Nos acompanhe

Paraíba

Governo Federal homenageia paraibana com medalha por contribuição à vacinação

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, entregaram a medalha de mérito Oswaldo Cruz a 22 pessoas e 10 instituições, nesta quarta-feira, 11 de setembro. O ato é um reconhecimento àqueles que atuaram para enfrentar a queda histórica das coberturas vacinais registrada nos últimos anos, por meio do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado pelo Governo Federal em 2023.

“Eu só queria agradecer a todos vocês por terem nascido, por serem como vocês são e fazer com que a gente não perca nunca a fé, a esperança de que tem mais gente querendo salvar do que gente querendo matar”, declarou Lula durante a cerimônia no Palácio do Planalto.

Dentre as homenageadas está Aparecida dos Santos Bezerra, enfermeira com atuação na saúde indígena e vacinadora no Polo Base Baía da Traição, Paraíba.

O presidente ressaltou que o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema de saúde universal e gratuito, o Sistema Único de Saúde (SUS). “O Brasil só tem 3% da população mundial, mas foi responsável por 10% das mortes das pessoas por Covid. E se não morreram mais de 700 mil, a gente deve à capacidade de trabalho e à honradez de mulheres e homens que trabalham no SUS e que acreditam que a saúde pública pode ser a salvação”, assinalou.

CONTRIBUIÇÃO — A ministra Nísia também enfatizou a importância da colaboração dos homenageados. “Só é possível, realmente, recuperar as coberturas vacinais no Brasil, que se encontravam em queda desde 2016, com o trabalho de toda a sociedade, com o trabalho de cada uma, de cada um de vocês. São 22 pessoas e 10 instituições reconhecidas hoje por sua contribuição no enfrentamento de um dos maiores desafios do nosso tempo: a reversão da queda das coberturas vacinais. Ainda temos muito a fazer, mas damos aqui um passo muito importante”, pontuou.

Todos os homenageados nesta edição receberam a categoria ouro da honraria. O trabalho deles contribuiu para tirar o Brasil do ranking dos 20 países com mais crianças não imunizadas, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). De acordo com o Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), 13 das 16 principais vacinas do calendário infantil apresentaram aumento das suas coberturas vacinais em todo o Brasil, se comparadas às coberturas registradas em 2022.

Entre as pessoas condecoradas está a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, que abriu espaço publicamente para reforçar o Movimento Nacional pela Vacinação, ao lado de embaixadores como a apresentadora de TV Xuxa Meneghel. Nomes como o do presidente da Fiocruz, Mário Moreira, e do diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, estão entre os homenageados. Os institutos contribuíram para a produção de imunizantes no auge da pandemia da Covid-19. No caso da Fiocruz, há ampla contribuição de doses contra poliomielite, febre amarela e sarampo.

Na cerimônia, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, celebrou que o trabalho dele e dos demais homenageados ajudou a aumentar os índices de vacinação no país. “Esse reconhecimento é para todas as lideranças que fazem o controle social brasileiro acontecer e fortalecem o SUS todos os dias no Conselho Nacional, Conselhos Estaduais, Municipais e Conselhos Locais de Saúde”, afirmou.

HOMENAGEADOS — Confira a lista de autoridades, personalidades e instituições homenageadas nesta edição:

    • Aparecida dos Santos Bezerra, enfermeira com atuação na saúde indígena e vacinadora no Polo Base Baía da Traição, Paraíba;
    • Atila Iamarino, biólogo, doutor em microbiologia e pesquisador brasileiro;
    • Cristiana Maria Toscano Soares, médica, vice-chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do Comitê Crise Covid-19 da UFG;
    • Daiane Garcia dos Santos, ginasta e embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação do Ministério da Saúde;
    • Dorinaldo Barbosa Malafaia, deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Vacina da Câmara dos Deputados;
    • Esper Georges Kallás, diretor do Instituto Butantan;
    • Fabio Baccheretti Vitor, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass e Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais;
    • Fernando Zasso Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e diretor de Saúde da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam);
    • Francisco de Assis De Oliveira Costa, deputado federal e presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados;
    • Hisham Mohamad Hamida, presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e secretário Municipal de Saúde de Pirenópolis (GO);
    • Humberto Sérgio Costa Lima, senador da República e presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal;
    • Ivan Baron, pedagogo, influenciador e ativista anticapacitista potiguar;
    • Jayme Martins de Oliveira Neto, juiz titular do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e membro da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP);
    • José Cassio de Moraes, médico e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
    • Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, empresária;
    • Margareth Maria Pretti Dalcolmo, pesquisadora e membro da Academia Nacional de Medicina (ANM);
    • Maria da Graça Xuxa Meneghel, atriz, apresentadora, cantora, empresária e embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação do Ministério da Saúde;
    • Mario Santos Moreira, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
    • Meiruze Sousa Freitas, farmacêutica e diretora da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
    • Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
    • Rosângela Lula da Silva, primeira-dama do Brasil;
    • Rosileia Maria de Souza, presidente da Associação do Quilombo Lagoinha, no município de Gentio do Ouro, Bahia; e
    • Sirlene de Fátima Pereira, enfermeira em atuação no Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
    • Agência de Notícias Das Favelas (ANF);
    • Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco);
    • Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn);
    • Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs);
    • Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);
    • Instituto Todos pela Saúde (ITpS);
    • Organização Pan-Americana da Saúde (Opas);
    • Rotary Clubs;
    • Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP);
    • Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

ORIGEM — Criada em 1970, a medalha de mérito Oswaldo Cruz é destinada a reconhecer pessoas ou instituições que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a medicina, a higiene e a saúde pública em geral, tenham se distinguido de forma notável ou tenham contribuído para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira.

A medalha é batizada com o nome de Oswaldo Cruz, personagem fundamental na história da saúde pública brasileira, nascido em 5 de agosto de 1872. O trabalho do sanitarista serviu como base para a implementação do Plano Nacional de Imunização (PNI), além da luta na erradicação da febre amarela, peste bubônica e varíola. Em 1907, Cruz ganhou reconhecimento internacional quando recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo seu trabalho de saneamento no Rio de Janeiro.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo