Nos acompanhe

Paraíba

MPPB abre investigação para apurar problemas em armas da Taurus

Publicado

em

Após relatos de policiais de problemas com armas da Taurus, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu um processo de investigação contra a fabricante de armas. O objetivo é apurar possíveis falhas nos produtos da marca brasileira que são usados pelas polícias da Paraíba. Há pouco mais de uma semana, um sargento da Polícia Militar foi baleado quando manuseava a própria arma, uma pistola Taurus que estava travada.

De acordo com reportagem de Jhonathan Oliveira, do Jornal da Paraíba, a Taurus é alvo de uma ação do Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe por conta de problemas em suas armas. O órgão quer que a empresa pague uma indenização de R$ 40 milhões aos cofres públicos e faça uma revisão em 10 modelos vendidos por ela no Brasil. O caso foi mostrado em uma reportagem do programa ‘Fantástico’, da Rede Globo, no dia 12 de novembro.

Segundo o promotor Túlio César Fernandes, do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) do MPPB, a reportagem também foi levada em conta para abertura do processo de investigação na Paraíba, inclusive porque uma das armas citadas como problemáticas é uma das mais usadas pelas polícias paraibanas, a pistola 24/7.

“Conversando com um dos instrutores da Academia de Polícia, ele mencionou a qualidade da arma e disse que a probabilidade de incidente é grande, não só com as polícias, mas também com pessoas que compraram essa arma, modelo 24/7”, afirmou Túlio Fernandes. O promotor também disse que ouviu relatos de que uma submetralhadora Taurus usada pelos policiais paraibanos também tem apresentado problemas. “ Ela não consegue ter um disparo com eficiência, atigir o alvo com precisão. Por conta disso, a gente instaurou o procedimento para que possamos discutir também a eficiência dessas armas, se conseguem efetuar disparo com precisão, sem ser letal, mas que possa inibir uma ação criminosa contra os policiais”, destacou.

No dia 11 de novembro, o sargento Clodoaldo Cavalcante de Araújo se tornou uma vítima da Taurus . Ele estava colocando a pistola modelo 638 na parte de trás do corpo, quando ela disparou e ele acabou sendo ferido nas costas. “Ela vai passar por perícia, mas foi constatado que ela disparou mesmo estando travada”, declarou o tenente-coronel Pablo Nascimento da Cunha, comandante do 7º Batalhão da PM . O acidente aconteceu na cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa.

Pablo ainda relatou à reportagem que ele mesmo acabou ferido quando enfrentou um problema com uma Taurus. O oficial contou que quando estav atuando em uma ocorrência de asslato, em 2015, a arma que ele usava falhou. “Elas disparam sozinhas e quando precisam disparar, não disparam”, completou o oficial.

O sargento Cloadoldo está internado no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa desde o dia que foi baleado. De acordo com informações da unidade, ela está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com um estado de saúde considerado grave.

O que diz a Taurus

Em nota, a empresa reafirma que “todas as perícias realizadas até hoje dentro das normas aplicáveis comprovam que não há defeito ou falha no projeto ou nos mecanismos de segurança e funcionamento dos produtos Taurus”. “A nova gestão da Taurus, para desfazer suspeitas infundadas, mantém um programa gratuito de revisão e manutenção preventivas de seus produtos, oferecido a todas as forças policiais do País, inclusive no estado da Paraíba. O objetivo é ajudar as forças policiais a manter seu armamento em estado adequado de uso e conservação”, diz a nota.

Quando aconteceu o acidente com o sargento Clodoaldo, a Taurus afirmou que “as razões de qualquer incidente do tipo devem ser verificadas por meio de perícias de acordo com os procedimentos e regras aplicáveis, antes de se tirar qualquer conclusão”.

Em nota ao ‘Fantástico’, a empresa negou que as armas fabricadas por ela tenham apresentado defeitos de fabricação. A Taurus afirmou ainda que “acidentes com armas de fogo são, infelizmente, uma ocorrência possível”.

A reportagem também fez contato com a Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba para saber se o órgão tinha número sobre possíveis problemas com a Taurus nas polícias, mas não houve resposta.

O promotor Túlio César Fernandes disse que o procedimento de investigação deve durar 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez. Depois disso, a apuração pode ser convertida em inquérito ou ação civil pública.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo