Nos acompanhe

Paraíba

MEC reunirá representantes da PB, PE e RN para consulta sobre criação da Universidade Indígena

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) promoverá diversos seminários voltados à escuta dos povos indígenas. Durante cerca de dois meses, a Pasta passará por 12 (doze) Estados brasileiros para consultar essa parcela da população, com a finalidade de subsidiar a criação, implementação e organização da universidade indígena. A iniciativa faz parte das ações do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria n° 350, de 15 de abril.

O MEC reunirá, em Recife (PE), na segunda-feira (15/07), representantes dos Estados da Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte para discutir o assunto.

Universidade Indígena – A criação de universidades indígenas e outras instituições de ensino superior (multicampi ou polos) é uma demanda antiga dos povos indígenas. Por meio delas, esses povos teriam garantia de gestão e de recursos para sua consulta e participação, em todas as etapas do processo de construção do projeto, com recursos humanos e financeiros adequados para seu funcionamento e sua manutenção, priorizando a atuação dos indígenas em seu quadro institucional. 

O pedido foi apresentado nas Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena (I e II Coneei), realizadas em 2009 e 2018. Essas são as instâncias máximas de consulta aos representantes dos povos indígenas e de espaço para proposições de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da Educação Escolar Indígena, em todas as esferas governamentais. 

Cronograma – Os encontros serão realizados em todas as regiões do Brasil, entre os dias 5 de julho e 11 de setembro de 2024, conforme o cronograma abaixo: 

Ordens dos Seminários 

Aglomeração de estados e regiões por seminário 

Local de realização do Seminário 

Regiões 

Data 

 

Bahia, Sergipe e Alagoas 

Salvador – BA 

Nordeste 

05/07/202 

 

Mato Grosso do Sul  

Campo Grande – MS 

Centro Oeste 

11/07/202 

3º 

Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte  

Recife – PE  

Nordeste 

15/07/202 

 

Ceará, Maranhão e Piauí 

 Fortaleza – CE 

Nordeste 

16/07/202 

 

Amazonas e Roraima  

Manaus – AM 

Norte 

22/07/202 

 

Amazonas 

Tabatinga – AM 

Norte 

25/07/202 

 

Amazonas 

São Gabriel da Cachoeira – AM 

Norte 

29/07/202 

 

Minas e Espírito Santos 

Belo Horizonte- MG 

Sudeste  

01/08/202 

 

São Paulo e Rio de Janeiro 

São Paulo – SP 

Sudeste 

02/08/202 

10º 

Mato Grosso  

Cuiabá – MT 

Centro Oeste 

08/08/202 

11º 

12 a 16/ 08 – Seminário no Encontro Nacional de Estudantes Indígenas -ENEI – UNB/Brasília 

12º 

Pará e Amapá  

Belém – PA 

Norte 

23/08/202 

13º 

Pará e Tocantins 

Santarém – PA 

Norte 

28/08/202 

14º 

Goiás e Tocantins 

Goiânia – GO 

Centro Oeste 

29/08/202 

15º 

Acre e Rondônia  

Porto Velho – RO 

Norte 

05/09/202 

16º 

Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.  

Iraí (Terra Indígena) – Rio Grande do Sul 

Sul 

11/09/202 

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Câmara Municipal de Monteiro é detido por crime eleitoral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara Municipal de Monteiro, vereador Idervaldo Campos Beliz (Republicanos), foi detido na manhã deste domingo (06/10). De acordo com a Polícia Militar, o parlamentar que concorre à reeleição no pleito de hoje, foi flagrado com material de campanha, dinheiro, e transportava vários eleitores de forma ilegal.

O juiz eleitoral da região de Monteiro lavrou o flagrante e conduziu todos os envolvidos até a delegacia, onde eles seguem prestando esclarecimentos. A PM afirmou que o vereador transportava ao menos oito eleitores.

O caso segue sob investigação.

Continue Lendo

Paraíba

“Exercendo a cidadania e votando por uma Campina melhor”, ressalta Jhony no momento do voto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Campina Grande pelo PSB, Jhony Bezerra, votou na manhã deste domingo (06/10) na Escola Normal, localizada no bairro Catolé. Ele estava acompanhado da família.

Em publicação feita nas redes sociais, o prefeitável destacou a importância do voto para o futuro da cidade.

“Exercendo a cidadania e votando por uma Campina melhor! Cada voto importa e faz a diferença no nosso futuro. Vote e exerça seu direito. Um ótimo domingo a todos e que Deus nos abençoe”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Ao lado de João Azevêdo, Cícero e Leo votaram na capital; prefeito demonstra confiança no pleito

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Ao lado do governador João Azevêdo e do vice-prefeito Leo Bezerra, o prefeito e candidato à reeleição Cícero Lucena votou na manhã deste domingo (6), no bairro do Bessa, em João Pessoa. Ele disse estar confiante em uma vitória em primeiro turno, como indicam as pesquisas de intenção de voto. O gestor também falou em “campanha propositiva e dever cumprido”.

“Mostramos aos eleitores a importância da parceria que temos com o Governo do Estado, que a cada dia a cidade está no caminho certo e pode avançar muito mais. Então, é com esse sentimento, com esse espírito que vamos agora exercer o nosso direito de eleitor. Estamos confiantes no trabalho realizado ao longo da campanha, com o apoio da militância, o apoio dos partidos que nos dão sustentação. As propostas de convencimento dos nossos eleitores e muito confiante nesse aspecto e vamos aguardar o resultado das urnas para que João Pessoa possa ter um futuro melhor”, projetou Cícero Lucena.

Cícero Lucena disse que, após o voto, vai visitar algumas seções de votações na capital e depois seguir para sua residência, em Intermares, para acompanhar a apuração dos votos. “Estamos tranquilos, com a consciência de quem fez uma campanha limpa, prooositiva de ideias e que temos as melhores e propostas para fazer essa cidade seguir no caminho certo. Esse trabalho vai continuar”, afirmou Cícero Lucena, que também teve a companhia da primeira-dama, Lauremília Lucena, e apoiadores.

O vice-prefeito Leo Bezerra votou no bairro dos Estados no final da manhã. Ele destacou o trabalho realizado na campanha, sempre propositiva e construída a várias mãos.

Pouco antes, no Jardim Oceania, o governador João Azevêdo votou na capital e disse que espera eleições tranquilas em todo o estado. De acordo com o chefe do Executivo Estadual, o estado tem um histórico de peleitos ordeiros e que o Governo da Paraíba está colaborando com grande aparato para garantir maior segurança e condições aos eleitores. “Que o povo possa ter tranquilidade para fazer suas escolhas, nas prefeituras e câmaras municipais de todo o estado”, aconselhou.

Continue Lendo