Nos acompanhe

Paraíba

Promotores de Justiça da região da Capital dão sugestões para aperfeiçoar o MPPB

Publicado

em

O 3º Encontro Regional do Ministério Público da Paraíba, realizado nesta sexta-feira (10), na Capital, foi encerrado com uma plenária, na qual os promotores de Justiça da região de João Pessoa deram suas contribuições para melhorar o trabalho do órgão ministerial. As sugestões apresentadas devem ser condensadas às discutidas em Patos (no último dia 20) e em Campina (dia 27), observando as mais relevantes e executáveis na atual gestão.

A plenária aconteceu após a abertura oficial feita pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, e a formação de seis grupos de trabalho entre os promotores presentes. O PGJ acompanhou as atividades, interagiu com os colegas e ouviu as sugestões apresentadas pelos coordenadores de cada grupo.

Os seis grupos de trabalho foram representados pelos promotores (coordenadores) Francisco Lianza Neto, Alessandro Siqueira, Carlos Romero Paulo Neto, João Benjamim Delgado, Ricardo Alex Lins e Márcio Gondim.

Durante a plenária, todos tiveram oportunidade de fazer colocações sobre as sugestões apresentadas, que nem sempre foram consensuadas. Ao final da discussão, a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Cristiana Vasconcellos, encerrou o encontro, cientificando aos promotores que todos os coordenadores dos três encontros seriam chamados para discutir as propostas mais viáveis e condensar em um documento.

Dentre os temas institucionais debatidos estão a Lei Ordinária 9.717/2012 (dispõe sobre o quadro dos cargos efetivos na carreira do Ministério Público) e Resolução CPJ 14/2012 (sobre as atribuições dos membros do Ministério Público); a Resolução CSMP 03/2011 (pressupostos e critérios objetivos, através de sistema de pontuação, para aferição do merecimento nos concursos de remoção e promoção), a reestruturação dos Centros de Apoio Operacional e a Portaria Diafu nº 867/2012, que disciplina as substituições dos promotores de Justiça do Ministério Público da Paraíba.

Algumas propostas apresentadas em JP:
Readequar as atribuições das promotorias cíveis e da fazenda e das curadorias, de acordo com estudo e dados da gestão;
Redefinir atribuições das promotorias para evitar sobrecarga a algumas, equalizando o trabalho dos promotores;
Não realizar substituições de promotores criminais por outros da mesma área, para que não haja choque de horários das audiências;
Em João Pessoa e Campina Grande dar atribuição criminal a promotores do Patrimônio Público, Meio Ambiente, Educação e Saúde;
Dar atribuição em improbidade administrativa às áreas de Meio Ambiente, Educação e Saúde, em JP e CG;
Destinar mais um promotor para as promotorias de Justiça Criminal, Entorpecentes e da Mulher, em JP;
Promotores da Mulher devem dividir por igual as atribuições extrajudiciais e judiciais e passar a integrar a promotoria criminal;
Destinar mais dois promotores para a Promotoria de Mangabeira, sobretudo para a área criminal;
Dimensionar a necessidade de reinstalar as promotorias auxiliares em JP;
Criação das promotorias regionais adequadamente estruturadas para as áreas do Patrimônio Público e Meio Ambiente, com atribuições criminais em relação aos feitos correlatos até o oferecimento da denúncia;
Modificação nos critérios de aferição e valorização da resolutividade na atividade-fim, como uma forma de compatibilizar a situação de quem fica na titularidade em relação com os que se afastam para fazer mestrados e doutorados;
Estudos para viabilizar mais um assessor nas promotorias que têm demandas maiores de trabalho;
Reestruturação dos Caops para que apoiem mais as promotorias;
Modificação no ato de férias dos promotores, com uma escala anual e regulamentação das férias dos assessores para que não coincidam com as férias do promotores titulares;
Necessidade de transformação de promotorias cíveis e da fazenda pública, com estudo das atribuições dos promotores de Campina e João Pessoa;
Redução do número de assessores para procuradores, relocando para promotorias mais carentes, bem como melhorar a remuneração dos assessores por causa do volume de trabalho;
Reestruturação ou extinção do AAPC. Se a decisão for manter, reestruturar o órgão para que sirva de assessoramento e suporte em diligências nas promotorias;
Capacitar os oficiais de promotoria para que eles tenham um norte investigativo. No caso, por exemplo, de não encontrar um determinado endereço, ter iniciativa de buscar opções para encontrá-lo;
Criação de cargo de promotor com atribuição no Tribunal do Júri de Santa Rita, por causa do acúmulo de trabalho gerado pelas características violentas da cidade;
Gerar atribuições a todos os promotores de Defesa do Consumidor para atuarem perante o MP Procon;
Distribuição de processo por áreas temáticas de atribuições na Promotoria do Consumidor de JP;
Agregar atribuição criminal a promotorias sociais;
Repensar a questão de impedimento de promoções e remoções em decorrência de existência de PAD.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo