Nos acompanhe

Paraíba

Eleições 2024: Comissão inicia trabalhos de Auditoria da Votação Eletrônica na Paraíba

Publicado

em

A Justiça Eleitoral com o intuito de disseminar amplo conhecimento acerca da segurança da urna eletrônica e da garantia do voto do cidadão informa que já se iniciaram os trabalhos relativos à Auditoria da Votação Eletrônica. A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições de 2024 está prevista na Resolução nº 23.673/21-TSE e é responsável pela organização e condução dos trabalhos de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas, sendo presidida pelo Juiz Membro Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, por designação da presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas.

A Comissão de Auditoria de Votação Eletrônica foi constituída por meio da Portaria nº 235/2024 TRE-PB, subscrita pela presidente do Regional, desembargadora Agamenilde Dias.

A auditoria de urnas eletrônicas é um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 com o objetivo de testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica e demonstrar que a vontade do eleitor no seu exercício de cidadania está garantida por esta Justiça Especializada.

No dia 05 de outubro (véspera das Eleições), às 09:00 horas, na Sala de Sessões deste edifício-sede, a Comissão fará a definição de 23 (vinte e três) seções eleitorais dentre as 8.451 existentes na Paraíba, sendo as 20 (vinte) primeiras correspondentes às urnas eletrônicas que serão submetidas ao Teste de Integridade, conhecida como Votação Paralela e, as outras 3 (três), relativas à Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas no Dia da Votação por meio de Verificação de Autenticidade e Integridade dos Sistemas instalados nas urnas, a qual ocorrerá na própria seção eleitoral sorteada.

No dia 06 de outubro (dia das Eleições), no horário das 08:00 às 17:00, na Fundação Espaço Cultural, localizada na Rua Abdias Gomes de Almeida, nº 800, Tambauzinho, João Pessoa, será desenvolvida a Auditoria de Funcionamento das Urnas. Tal auditoria ocorrerá nas 20 (vinte) urnas definidas no dia anterior e consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente, sendo todo o ambiente filmado e fiscalizado.

O objetivo final é de que seja comprovada a coincidência entre os resultados obtidos nos boletins de urna e os relatórios emitidos pelo sistema de apoio à Auditoria de Votação Eletrônica, conforme as cédulas da auditoria e o registro digital dos votos apurados.

Resolução nº 23.673/2021-TSE, em seu art. 54, dispõe que os trabalhos de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas são públicos e poderão ser acompanhados por qualquer interessado.

Clique aqui para conferir a Portaria nº 235/2024 TRE-PB.

Continue Lendo

Paraíba

“Decisão da Nacional tem que ser respeitada”, diz Cabo Gilberto sobre PL na coligação de Nilvan

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e presidente regional do PL, Cabo Gilberto Silva, reagiu negativamente à decisão da Justiça Eleitoral em manter o PL na coligação encabeçada pelo candidato do Republicanos, Nilvan Ferreira, que disputa o comando da Prefeitura de Santa Rita nas Eleições 2024.

Segundo o parlamentar, o Partido não cumprirá a determinação e que a “decisão da Nacional tem que ser respeitada”.

O comentário de Cabo Gilberto foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Justiça decide por permanência do PL na coligação do candidato Nilvan Ferreira, em Santa Rita

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Diretório Nacional do Partido Liberal (PL) perdeu na Justiça a possibilidade de se retirar da coligação do candidato Nilvan Ferreira (Republicanos) que disputa o cargo de prefeito em Santa Rita, município localizado na Região Metropolitana de João Pessoa.

Segundo a decisão do juiz Gutemberg Cardoso Pereira, da 2ª Zona Eleitoral de Santa Rita, vale o que ficou decidido na Convenção partidária realizada ainda no mês de julho de 2024.

Observe-se que, ainda que se possível fosse validar a questionada RESOLUÇÃO, o ATO DA CONVENÇÃO PARTIDÁRIA, em questão, foi realizado em 29 de julho de 2024 – portanto DOIS (02) DIAS antes da lavratura da referida RESOLUÇÃO, e como os efeitos da mesma só passou a produzir eficácia, após a sua publicação – logo por uma questão LÓGICA E DE TÉCNICA JURÍDICA, A RESOLUÇÃO NÃO PODERIA ALCANÇAR O ATO JURÍDICO PERFEITO E ACABADO QUE REALIZADO FOI NO DIA 29 DE JULHO DE 2024”, diz a decisão.

Leia também: Defesa de Nilvan pede à Justiça Eleitoral que rejeite pedido do PL para deixar coligação

Leia também: Santa Rita: PL recorre à Justiça para sair da coligação formada por partidos de apoio a Nilvan

A coligação “Uma chance para o novo tempo” que tem Nilvan Ferreira como cabeça e chapa e João Júnior (PSB) como vice, é formada pelos partidos: Republicanos, Avante, PSB, MDB, Mobiliza, Solidariedade e PL.

Continue Lendo

Paraíba

João lamenta mentiras de candidatos sobre suposto envolvimento do crime organizado no pleito de JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), lamentou mentiras pregadas por candidatos sobre suposto envolvimento do crime organizado no pleito de João Pessoa.

Na última semana, os candidatos a prefeito Luciano Cartaxo (PSB), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (PSD/Podemos) se uniram, convocaram uma entrevista coletiva, falaram presença de crime organizado em território pessoense atrapalhando campanhas e foram até a sede da Justiça Eleitoral na Paraíba solicitar presença de tropas federais para o pleito 2024 na Capital paraibana.

Após os eventos, todos os candidatos foram convocados pela Justiça Eleitoral para uma reunião de emergência, através da qual a presidente do Tribunal Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, foi categórica ao deixar claro que a “a Justiça paraibana não se pautará por especulações”. A mensagem foi externada durante reunião com os prefeitáveis de João Pessoa nas Eleições 2024.

Leia também: “Justiça Eleitoral não se pautará por especulações”, diz presidente do TRE em reunião com candidatos

Confira o vídeo:

Continue Lendo