Nos acompanhe

Notícias

PMN oficializa em congresso apoio ao nome de Cartaxo ao Governo do Estado em 2018

Publicado

em

O PMN oficializou apoio a uma possível candidatura do prefeito Luciano Cartaxo ao Governo do Estado nas eleições de 2018 e sua permanência na oposição. A decisão foi tomada durante congresso realizado no sábado (3), em João Pessoa.
O presidente estadual da sigla, Zennedy Bezerra, destacou que a decisão da sigla respeita os demais partidos que integram a oposição e postulações para 2018.
“Estamos sugerindo o nome do prefeito Luciano Cartaxo como candidato ao governo do Estado pelas oposições por entender que hoje é um nome preparado e que tem uma administração respeitada”, justificou.
A secretária de Polícia Públicas para Mulheres, Lídia Moura, também destacou a gestão de Cartaxo.
“O melhor nome para fazer um novo momento para a Paraíba é o nome do prefeito Luciano Cartaxo que tem feito uma administração exitosa que podemos replicar para todo o estado”, disse Lídia Moura ao Portal MaisPB.
Segundo ela, o apoio do PMN independe da permanência do prefeito do PSD. Ela ressalta que acredita que Luciano Cartaxo é o melhor nome independente da sigla a qual está filiado.
Resoluções e moções
Em reunião ampliada do Diretório Estadual, militantes e dirigentes do PMN (Partido da Mobilização Nacional), após análise das conjunturas nacional e estadual, decidem e pugnam pelas Moções e Resoluções aprovadas a seguir mencionadas:
Cenário Nacional
– Deflagrar e apoiar ampla mobilização nacional pela moralidade na política, combatendo costumes e práticas que têm infelicitado e prejudicado o país, em busca do império da ética nas relações públicas e privadas, além dos movimentos sociais e partidários;
Cenário Estadual
Resolução de Oposição ao Governo do Estado
– O PMN afirma a condição de oposição – ao Governo Ricardo Coutinho – e manifesta repúdio ao crescente autoritarismo da atual gestão, com a falta de diálogo com categorias funcionais e movimentos sociais, corte de verbas dos poderes, redução de recursos da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) e desrespeitos a decisões legais, entre outras práticas muito pouco republicanas; Moção de Repúdio
– Repudia, com veemência, as ações de precarização do serviço público do Estado, com a terceirização de servidores da saúde e da educação, além da tentativa de instituição da Guarda Militar Temporária, atos que constituem gravoso desrespeito à Constituição e revelam baixa capacidade de gestão, sobretudo nas decisões que repassam à iniciativa privada as responsabilidades com educação, saúde e segurança da sociedade;
– O PMN repudia o uso político, pelo governo do Estado, da questão que envolve o abastecimento d’água de Campina Grande e municípios do Cariri e do Compartimento da Borborema, registrando, com tristeza e indignação, que a simples presença  do pré-candidato do governo no comando de decisões em relação à transposição do São Francisco e o abastecimento d’água da região representam falta de respeito à população e ato de pura e condenável prática de antecipação de campanha eleitoral; Um Novo Governo, Um Novo Modelo, Um Novo Tempo
– O PMN da Paraíba manifesta seu reconhecimento à gestão exitosa e democrática do prefeito Luciano Cartaxo em João Pessoa, assim como das demais gestões – do nosso partido e de partidos aliados – nas quais há participação da legenda, especialmente pelo respeito à política em defesa das mulheres e da diversidade humana, das questões ético racial e da juventude da moradia digna, do cuidado com as crianças e às mães, das ações de saúde, da transparência e do respeito aos recursos públicos.
Resolução
O PMN conclama seus militantes na Paraíba a expandir o partido para o maior número de municípios possíveis, e trabalhar com abnegação para – no processo eleitoral que se avizinha – conquistar cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal:
– O PMN é instrumento para a unificação do campo das oposições no Estado da Paraíba. Nós defendemos o modelo de gestão de resultado ora executado na nossa capital. Este é o modelo que queremos replicar para Paraíba. Dito isto, respeitando os partidos aliados e outras postulações ao governo, defendemos o nome do Prefeito Luciano Cartaxo para representar as oposições em 2018 – como candidato ao governo do Estado por entendermos que, neste momento, representa a esperança de renovação na política paraibana.
João Pessoa (PB), 23 de setembro de 2017 PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL (PMN)

Continue Lendo

Negócios

Paraíba registra segunda queda trimestral na taxa de desocupação, menor índice da série histórica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O desemprego na Paraíba registrou o menor índice da série histórica, de acordo com com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C) Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (22/11), pelo IBGE. No terceiro trimestre de 2024, a taxa de desocupação na Paraíba foi de 7,8%, com 141 mil pessoas na condição de desocupação, apontando recuo pela segunda vez consecutiva.

Em comparação com os dados do ano passado, a taxa também apresentou uma redução, visto que no mesmo período de 2023 o índice era de 9,3%, em 2022, 10,9% em 2022 e 14,5% no mesmo trimestre de 2021. Apesar da tendência de baixa ao longo dos últimos anos, a taxa estadual permaneceu acima da média nacional (6,4%), porém abaixo da média regional (8,7%).

A Paraíba apresentou a quarta menor taxa de desocupação do Nordeste, apenas os estados do Ceará (6,7%), Maranhão (7,6%) e Alagoas (7,7%) constatando índices mais baixos.

A redução na taxa de desocupação proporcionou um aumento no nível da ocupação, que passou de 47,7%, no 3º trimestre de 2023, para 51%, no último período pesquisado. Esse indicador é calculado com base no número de pessoas ocupadas em relação ao total daquelas que estão em idade de trabalhar, ou seja, têm 14 anos ou mais.

Continue Lendo

Paraíba

Superintendente do DNIT nega paralisação das obras da BR-230, “a obra está contínua”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Antônio Monteiro Filho, esclareceu nesta sexta-feira (22/11) que não há paralisação nas obras de ampliação da BR-230 no trecho em Cabedelo.

Rebatendo rumores de interrupção nos serviços, Monteiro Filho garantiu que as ações seguem ativas e que não há previsão para paralisação.

“A obra está continua, não há paralisação. E posso assegurar com a maior verdade, maior sinceridade, não haverá nenhuma paralisação em obras na Paraíba quanto aos feitos pelo DNIT”, afirmou durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Atraso nas obras foi criticado durante sessão na ALPB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) elevou o tom na Tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na última terça-feira (19/11), para cobrar das autoridades competentes agilidade para a conclusão das obras realizadas na BR 230, entre as cidades de João Pessoa e Cabedelo.

Segundo Hervázio, os problemas de engarrafamentos, aborrecimentos e demais transtornos tendem a aumentar já com a proximidade das férias e do verão.

O parlamentar lembrou que a referida obra se arrasta desde a gestão do então presidente Michel Temer e, de lá para cá, já são anos e anos de uma obra arrastada que por vezes, parece, não ter fim.

Leia mais: “Foi dada Ordem de Serviço pelo ex-presidente Temer”, diz deputado ao cobrar agilidade em obra da BR

 

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa aparece como destino mais popular do mundo para 2025, mostra pesquisa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Capital da Paraíba, João Pessoa, segue atraindo turistas e sendo mencionado como melhores destinos do mundo. Desta vez, novos dados da Booking.com, site especializado em hospedagem, apontam que a cidade é o destino mais popular internacionalmente para 2025.

Divulgada pelo perfil no Instagram @timeouttravel, João Pessoa lidera a lista à frente de cidades como Houston, nos Estados Unidos, San Pedro de Atacama, no Chile, e Tromso na Noruega.

“Novos dados da Booking descobriram que os viajantes desejam neste momento ‘fugas’ para cidades com tranquilidade e bem-estar, bem como aquelas que são adaptadas às mudanças climáticas”, diz a publicação.

Confira:

Continue Lendo