Nos acompanhe

Paraíba

Candidatos a prefeito de seis cidades paraibanas podem ganhar a eleição com apenas um voto; veja

Publicado

em

A Justiça Eleitoral brasileira confirma que em, pelo menos, seis cidades paraibanas um único voto pode eleger um candidato a prefeito nas Eleições 2024.

De acordo com os dados oficiais, as cidades de Junco do Seridó, Ouro Velho, Poço Dantas, Santa Cruz, São João do Tigre, São José do Sabugi registraram, respectivamente, apenas 01 (um) candidato a prefeito.

Ainda segundo a Justiça Eleitoral, no Brasil, a situação se repete em 214 (duzentos e quatorze) municípios e, conforme as regras eleitorais vigentes, ganha o candidato que recebe a maioria dos votos válidos, excluídos brancos e nulos, portanto, se só existe um candidato, um único voto pode resultar em vitória.

Confira a lista completa dos 214 municípios que possuem candidatura única registrada:

MUNICÍPIO UF
BRANQUINHA AL
CACIMBINHAS AL
JARAMATAIA AL
MAR VERMELHO AL
MUCAMBO CE
SÃO JOÃO DO JAGUARIBE CE
ABADIA DE GOIÁS GO
ÁGUA LIMPA GO
BOM JESUS DE GOIÁS GO
DAMOLÂNDIA GO
ESTRELA DO NORTE GO
FAZENDA NOVA GO
GUARANI DE GOIÁS GO
HIDROLÂNDIA GO
HIDROLINA GO
ISRAELÂNDIA GO
IVOLÂNDIA GO
JESÚPOLIS GO
MATRINCHÃ GO
NOVA AURORA GO
NOVA IGUAÇU DE GOIÁS GO
PALMELO GO
PEROLÂNDIA GO
PORTELÂNDIA GO
BOM LUGAR MA
PASTOS BONS MA
AIURUOCA MG
ALPERCATA MG
BANDEIRA MG
CABO VERDE MG
CAMPANÁRIO MG
CARMÉSIA MG
CARRANCAS MG
CENTRALINA MG
CORINTO MG
COUTO DE MAGALHÃES DE MINAS MG
DIVISA NOVA MG
ESTRELA DO INDAIÁ MG
FRANCISCÓPOLIS MG
IAPU MG
INIMUTABA MG
IPUIÚNA MG
ITAMBÉ DO MATO DENTRO MG
ITAOBIM MG
JAPONVAR MG
JOAQUIM FELÍCIO MG
MARIPÁ DE MINAS MG
NATÉRCIA MG
NOVA ERA MG
PAPAGAIOS MG
PEDRO TEIXEIRA MG
PEQUERI MG
PEQUI MG
PINGO D’ÁGUA MG
PRESIDENTE JUSCELINO MG
RIBEIRÃO VERMELHO MG
RIO DOCE MG
SANTANA DO RIACHO MG
SANTO ANTÔNIO DO AMPARO MG
SÃO BENTO ABADE MG
SÃO GONÇALO DO ABAETÉ MG
SÃO GONÇALO DO PARÁ MG
SÃO JOÃO DO PACUÍ MG
SÃO SEBASTIÃO DO MARANHÃO MG
SEM PEIXE MG
SENADOR CORTES MG
SERRA DOS AIMORÉS MG
NOVO HORIZONTE DO SUL MS
SANTA RITA DO PARDO MS
TACURU MS
APIACÁS MT
CASTANHEIRA MT
DENISE MT
LAMBARI D’OESTE MT
MARCELÂNDIA MT
PONTE BRANCA MT
PORTO DOS GAÚCHOS MT
SANTA TEREZINHA MT
SÃO PEDRO DA CIPA MT
BRASIL NOVO PA
SÃO MIGUEL DO GUAMÁ PA
SAPUCAIA PA
JUNCO DO SERIDÓ PB
OURO VELHO PB
POÇO DANTAS PB
SANTA CRUZ PB
SÃO JOÃO DO TIGRE PB
SÃO JOSÉ DO SABUGI PB
DORMENTES PE
SOLIDÃO PE
ANTÔNIO ALMEIDA PI
BARRA D’ALCÂNTARA PI
BELA VISTA DO PIAUÍ PI
BELÉM DO PIAUÍ PI
CARIDADE DO PIAUÍ PI
COCAL DE TELHA PI
FLORESTA DO PIAUÍ PI
JACOBINA DO PIAUÍ PI
RIACHO FRIO PI
SANTO ANTÔNIO DOS MILAGRES PI
SÃO JOSÉ DO PIAUÍ PI
ATALAIA PR
BELA VISTA DA CAROBA PR
BELA VISTA DO PARAÍSO PR
CORUMBATAÍ DO SUL PR
ENÉAS MARQUES PR
ESPERANÇA NOVA PR
FLORAÍ PR
GUAPOREMA PR
IPORÃ PR
LOANDA PR
LUNARDELLI PR
MARQUINHO PR
MIRADOR PR
PATO BRAGADO PR
QUATIGUÁ PR
SÃO JERÔNIMO DA SERRA PR
TUPÃSSI PR
VERÊ PR
SÃO JOSÉ DE UBÁ RJ
ACARI RN
CORONEL JOÃO PESSOA RN
FRUTUOSO GOMES RN
LUCRÉCIA RN
PILÕES RN
RAFAEL GODEIRO RN
RIACHO DA CRUZ RN
SÃO JOSÉ DO SERIDÓ RN
SERRINHA DOS PINTOS RN
CORUMBIARA RO
ALTO FELIZ RS
ARROIO DO TIGRE RS
BARÃO DE COTEGIPE RS
BARRA FUNDA RS
BARRACÃO RS
BENJAMIN CONSTANT DO SUL RS
BOA VISTA DO CADEADO RS
BRAGA RS
CACIQUE DOBLE RS
CERRO GRANDE RS
CIRÍACO RS
CRISSIUMAL RS
DERRUBADAS RS
DOIS IRMÃOS DAS MISSÕES RS
ENGENHO VELHO RS
ERNESTINA RS
FAGUNDES VARELA RS
FELIZ RS
HARMONIA RS
ITAPUCA RS
ITATIBA DO SUL RS
LAGOA BONITA DO SUL RS
NOVA ALVORADA RS
NOVA BRÉSCIA RS
NOVA ROMA DO SUL RS
NOVO XINGU RS
PEJUÇARA RS
PONTE PRETA RS
RIO DOS ÍNDIOS RS
ROLADOR RS
RONDINHA RS
SANTA TEREZA RS
SÃO DOMINGOS DO SUL RS
SÃO MARTINHO RS
SÃO PEDRO DA SERRA RS
SÃO PEDRO DAS MISSÕES RS
TRAVESSEIRO RS
TUPANDI RS
TURUÇU RS
UNISTALDA RS
VERA CRUZ RS
VILA LÂNGARO RS
VISTA GAÚCHA RS
IRACEMINHA SC
MELEIRO SC
OURO SC
PERITIBA SC
PLANALTO ALEGRE SC
SÃO MIGUEL DO ALEIXO SE
ALAMBARI SP
ARIRANHA SP
AVAÍ SP
BALBINOS SP
BATATAIS SP
BOA ESPERANÇA DO SUL SP
BORÁ SP
CÂNDIDO MOTA SP
CRUZÁLIA SP
FERNANDO PRESTES SP
GUARACI SP
HOLAMBRA SP
INÚBIA PAULISTA SP
IPERÓ SP
JABORANDI SP
JUMIRIM SP
LUTÉCIA SP
MAGDA SP
NUPORANGA SP
ORIENTE SP
ORINDIÚVA SP
PIQUEROBI SP
RIBEIRÃO GRANDE SP
SANTA ALBERTINA SP
SANTA LÚCIA SP
VITÓRIA BRASIL SP
ABREULÂNDIA TO
GOIANORTE TO
SANTA MARIA DO TOCANTINS TO
SANTA RITA DO TOCANTINS TO
SUCUPIRA TO
TUPIRAMA TO
TUPIRATINS TO

Continue Lendo

Paraíba

Rota da Biodiversidade, no Cariri Paraibano, é reforçada com projeto aprovado pelo MIDR ‌

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o objetivo de avaliar e subsidiar estratégias voltadas para a restauração de sistemas naturais degradados, bem como a construção de respostas para a conservação e a sustentabilidade do semiárido brasileiro, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apoia, desde o ano passado, o projeto Restauração de Ecossistemas Ciliares Degradados no Semiárido Brasileiro (Redesab), estabelecendo uma parceria importante através do Termo de Execução Descentralizada (TED).

Desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Redesab realiza ações de preservação ligadas à bacia do Rio Paraíba. No Brasil, o semiárido atinge 12% do território nacional, e está presente em todos os estados do Nordeste. De acordo com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), na Paraíba, 194 dos 223 municípios são semiáridos. “O projeto está contribuindo de forma decisiva com dados que envolvem as matas ciliares com diferentes níveis de sucessão ecológica nas áreas de abrangência da bacia do Rio Paraíba. Estamos trabalhando de forma associada às tecnologias de produção vegetal e estratégias de difusão do conhecimento”, explica a coordenadora do projeto, Alecksandra Vieira de Lacerda.

O Redesab tem um cronograma inicial previsto para dois anos de atividades e se mostra como um projeto inovador. O grupo atua nos municípios de Sumé, Livramento e Serra Branca, no Cariri paraibano, e analisa ecologia de ecossistemas, de comunidades e de população em sistemas ecológicos com perfis diferenciados. Apesar de o clima do semiárido ser caracterizado por ser quente, seco, e com longos períodos de estiagem, sua biodiversidade é rica, e deve ser preservada.

Como explica Tiago Araújo, coordenador geral de Sistemas Produtivos Inovadores da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), vinculada ao MIDR, há um compromisso muito grande da pasta em evidenciar ações de manejo e gestão de recursos naturais no Semiárido brasileiro. “Queremos evidenciar os potenciais da biodiversidade nas estratégias de restauração ecológica em áreas ciliares. Nossa meta se reveste também em definir modelos importantes que podem impulsionar o desenvolvimento regional e garantir a qualidade de vida para os moradores do Semiárido brasileiro”.

Para ele, esse foco é relevante no momento em que as mudanças climáticas estão ampliando as perdas de qualidade ambiental. “Estamos ajustados aos pesquisadores para encontrar alternativas de convivência com as faixas de Semiaridez, garantindo ações estratégicas voltadas para o desenvolvimento territorial e de forma associada, protegendo a biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos”, finalizou Tiago.

Dentro dos laboratórios

Mas o trabalho vai muito além do campo. O projeto dispõe dos recursos do Laboratório de Ecologia e Botânica (Laeb) e do Viveiro para Produção de Mudas Nativas e Estudos de Ecologia e Dinâmica da Caatinga, onde são desenvolvidos estudos que envolvem as tecnologias de produção vegetal. Também presente na Paraíba, o bioma, apesar da escassez de água, conta com 11.036 espécies vegetais. O clima permite, inclusive, atividades extrativistas, como o cultivo de milho, feijão, cana-de-açúcar e umbu, que ocorrem no estado.

Segundo Alecksandra Lacerda, que também é professora doutora em Ecologia e Recursos Naturais da UFCG, o que é produzido dentro desses ambientes, se tornam ferramentas essenciais na promoção de ações voltadas à conservação e preservação.  “A partir dos conhecimentos gerados nesses espaços, buscamos promover ações estratégicas que envolvem biologia de conservação e restauração de ecossistemas degradados”, explicou.

Para ela, além do impacto social, a atuação na Bacia do Rio Paraíba contribui com dados que envolvem as matas ciliares com diferentes níveis de sucessão ecológica, a partir do acompanhamento e da observação dos processos de dinâmica de ecossistemas ciliares.

Diante de tamanha importância, o projeto conta com R$ 529 mil advindos do MIDR. “Estamos comprometidos enquanto Ministério, no âmbito da SDR, em apoiar ações voltadas para atender as demandas por soluções inovadoras mediante estratégias de conservação e restauração ambiental. Assim, estamos fortalecendo trabalhos voltados para o desenvolvimento regional assegurando crescimento econômico com responsabilidade ambiental”, declarou a secretária de Desenvolvimento Regional, Adriana Melo.

Rota da Biodiversidade

O Semiárido brasileiro se reveste em suas marcas regionais como detentor de grandes riquezas naturais em áreas ciliares e que vem se definindo como importantes impulsores de desenvolvimento regional. No entanto, as áreas atingidas pelo clima, há muito tempo, estão sendo castigadas com a degradação.

Conforme explica Alecksandra, os danos são causados, principalmente, pela ação humana, por meio da ocupação territorial indevida. “Muitos não entendem a dinâmica e a riqueza dos ecossistemas e dos recursos naturais, provocando assim a perda dos seus potenciais”, explica a pesquisadora.

Assim, o Redesab, se insere no âmbito do Programa Rotas de Integração Nacional do MIDR, com ênfase na Rota da Biodiversidade e, portanto, contribuirá para atender as demandas crescentes por soluções inovadoras no que diz respeito a valoração econômica e dos serviços ecossistêmicos da biodiversidade. “Nós ressaltamos aqui que o Redesab é um grande diferencial, porque contribui para atender demandas crescentes por soluções inovadoras, no contexto da valoração econômica e dos serviços ecossistêmicos da biodiversidade, mediante estratégias de conservação e da restauração ambiental”, finalizou Aleksandra.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro endossa candidaturas de prefeitáveis durante agenda no Sertão do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora e presidente estadual do PSD, Daniella Ribeiro, segue com a intensa agenda de convenções partidárias endossando candidaturas do grupo em diversos municípios do Sertão paraibano.

Neste último fim de semana, a parlamentar esteve na cidade de Sousa para referendar o nome de Helder Carvalho. Em seguida, Daniella participou de evento em Catolé do Rocha ao lado do prefeito e candidato à reeleição, Laurinho Maia. Já em Riacho dos Cavalos, o nome apoiado pelo grupo é de Arthur Vieira. Por fim, a senadora foi ao município de São Bento para endossar a candidatura pela oposição de Marcos Davi.

“O Sertão nunca nos decepciona. Pense em um povo alegre e contagiante! Obrigada, Sertão, pelo carinho de sempre! Estamos juntos rumo à vitória!”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Associação Cultural ‘Pop Rock Cristã’ declara apoio à candidatura de Mô Lima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), recebeu apoio de mais uma entidade cultural da Capital ao seu projeto de postulação na Câmara Municipal. A ‘Associação Pop Rock Cristã’ oficializou, durante encontro realizado nesta segunda-feira (16/09), cooperação à disputa eleitoral do parlamentar.

Músico de profissão e filho do multi-instrumentista Pinto do Acordeon, Mô Lima tem como foco do mandato a busca de investimentos e políticas públicas voltadas à classe artística da cidade

Sobre 

Mô Lima é cantor, compositor, musicista. É filho do saudoso Pinto do Acordeon, instrumentista, cantor, compositor e político brasileiro, natural de Conceição, no Vale do Piancó. Pinto foi eleito vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1997. Já Mô Lima, seguindo os passos do pai, em 2020 foi candidato a vereador, não obtendo êxito na disputa, onde alcançou quase três mil votos e ficou na suplência. Também ocupou o cargo de diretor na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Confira:

Continue Lendo