Nos acompanhe

Paraíba

Criador da Mônica, Maurício de Sousa recebe Título de Cidadão paraibano

Publicado

em

O governador João Azevêdo participou, na tarde deste domingo (28), no Centro de Convenções de João Pessoa, da solenidade de entrega do Título de Cidadania Paraibana a Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica. A comenda foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em setembro do ano passado, e sancionada pelo chefe do Executivo, poucos meses depois de o desenhista, cujos avós são paraibanos, participar da primeira edição do Imagineland. Na solenidade, Maurício, que nasceu em São Paulo, foi representado pela filha, a empresária Mônica Sousa.

Considerado um dos maiores desenhistas e cartunistas brasileiros, a visita de Maurício de Sousa à Paraíba ano passado teve momentos dignos de história em quadrinhos, quando conheceu familiares paraibanos graças a um trabalho do Governo da Paraíba por meio da inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública, um trabalho árduo de pesquisa que recuperou uma história que começou a ser escrita em 1910, quando os avós do cartunista deixaram o Estado rumo a São Paulo.

Durante a solenidade de entrega do Título de Cidadania Paraibana a Maurício de Sousa, realizada no Teatro Pedra do Reino, João Azevêdo externou sentimento de alegria pela homenagem ao criador da Turma da Mônica. “É uma alegria muito grande, neste momento, transformar Maurício de Sousa em irmão da nossa terra, ele que tem origem aqui na Paraíba. Quando a organização do Imagineland disse que Maurício seria homenageado, ele fez um pedido para descobrir as origens paraibanas dele. Colocamos a inteligência da Segurança Pública para fazer esse trabalho, que fizeram um trabalho belíssimo”, disse, fazendo referência ao encontro que o cartunista teve com seus familiares da Paraíba.

“E a entrega desse Título de Cidadania Paraibana a Maurício, proposto pelo deputado Eduardo Carneiro, coroa todo esse trabalho que foi feito ano passado”, observou o gestor paraibano, elogiando o árduo trabalho de pesquisa feita pela Polícia Militar para encontrar os familiares do cartunista aqui no Estado.
Em mensagem de vídeo, Maurício de Sousa agradeceu a homenagem da Paraíba. “Eu não pude estar aí com vocês recebendo esse título, mas a minha filha está aí com vocês e vai receber em meu nome o Título de Cidadão Paraibano”, acrescentou.

O deputado estadual Eduardo Carneiro, ao justificar a propositura, enalteceu o legado de Maurício de Sousa para o Brasil e a Paraíba. “Este é um momento importante para homenagear Maurício de Sousa, que leva cultura, entretenimento para a população brasileira. E a ocasião é bastante oportuna, já que estamos neste grande evento na Paraíba, que é o Imagineland”, afirmou.

Por sua vez, a empresária Mônica Sousa afirmou que, ao conceder o Título de Cidadania Paraibana ao seu pai, encerra-se a história da busca de Maurício de Sousa por seus familiares na Paraíba. “Mesmo sem esse título, o meu pai já se sentia paraibano desde o ano passado. Para ele e para todos nós, familiares, foi muito importante saber um pouco das raízes dele. A gente sabia que os familiares dele tinham vindo aqui da Paraíba, mas faltavam ainda algumas histórias para ser contadas. Estamos muito felizes com essa cidadania e ele se sente muito honrado”, agradeceu.

A solenidade de entrega do Título de Cidadania Paraibana a Maurício de Sousa foi prestigiada, ainda, pela primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins; pela presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; e pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado.

Logo em seguida, o governador João Azevêdo visitou as áreas de eventos do Imagineland, que chegou ao fim neste domingo, após três dias movimentando a Capital paraibana — evento considerado o maior da cultura pop no Norte-Nordeste. Durante a visita, João Azevêdo confirmou a Paraíba como sede da edição 2025 do Imagineland.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Princesa Isabel: candidato é acusado de agressão a agricultor: “me deu dois tapas no rosto”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a prefeito de Princesa Isabel, Edinaldo Melo, conhecido como Garrancho, está sendo acusado de agredir fisicamente o agricultor Nilson Fernandes dos Santos, morador do conjunto Aluísio Pereira. O incidente ocorreu na tarde deste domingo, após o agricultor questionar o candidato sobre um processo judicial em que Garrancho é acusado de manter um “gato” (ligação clandestina de energia).

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na delegacia de Princesa Isabel, Nilson foi agredido com tapas no rosto diante de sua esposa e filho, um bebê, de apenas 10 meses de idade. Além da agressão, o agricultor relatou ter sido ameaçado por um homem conhecido como Dal, que acompanhava o candidato. O indivíduo teria feito gestos sugerindo que estava armado, o que aumentou o clima de tensão.

“Estou nervoso. Eu estava com minha família jogando sinuca e após questionar o candidato, ele disse que iria esfregar minha cara no chão e depois me deu dois tapas no rosto e ainda fez ameaças a mim e a meu irmão. Estou me sentindo ameaçado e com medo. Se acontecer alguma coisa comigo e com meu irmão a política saberá quem foi”, relatou o agricultor.

Além das ameaças, o agricultor ainda relatou que os apoiadores de Garrancho ainda ficaram na frente da casa dele como gesto de intimidação.

Assustado, Nilson se dirigiu à delegacia, onde prestou depoimento. A Polícia Civil agora investiga o caso, que gerou grande repercussão na cidade. O candidato Edinaldo Melo ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande é destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Campina Grande foi um dos destaques do Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo (REM-F 2024), divulgado nesta semana. A Rainha da Borborema ficou em primeiro lugar, entre as médias e grandes cidades do Nordeste e entre as 200 primeiras do país, com mais eficiência nos serviços ofertados à população nas áreas de saúde, educação e saneamento, gastando menos recursos.

Campina aparece na posição 192 do ranking, entre os 5.281 municípios analisados, bem a frente da capital João Pessoa, que está na posição 1.429 e também a frente de todas as capitais do Nordeste.

Durante a participação na sabatina do Conselho Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (5), o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) falou sobre o tema e destacou os avanços que a gestão tem alcançado para garantir uma melhor qualidade de vida para a população.

“ Na saúde, ampliamos a cobertura da atenção básica para 99%, reformamos 75% dos postos de saúde existentes, ampliando o horário de atendimento e ampliando o leque de especialidades ofertadas, fruto de um trabalho árduo da nossa equipe. Na educação, ampliamos o número de vagas em creches, o número de escolas integrais, de escolas que ofertam ensino bilíngue. Tudo isso, nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, afirmou Bruno Cunha Lima.

Continue Lendo

Paraíba

“O juiz não deve ser protagonista”, manifesta advogado sobre princípio da ampla defesa ao cidadão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e mestre em Ciência Política, Luiz Pereira, utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (05/09) para manifestar a importância da prática do princípio da ampla defesa ao cidadão ao falar sobre o tema do ativismo judicial no Brasil.

“O ativismo judicial hoje talvez seja uma das ferramentas de maior gravidade no exercício da cidadania, na proteção do direito das pessoas. O juiz, em nenhum momento do processo, ele deve ser protagonista. A gente coloca esses personagens acima da lei, e isso tem causado prejuízo, porque quando você coloca na condição de que esses personagens eles são a representação do Estado, você precisa confrontar o poder do Estado – que é soberano – com o poder do cidadão que está diante da onipotência do Estado. Eu ‘tenho’ toda uma classe jurídica contra um cidadão, que tem restrições e limitações de formação, de cultura, financeiras. Veja que quando a gente fala de ativismo judicial, a gente consegue enxergar o quão nocivo pode ser a atuação de um juiz que ultrapassa o limite”, detalhou.

Lista Sêxtupla

Luiz Pereira é um dos advogados candidatos para a lista sêxtupla que será formada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), na disputa para o preenchimento da vaga de desembargador, por meio do Quinto Constitucional, destinada à advocacia no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A relação com os seis candidatos será encaminhada ao Poder Judiciário que irá definir a lista tríplice e encaminhar no mês de outubro ao governador João Azevêdo (PSB) para que o gestor faça a escolha.

Veja:

Continue Lendo