Nos acompanhe

Paraíba

‘Má-fé’, diz presidente do CRM-PB sobre ‘disputa’ com enfermeiros

Publicado

em

“Está havendo uma distorção e acredito que por má-fé”. A declaração foi dada nesta quarta-feira (18) pelo presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Medeiros, sobre a decisão judicial que afeta a atuação dos enfermeiros nas unidades de saúde. Na visão dele, a liminar não impede que os profisionais de enfermagem realizem exames, estabelece que essas ações sejam fiscalizadas por médicos.

A decisão que gerou polêmica foi tomada pelo juiz Renato Borelli, da 10ª Vara Federal em Brasília, e suspende parcialmente uma portaria do Ministério da Saúde quanto à requisição de exames pelos enfermeiros. A medida atendeu a um pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM). Profissionais e estudantes de enfermagem fizeram um protesto em João Pessoa, na terça-feira (17), pedindo a revogação da liminar. A mobilixação terminou na frente da sede do CRM-PB

Segundo o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), a medida pode gerar descontinuidade na assistência, pois a realização de exames na atenção primária, de doenças como tuberculose, hanseníase e sífilis, por exemplo, vão ficar prejudicados. Para o presidente do Coren-PB, Ronaldo Beserra, a decisão também garante uma “reserva de mercado” para a categoria médica.

João Medeiros diz que a decisão beneficia a população e não é uma “questão de corporativismo”. “Não prejudica a atuação dos enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde, eles vão continuar da mesma forma, replicando, repetindo a prescrição médica, solicitando os exames dentro dos programas previstos pelo ministério. No acompanhamento ambulatorial eles podem repetir a medicação, solicitar novos exames, realizar testes rápido, mas o diagnóstico e a interpretação cabe ao médico”, afirmou João Medeiros.

Em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA, Ronaldo Beserra, rebateu as declarações de Medeiros. O presidente do Coren-PB disse que a categoria médica acha que “é um deus que pode tudo, só ele pode fazer, pode fiscalizar outro profissional”. O representante dos enfermeiros afirma que a fiscalização de um profisional por outra categoria é ilegal e configuraria uma contravenção penal.

O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Adriano Meira, afirmou que está havendo uma exploração política da decisão judicial para fomentar uma briga entre as categorias. “Todos precisam estar juntos, essa briga não é boa para ninguém”, pontuou. Na leitura do representante, o Estado vinha atribuindo funções para os enfermeiros que, na prática, não deveriam ser executadas por eles.

“O que a decisão judicial veio foi regulamentar as atividades dentro das unidades, não veio tirar competência de ninguém, apenas dizer que todo o paciente que procura consulta médica tem que ser assistido por um médico. O Estado tem que garantir esse direito, por muitos anos foram feitos arranjos para que isso fosse contornado na ausência do médico”, disse Adriano Meira.

O Conselho Federal de Enfermagem já apresentou um pedido de reconsideração da decisão judicial. O próprio Ministério da Saúde também prometeu tentar reverter a situação na Justiça.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo