Nos acompanhe

Paraíba

Universidade atesta que Certificado de Mestrado de secretária de Educação licenciada de Cajazeiras é falso

Publicado

em

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), enviou documento à Câmara Municipal de Cajazeiras atestando que um certificado de revalidação de curso de mestrado apresentado pela então secretária de Educação de Cajazeiras, professora Corrinha Delfino, pré-candidata a prefeita da cidade pelo PP, é falso. “Informamos que o diploma de: Maria do Socorro Delfino Pereira são falsificações, pois a Universidade Aberta do Brasil da Unifesp não oferta cursos de Mestrado e atua exclusivamente com a oferta de cursos de Extensão e Especialização”.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

O Ofício 83/2024, assinado pela professora Denise Ayres, coordenadora geral da UAB/Unifesp, responde a um expediente enviado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cajazeiras, após aprovação de requerimento proposto pelo vereador Alysson Voz e Violão, para solucionar suspeitas surgidas depois que a professora Corrinha Delfino apresentou um suposto diploma de revalidação do curso de mestrado, que ela própria revelou ter cursado numa instituição dos Estados Unidos e reavaliado pelo sistema de São Paulo.

Em seu ofício, a coordenadora do sistema UAB/Unifesp, disponibiliza links de sites, inclusive do Ministro da Educação, comprovando que as instituições citadas pela professora Corrinha Delfino não oferecem cursos de mestrado, ficando, pois, impossibilitadas de realizarem a revalidação de referidos cursos. Especificamente sobre a situação da professora Corrinha, o ofício traz a seguinte informação: “No link Diplomas Unifesp ( < https://diplomas.unifesp.br/ >), é possível constatar que a aluna não se formou na Unifesp.”

A professora Denise Ayres chega a informar que existem outros pedidos de informação sobre revalidação de mestrados e foi aberta uma investigação para esclarecimentos de outras possíveis falsificações.

Em outros trechos do ofício, a coordenadora do sistema UAB/Unifesp se encarrega diretamente de desmentir informações dadas pelo professora Corrinha Delfino em emissoras de rádio em Cajazeiras e constantes do certificado falso apresentado pela mesma. “Reforço ainda que o DECRETO Nº 5.800, DE 8 DE JUNHO DE 2006 apresentado no diploma da aluna, logo abaixo da assinatura e nome da diretora de pós-graduação e da pró- reitora, dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB no Brasil, e não se refere ao curso específico na Unifesp”.

Outro desmentido diz respeito a autenticidade de assinatura do certificado apresentado, que não seria da coordenação da Unifesp. “A Profa. Dra. Simone Pereira Benck, que assina como Diretora de Pós-graduação e a Profa. Dra. Helena Takako Abe, que assina como Pró-reitora, não pertencem ao quadro”.

O presidente de Câmara Municipal de Cajazeiras, Eriberto Maciel, revelou que vai dar conhecimento do ofício recebido ao Tribunal de Contas, Ministério Público Federal e do Estado, além da Polícia Federal, para que o caso seja investigado e a falsificação do referido certificado de mestrado da ex-secretária de Educação seja desmascarada. Outro objetivo é sustar prejuízos aos cofres municipais com a incorporação de gratificação aos salários da professora Socorro Delfino que o certificado sem validade proporcionou.

Entenda o caso

Há cerca de dois meses, o ex-deputado Jeová Campos denunciou em Cajazeiras que a então secretária de Educação do município, professora Corrinha Delfino, pré-candidata a prefeita da cidade, teria utilizado um certificado de mestrado sem validade para aumentar seu salário no município; Mais recentemente, a própria professora Corrinha Delfino compareceu a uma emissora de rádio para apresentar o certificado de mestrado revalidado, o que teria ocorrido através do sistema composto pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade Aberta do Brasil (UAB); o curso teria sido feito numa instituição dos Estados Unidos.

O certificado apresentado gerou suspeitas pela ausência de símbolos próprios de diplomas oficiais. Após aprovação de requerimento, a Câmara Municipal encaminhou pedido de esclarecimento à Unifesp e agora recebeu ofício atestando a falsidade do certificado apresentado.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB disponibiliza mais de 400 vagas de emprego em 10 municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (8), oferta 417 vagas de emprego em 10 municípios paraibanos. O maior número de oportunidades se concentra em João Pessoa, onde serão disponibilizadas 121 vagas, com destaque para os cargos de pedreiro (8 vagas) e auxiliar de logística (7 vagas). As demais vagas estão distribuídas nos postos das cidades de Campina Grande, Bayeux, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Mamanguape, Cabedelo e Guarabira.

No posto Sine-PB e nas quatro unidades de atendimento localizadas em João Pessoa, ainda estarão disponíveis vagas para os cargos de servente de obras, auxiliar de cozinha, consultor de vendas, operador de máquinas fixas, em geral e eletricista, com cinco vagas disponíveis para cada cargo; para cozinheiro industrial, quatro vagas; e vendedor pracista (médio completo e possui CNH), também quatro vagas, e outras oportunidades em diversas áreas.

Na cidade de Campina Grande, serão 163 vagas, sendo servente de obras (25), pedreiro, vendedor pracista, carpinteiro e auxiliar de linha de produção (10 vagas para cada cargo), gesseiro e auxiliar administrativo (disponibilidade para trabalhar na cidade de Queimadas/PB) – (seis vagas para cada cargo) as profissões com o maior número de postos de trabalho disponíveis.

Já o Sine-PB em Santa Rita, vai oferecer 31 vagas de emprego, sendo cinco para operador polivalente da indústria têxtil, quatro para repositor, quatro para supermercados, três (para cada) para auxiliar de linha de produção, auxiliar de estoque e costureira de máquinas industriais, entre outras.

O Sine estadual em Patos terá 12 vagas. As vagas de destaque são para vendedor de comércio varejista e servente de obras, com duas vagas para cada cargo, já soldador, serralheiro, operador de caixa, serralheiro, encarregado de frios, encarregado de açougue, montador de estruturas metálicas e encarregado de hortifrutigrangeiros, contam com uma vaga para cada cargo.

Das nove vagas disponíveis em São Bento, para atendente de lojas e mercados são duas vagas, duas para atendente de lanchonete, enquanto vendedor interno, gerente de empresas comerciais, auxiliar de estoque, vendedor de comércio varejista e vendedor no comércio de mercadorias uma vaga para cada cargo.

No Sine-PB de Guarabira, serão ofertadas 41 vagas, das quais 30 para costureira em geral, 10 para costureira em geral com fundamental completo e uma para o cargo de tecnólogo em sistemas biomédicos.

Ainda há 13 vagas no posto Sine-PB – Cabedelo assim distribuídas: três vagas para controlador de pragas, auxiliar de carga e descarga de mercadorias, duas vagas para assistente de vendas, para auxiliar de limpeza, e para motorista de caminhão, servente de obras e supervisor de logística uma vaga para cada cargo.

Em Mamanguape, será ofertada uma vaga, para o cargo de diretor de estabelecimento de ensino superior privado.

Para o município de Bayeux, serão disponibilizadas 13 vagas, sendo cinco vagas para o cargo de consultor de vendas, quatro para repositor – em supermercados, duas (para cada) conferente de logística e entregador de gás (ajudante de caminhão).

Já no posto de Sapé 13 vagas são distribuídas para os cargos de auxiliar de limpeza, biomédico, balconista, gerente comercial, auxiliar de enfermagem, técnico em saúde bucal, supervisor de vendas comercial e mecânico de automóveis e caminhões, sendo uma vaga para cada cargo; recepcionista, em geral, são ofertadas três vagas e por último, operador de telemarketing ativo e receptivo, duas vagas.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Em parceria com Codevasf, Efraim destina mais de R$ 10 milhões em emendas para municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Cerca de 21 municípios paraibanos foram beneficiados com novos equipamentos e ações adquiridos por meio de recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Efraim Filho (União Brasil).

Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foram entregues nesta sexta-feira (05/07), 22 máquinas, 28 módulos sanitários e 35 cisternas. Os investimentos somam mais de R$ 10 milhões de reais.

As cidades contempladas foram: Sapé, Marcação, Pilõezinhos, Boa Vista, São Sebastião de Lagoa de Roça, Cajazeiras, Nazarezinho, Manaira, Pombal, Salgadinho, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Cariri, Sousa, São Mamede, Pedras de Fogo, Lagoa Seca, Pipirituba, Alcantil, Brejo do Cruz, Juru e Jacaraú.

“É assim, trabalhando que a gente consegue retribuir o carinho e a confiança que recebemos do povo da Paraíba”, destacou Efraim em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito entrega Hospital Veterinário de João Pessoa e destaca importância da causa animal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa ganhou seu primeiro Hospital Veterinário, inaugurado na tarde desta sexta-feira (5) pelo prefeito Cícero Lucena para fortalecer o cuidado com cães e gatos, prestando atendimento especializado. Durante solenidade de inauguração, marcada pela presença de tutores de pets, parlamentares e secretários municipais, o gestor destacou que a Prefeitura está montando uma rede de proteção animal – fortalecida pelo novo equipamento inaugurado em 11 meses, antes do prazo, colocando a cidade como referência do bem-estar dos pets.

“Em parceria com os cuidadores e protetores, sem dúvida nenhuma, João Pessoa hoje está equipada com essa atenção há algo que está sendo tão importante na nossa vida. Eu costumava dizer que antes o ser humano cuidava dos animais, hoje muitos animais cuidam da mente e do lazer do ser humano. Então, eu fico muito feliz, junto dos outros parceiros, para que a gente possa cumprir também esse papel. A qualidade de vida da gente é a soma de vários motivos e, sem dúvida nenhuma, a motivação do Pet hoje se faz presente em muitas vidas”, afirmou o prefeito.

O Hospital Veterinário, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (8) numa área de 1.200 metros quadrados. No local serão ofertados atendimento clínico geral para cães e gatos, consulta cirúrgica, consulta ortopédica, exames laboratoriais, cirurgias gerais de tecido mole, cirurgias ortopédicas, internamento, procedimentos ambulatoriais, consultas cardiológicas, oftálmicas e odontológicas.

Rede de proteção – “Uma obra que teve investimento de R$ 4,5 milhões para construção do prédio, mais R$ 600 mil de equipamentos e ainda terá um custo mensal de R$ 500 mil. Ele vem para fortalecer a nossa rede de proteção, com o Centro de Zoonoses, dois castramóveis, Clínica do Pet, além do Banco de Rações, cadastramento de protetores, substituição de veículos de tração animal para promover o bem-estar dos animais”, ressaltou Welison Silveira, secretário de Meio Ambiente de João Pessoa.

Recursos para manutenção – O deputado federal Mersinho Lucena assegurou, durante solenidade de inauguração, que o custo de aproximadamente R$ 6 milhões anuais para a manutenção do Hospital Veterinário estão sendo garantidos em Brasília. Ele ainda adiantou que vai se reunir com prefeitos da Região Metropolitana da Capital para que a população desses municípios também possam utilizar o equipamento. Serão mais R$ 2 milhões por ano para garantir mais essa assistência.

Estrutura e equipe – O hospital tem uma estrutura com espaços para recepção, sala de triagem, consultório para doenças infectocontagiosas, sala de internamento, ambulatório e recuperação anestésica, consultórios para atendimentos gerais, sala de raio x, sala de ultrassonografia, laboratório e dois centros cirúrgicos. O atendimento para consultas será das 8h às 17h.

A equipe é formada por três clínicos gerais, três cirurgiões para consultas e cirurgias, quatro médicos para internamento que irão trabalhar em regime de escala, uma médica ultrassonografista, dois anestesistas, um ortopedista e um patologista para atuar no laboratório de análises clínicas.

Homenagem – O primeiro Hospital Veterinário de João Pessoa homenageia Zélia Maria Dantas, que fundou a ONG Adota João Pessoa em 2013, salvando milhares de animais até os dias de hoje.

Um dia especial – A tutora de dois cães, Michelle dos Santos, compareceu a solenidade porque considera o momento especial e que é o início de uma nova era para os pets na cidade. “Esperamos e sonhamos esse hospital por muito tempo, acho que a vida inteira. Saber que agora podemos contar com tantos cuidados, que temos para onde ir numa urgência, num tratamento, é algo confortante e que não tem preço. Muito feliz”, comemorou.

Continue Lendo