o vice-diretor da unidade educacional, Felipe Lucena. Segundo ele, a concorrência foi superior a 2,3 alunos por vaga, restando 66 estudantes, que ainda poderão ser contemplados para participar do programa do Legislativo Pessoense.

“Abrimos inscrição no site da escola e, como o limite é de 50 pessoas por atividade, os primeiros foram selecionados. Existe uma vontade de voltar, mas dependeremos das condições da CMJP, no caso de viabilizar a possibilidade de retornarmos com os demais alunos do Motiva”, complementou o educador, acrescentando: “Achamos interessante trazer pro aluno essa visão, que muitas vezes ele não tem, enquanto consciência cidadã. Eles podem vir a contribuir com a formação de leis, populares ou não, ou até se tornarem futuros políticos.

Sophia Vasconcelos ainda comentou que era um desejo seu conhecer mais sobre a política, e que acha ser uma atitude responsável, enquanto cidadã, saber mais a respeito dos Poderes e de como funciona a Câmara da Capital. “Sou jovem ainda, mas vou votar no ano que vem. Creio que, saber o que eu posso fazer pra ajudar a cidade, quem estou elegendo e como posso modificar as realidades que me cercam, é algo especial”, relatou.

A estudante disse achar que há semelhanças entre seu papel de líder de sala com o de um vereador. “Minha sala me elegeu, e sou eu quem faz as comunicações entre alunos e nossos superiores. Posso sugerir novas propostas e projetos a serem desenvolvidos pela escola com determinados temas, além de ajudar na resolução de impasses relativos à sala em que estudo. Acho que essa via de comunicação e ação enquanto representante de sala é bem semelhante ao papel do político”, acrescentou Sophia Vasconcelos, cajazeirense que já se tornou pessoense por morar na Capital desde pequena.

Próximas visitas

Segundo o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo Sá Barreto, a próxima visita acontecerá na quarta-feira (29), possivelmente, a última deste ano. Já o coordenador da Escola do Legislativo, Rômulo Santana, falou que o retorno das escolas está sendo positivo e a procura tem aumentado.

Rômulo Santana confessou esperar que a atividade se torne uma atividade fixa no calendário escolar da Capital, algo que não fique apenas como iniciativa do Legislativo. “Queremos muito que entre no cronograma educacional fixo das escolas da Capital. Devido à proximidade entre os Poderes (Legislativo e Executivo), já conversamos com a secretária da Educação, Edilma Macedo, para que a atividade integre a grade curricular dos estudantes e, pelo menos, uma vez ao ano os estudantes possam ter esse contato com a Câmara”, reforçou.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo