Nos acompanhe

Paraíba

No ‘Escola na Câmara’: aluna compara sua atuação a de um vereador

Publicado

em

Atividade da CMJP já tem lista de espera de unidades educacionais da Capital interessadas no projeto, que apresenta o Legislativo e o trabalho dos parlamentares a crianças e adolescentes

“Não sabia que nós cidadãos podemos propor leis de caráter popular. Saber o que cada vereador faz, poder me informar para selecionar melhor nossos políticos, conhecer o que cada político tem como plano de governo, suas limitações e seu poder de alcance é necessário demais”, relatou a jovem de 16 anos Sophia Vasconcelos, uma dentre os 46 alunos do Motiva Ambiental, em Tambaú, que participaram do projeto ‘Escola na Câmara’, na manhã desta quarta-feira (22).

A iniciativa atende a alunos mostrando como o Legislativo funciona, os trâmites para a elaboração das leis da Capital e os trabalhos realizados pelos vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O ‘Escola na Câmara’ é realizado pela Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, da CMJP, uma atividade que estreita a relação da Casa com crianças e adolescentes, a partir de visitas orientadas.

O que acontece

Na ocasião, todos participaram de ações, a partir das quais foi possível conhecer melhor os trâmites para a elaboração das leis da Capital, os setores do Legislativo, função e atribuições de um vereador, assistir a uma sessão ordinária e depois refletir sobre tudo o que se aprendeu na Casa Napoleão Laureano, em uma atividade no auditório do Anexo II – Cabral Batista.

Colégio precisou fazer seleção interna para alunos participarem

“Fizemos um período de inscrições no qual, em poucas horas, as vagas para comparecer ao projeto da CMJP foram preenchidas”, contou o vice-diretor da unidade educacional, Felipe Lucena. Segundo ele, a concorrência foi superior a 2,3 alunos por vaga, restando 66 estudantes, que ainda poderão ser contemplados para participar do programa do Legislativo Pessoense.

“Abrimos inscrição no site da escola e, como o limite é de 50 pessoas por atividade, os primeiros foram selecionados. Existe uma vontade de voltar, mas dependeremos das condições da CMJP, no caso de viabilizar a possibilidade de retornarmos com os demais alunos do Motiva”, complementou o educador, acrescentando: “Achamos interessante trazer pro aluno essa visão, que muitas vezes ele não tem, enquanto consciência cidadã. Eles podem vir a contribuir com a formação de leis, populares ou não, ou até se tornarem futuros políticos.

Sophia Vasconcelos ainda comentou que era um desejo seu conhecer mais sobre a política, e que acha ser uma atitude responsável, enquanto cidadã, saber mais a respeito dos Poderes e de como funciona a Câmara da Capital. “Sou jovem ainda, mas vou votar no ano que vem. Creio que, saber o que eu posso fazer pra ajudar a cidade, quem estou elegendo e como posso modificar as realidades que me cercam, é algo especial”, relatou.

A estudante disse achar que há semelhanças entre seu papel de líder de sala com o de um vereador. “Minha sala me elegeu, e sou eu quem faz as comunicações entre alunos e nossos superiores. Posso sugerir novas propostas e projetos a serem desenvolvidos pela escola com determinados temas, além de ajudar na resolução de impasses relativos à sala em que estudo. Acho que essa via de comunicação e ação enquanto representante de sala é bem semelhante ao papel do político”, acrescentou Sophia Vasconcelos, cajazeirense que já se tornou pessoense por morar na Capital desde pequena.

Próximas visitas

Segundo o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo Sá Barreto, a próxima visita acontecerá na quarta-feira (29), possivelmente, a última deste ano. Já o coordenador da Escola do Legislativo, Rômulo Santana, falou que o retorno das escolas está sendo positivo e a procura tem aumentado.

Rômulo Santana confessou esperar que a atividade se torne uma atividade fixa no calendário escolar da Capital, algo que não fique apenas como iniciativa do Legislativo. “Queremos muito que entre no cronograma educacional fixo das escolas da Capital. Devido à proximidade entre os Poderes (Legislativo e Executivo), já conversamos com a secretária da Educação, Edilma Macedo, para que a atividade integre a grade curricular dos estudantes e, pelo menos, uma vez ao ano os estudantes possam ter esse contato com a Câmara”, reforçou.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo