Nos acompanhe

Notícias

1º Tribunal do Júri da Capital realizará sessões extraordinárias para cumprir Meta Enasp

Publicado

em

O 1º Tribunal do Júri da Comarca da Capital funcionará, extraordinariamente, no mês de outubro para julgar os processos constantes do estoque de ativos da Meta Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para 2017. A Resolução nº 23 do Conselho da Magistratura, autorizando a Reunião Extraordinária, foi publicada na sexta-feira (22) no Diário da Justiça eletrônico (DJe).
A Meta Enasp para 2017 objetiva levar ao Tribunal do Júri as ações penais de crimes dolosos contra a vida iniciadas até 31 de dezembro de 2012 (denúncia recebida) e que não tenham sido julgadas até 31 de outubro de 2016. No âmbito do TJPB, o gestor da Meta é o desembargador Carlos Martins Beltrão Filho e o coordenador, o juiz Eslú Eloy Filho.
Segundo dados da Gerência de Estatística do TJPB, o número de ações da Meta Enasp pendentes de julgamento no Estado da Paraíba é de 450 processos. Desses, 120 fazem parte do acervo da Comarca da Capital, sendo 54 no 2º Tribunal do Júri e 66, do 1º Tribunal do Júri, estes serão levados a julgamento em outubro.
De acordo com a Resolução, as sessões serão realizadas nos auditórios do Fórum Criminal da Capital, no período da manhã, de segunda a quinta-feira. Para isso, a Presidência do Tribunal de Justiça designará dois juízes, seis servidores, oito oficiais de justiça e um técnico da Central de Mandados, para composição da equipe destinada a auxiliar o cumprimento da Meta.
Serão realizados dois júris por dia, um por cada juiz designado, sem prejuízo da participação do magistrado titular ou em exercício na unidade judiciária. Os mandados expedidos para cumprimento das diligências nos processos incluídos na reunião extraordinária serão considerados como de urgência.
Caberá à central de mandados criar mecanismo para distribuição dos mandados entre os oficiais de justiça indicados no esforço, podendo, se for caso, a critério dos juízes, haver rodízio entre eles no comparecimento às sessões do Júri.
A coordenação dos trabalhos ficará a cargo do juiz titular ou em exercício no 1º Tribunal do Júri, cabendo ao diretor do Fórum Criminal, juiz Adilson Fabrício disponibilizar os meios necessários à sua execução. Ao final dos trabalhos, o coordenador deverá elaborar relatório circunstanciado sobre os resultados obtidos para análise pelo Conselho da Magistratura.

Continue Lendo

Paraíba

Superintendente do DNIT nega paralisação das obras da BR-230, “a obra está contínua”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Antônio Monteiro Filho, esclareceu nesta sexta-feira (22/11) que não há paralisação nas obras de ampliação da BR-230 no trecho em Cabedelo.

Rebatendo rumores de interrupção nos serviços, Monteiro Filho garantiu que as ações seguem ativas e que não há previsão para paralisação.

“A obra está continua, não há paralisação. E posso assegurar com a maior verdade, maior sinceridade, não haverá nenhuma paralisação em obras na Paraíba quanto aos feitos pelo DNIT”, afirmou durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Atraso nas obras foi criticado durante sessão na ALPB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) elevou o tom na Tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na última terça-feira (19/11), para cobrar das autoridades competentes agilidade para a conclusão das obras realizadas na BR 230, entre as cidades de João Pessoa e Cabedelo.

Segundo Hervázio, os problemas de engarrafamentos, aborrecimentos e demais transtornos tendem a aumentar já com a proximidade das férias e do verão.

O parlamentar lembrou que a referida obra se arrasta desde a gestão do então presidente Michel Temer e, de lá para cá, já são anos e anos de uma obra arrastada que por vezes, parece, não ter fim.

Leia mais: “Foi dada Ordem de Serviço pelo ex-presidente Temer”, diz deputado ao cobrar agilidade em obra da BR

 

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa aparece como destino mais popular do mundo para 2025, mostra pesquisa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Capital da Paraíba, João Pessoa, segue atraindo turistas e sendo mencionado como melhores destinos do mundo. Desta vez, novos dados da Booking.com, site especializado em hospedagem, apontam que a cidade é o destino mais popular internacionalmente para 2025.

Divulgada pelo perfil no Instagram @timeouttravel, João Pessoa lidera a lista à frente de cidades como Houston, nos Estados Unidos, San Pedro de Atacama, no Chile, e Tromso na Noruega.

“Novos dados da Booking descobriram que os viajantes desejam neste momento ‘fugas’ para cidades com tranquilidade e bem-estar, bem como aquelas que são adaptadas às mudanças climáticas”, diz a publicação.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Aguinaldo Ribeiro garante construção de 225 casas populares na PB com apoio do Ministério das Cidades

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da Maioria no Congresso Nacional, garantiu a construção de 225 casas populares distribuídas em oito municípios paraibanos: Alagoa Grande, Aroeiras, Damião, Duas Estradas, Esperança, Lucena, Marcação e Matinhas.

Ribeiro teve sua solicitação atendida pelo ministro Jader Filho, em reunião realizada nesta semana, no Ministério das Cidades, em Brasília, com a presença de Léo Bandeira, prefeito reeleito de Lucena, um dos municípios contemplados.

“Estamos falando de 225 famílias paraibanas que terão a chance de conquistar um lar digno. Isso não é apenas uma obra, é sobre transformar vidas e garantir um futuro melhor para quem mais precisa. Sou grato ao ministro Jader Filho por atender prontamente ao nosso pedido e, com isso, ajudar a levar melhores condições de vida a paraibanos de diferentes cidades do nosso estado”, afirmou Aguinaldo.

As casas serão construídas com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), e reforçam a parceria entre o governo federal e os municípios paraibanos, fortalecida pela atuação de Aguinaldo Ribeiro em defesa da população.

Continue Lendo