A curadoria do Festival de Música da Paraíba divulgou, nesta terça-feira (21), a lista de classificados para a disputa do evento. Vinte e quatro canções foram escolhidas para as duas eliminatórias (ver listagem ao final desse texto). A curadoria foi feita pela maestrina Priscila Santana (do projeto Prima), pelos cantores e compositores Pedro Osmar e Arthur Pessoa, pelo secretário estadual de Cultura, Lau Siqueira, e o produtor Dinarte Nóbrega.
“Não foi uma escolha fácil. A curadoria teve muito trabalho para chegar aos 24 selecionados, pois o nível está muito elevado”, disse Pedro Osmar, destacando satisfação com a pluralidade sonora dos candidatos.
Mais de 300 canções foram inscritas em diversas regiões do Estado. Ao todo, 303. Conforme edital do festival, serão apresentadas 12 canções em cada eliminatória e seis vão ser classificadas para a final. A primeira edição do festival acontece entre 13 e 27 de janeiro do ano que vem, homenageando a tocadora de pífano Zabé da Loca, que faleceu aos 93 anos de idade, no dia 5 de agosto deste ano. O evento ocorrerá em três etapas, sendo a primeira no dia 13 de janeiro de 2018, em Sousa, no Sertão; a segunda no dia 20 de janeiro, em Campina Grande, e a final no dia 27 de janeiro, em João Pessoa.
O secretário Lau Siqueira explica que a lista ainda pode sofrer alterações. Caso, por questões técnicas, algum dos selecionados seja eliminado já há uma lista de suplentes. “Foram selecionados 10 suplentes, que também estão com canções de nível muito elevado”, disse ele.
O evento, realizado pelo Governo do Estado (por meio da Rádio Tabajara, Secult e Funesc), pagará R$ 20 mil em premiações aos vencedores. A premiação para o primeiro colocado no festival é de R$ 10 mil. Também serão premiados o segundo e terceiro lugares, bem como o melhor intérprete.
“O governo faz história também na cultura paraibana pois enquanto no país as portas estão se fechando, na Paraíba o Governo abre as portas para novos talentos, inclusive com premiação em dinheiro”, disse Maria Eduarda Santos, diretora-presidenta da Rádio Tabajara.
Compositores de mais de 30 cidades paraibanas se inscreveram no Festival de Música da Paraíba. Maior parte das 303 inscrições veio de João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Cabedelo. Mas, também há inscritos de Alagoa Grande, Aparecida, Areial, Araruna, Baía da Traição, Bananeiras, Bayeux, Cajazeiras, Catingueira, Cubati, Cuité, Galante, Guarabira, Igaracy, Itabaiana, Itaporanga, Lucena, Monte Horebe, Monteiro, Patos, Poço José de Moura, Pombal, Queimadas, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé, Serra da Raiz, Solânea, Sousa, Uiraúna e umbuzeiro.
Para Nézia Gomes, presidenta da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o Festival atende a uma necessidade e está em sintonia com o explícito crescimento da cena paraibana. “Acompanho esta cena de perto, do Litoral ao Sertão. Conheço bem essa realidade. E estou certa de que esse festival apresentará aquilo que temos de melhor nas eliminatórias e na finalíssima”, garantiu Nézia.
Integrante da equipe de curadoria, o secretário Lau Siqueira enfatizou que esse não é um festival de João Pessoa ou Campina. “É um festival da Paraíba inteira. As inscrições mostram que há representatividade de diversas regiões. E isso é denotativo da riqueza musical de nossa Paraíba”, disse.
Lista de selecionados para o Festival de Música da Paraíba:
Aí é Pé de Serra (Fábio Smith)
Alfenim (Bruno Miranda)
Aos olhos de Zabé (Ulisses Barbosa)
Canário do Sertão (Gabriela Grisi)
Capitu (Tom Drummond)
Chica Negra Gata (Jonhatas Falcão)
Decolagem (Febuk)
Eu já tentei de tudo, nega (Aldeni Marques)
Engrenando (Pedro Henrique)
Flor da Luz (Luiz Carlos Lucas)
Imprópria (Chico Limeira)
Incerteza ((Jorge José Ferreira de Lima)
Lampejo (Lucas Dourado)
Lar de Encantos (Elosman Gondim)
Liberdade (Regina Limeira)
Mano Brown com Gonzagão ( João Jaguaribe)
Paraíba Mood (Levi Nascimento)
Sopro da Loca (Renato Anderson Lima)
Sonho de Cantador (Wagner Malta)
Tectônica (Aparecida Alves Siqueira)
Tanto (Wister)
Tua estrada (Daniel Pina)
Um samba à dois (Poty Holanda)
Zabé da Loca (Severino Floriano)
Lista de 10 suplentes para o Festival de Música da Paraíba:
01) Web Cam (Carlos Antônio Bezerra da Silva)
02) Cravar a lança (Jonas Epifânio)
03) Santo de Casa (Adeildo Vieira)
04) Chama pelo nome (Tiago Moura)
05) A poesia nua (Walter Emanuel)
06) Até quando o sertão virar mar e o mar virar sertão (Marcus Vinícius de Vasconcelos)
07) A força do canto (Jeymerson Leonardo)
08) Saudade Timoneira (Walter Luiz Souto)
09) Sétimo céu (Elon Barbosa)
10) Natural (Gustavo Moura)