Nos acompanhe

Paraíba

Ministra Esther Dweck realiza entregas do Imóvel da Gente e assina parceria de gestão na Paraíba

Publicado

em

Nesta terça-feira (2/7), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e o governador da Paraíba, João Azevêdo, participarão de solenidade de entregas do Programa Imóvel da Gente e da assinatura da parceria de inovação em gestão para a implementação de 33 soluções para o aprimoramento da gestão pública local. Além da ministra e do governador, estará presente no ato a presidenta da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos. Haverá coletiva de imprensa ao final do evento.

O Programa Imóvel da Gente é voltado para a destinação estratégica de imóveis da União para políticas públicas prioritárias, considerando a função social e ambiental, com diálogo federativo e com a sociedade, em benefício da população. As ações e áreas da União que serão cedidas à Paraíba são:

  • Obras para melhoria no acesso a praias de Cabedelo e João Pessoa
  • Estádio de futebol Francisco Figueiredo de Lima (Cabedelo /PB)
  • Hospital Regional Santa Filomena (Monteiro/PB)
  • Cessão do edifício do IPASE para a entidade União por Moradia Popular da Paraíba, no Minha Casa Minha Vida – Parcerias, beneficiando 50 famílias
  • Destinação de terreno para a entidade União Campinense das Equipes Sociais, no Minha Casa Minha Vida – Parcerias, beneficiando 40 famílias

Após a formalização do acordo de parceria, a ministra da Gestão receberá o Título de Cidadã Paraibana, na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Programa Nacional de Gestão e Inovação

A parceria em inovação inclui a implementação de soluções tecnológicas, apoio técnico e cursos da Enap nas áreas de licitações e contratos, orçamento e finanças, transformação digital. O objetivo é tornar o relacionamento e o uso das soluções mais efetivos, gerando economia de recursos e maior eficiência para o estado e para o cidadão. Essas ações fazem parte do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). Algumas soluções disponibilizadas são: prova de vida digital no sistema de previdência estadual; atendimento presencial para acesso a serviços do GOV.BR (Balcão GOV.BR); programa de liderança e trilhas de aprendizagem para servidores estaduais; e apoio na regulamentação de percentual mínimo de contratação de mão de obra constituída por mulheres vítimas de violência doméstica em contratos de órgãos públicos federais.

Continue Lendo

Paraíba

Arco Metropolitano: Governo do Estado acionará criminalmente responsáveis por notícias falsas na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria Geral do Estado, vai acionar criminalmente as pessoas e membros de grupos políticos locais que estão tentando levar pânico à população de Campina Grande, em um claro ato de terrorismo, espalhando nas redes sociais neste domingo (7) que o Arco Metropolitano Leste, obra fundamental para desafogar o trânsito de Campina Grande, estaria prestes a desabar colocando em risco quem trafega por suas vias.

O secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdeste Queiroga, tranquiliza a população de Campina Grande ao afirmar que um deslizamento ocorrido em parte do muro da ponte do Arco Metropolitano “é um fato isolado que não afeta em nada a estrutura do viaduto e que vai ser resolvido o mais rápido possível”. O secretário vai nesta segunda-feira visitar o local e já determinou agilidade e imediata correção.

“Estamos em contato permanente com a Construtora Cosampa, responsável pela obra com sua expertise e domínio de engenharia, para resolver a situação que, posso assegurar, não produz em absoluto nenhum risco à população de Campina Grande”, informou o secretário.

Em nota divulgada anteriormente, o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) negou qualquer instabilidade estrutural na obra do Arco Metropolitano de Campina Grande, espalhada nos meios políticos através de uma notícia rigorosamente falsa e irresponsável de que “as paredes da obra de implantação e pavimentação do arco metropolitano leste, que foi realizada dentro dos estritos padrões da ABNT, estariam desmoronando”.

O DER afirma que essa divulgação absurda, com o intuito de levar pânico à população e com interesses meramente politiqueiros, é um ato irresponsável diante de uma das maiores obras de mobilidade urbana realizadas na cidade nos últimos anos, que já beneficia, diariamente, mais de 650 mil habitantes de Campina Grande e sua região metropolitana.

O diretor de Planejamento do DER, José Arnaldo Souza Lima, tranquiliza a população e esclarece que “a obra do Arco Metropolitano atende, minunciosamente, as normas técnicas brasileiras, principalmente, no que diz respeito à solidez estrutural e a funcionalidade do projeto. Por outro lado, a equipe de fiscalização do DER-PB, como de costume, foi muito rigorosa no controle de qualidade dos serviços realizados pela empresa de engenharia responsável pela obra”, afirmou o dirigente do órgão.

Outro fato a ser destacado “é que a empresa Cosampa – Projetos e construções LTD ainda está presente na obra, concluindo os itens de dispositivos de drenagem para o direcionamento correto das águas pluviais, além dos serviços de paisagismo com o plantio de grama nos taludes dos aterros”, enfatizou José Arnaldo.

A obra tem o objetivo, segundo o DER, de retirar o tráfego de longa distância do centro da cidade, principalmente de caminhões; reduzir o tempo de deslocamento das pessoas e os índices de acidentes de trânsito; e garantir mais conforto e segurança à população que trafega pela região. Dentre os serviços executados no local estão a construção de um viaduto sobre a BR-104, pavimentação em concreto asfáltico, sinalização horizontal e vertical e colocação de defensas metálicas.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Camila e Efraim conseguem cozinha comunitária que vai garantir segurança alimentar em Guarabira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Crianças da Associação Anajô, em Guarabira, foram beneficiadas com 100 refeições diárias, dentro do programa Cozinha Solidária da Coca-Cola em parceria com a Gastromotiva. A iniciativa da parceria, que tem como objetivo a garantia da segurança alimentar através de uma cozinha comunitária, foi fruto do trabalho da deputada estadual Camila Toscano (PSDB) e do senador Efraim Filho (União Brasil).

“Estou muito feliz com essa parceria e ainda por saber que o surgimento da associação Anajô conta também com o trabalho de Zenóbio Toscano. É um projeto importante que trabalha com meninos e meninas da nossa Guarabira e que agora contará com esse reforço na segurança alimentar. Nosso agradecimento especial ao senador Efraim Filho que nos colocou como uma ponte pare que isso pudesse acontecer. Vamos continuar trabalhando muito, pois Guarabira e a Paraíba só tem a ganhar com isso”, destacou Camila.

O senador Efraim Filho disse que Guarabira tem esse perfil, que é uma cidade formadora de opinião, polo de desenvolvimento e irradiadora de influência. “E quando a gente quis buscar essa parceria, vimos Guarabira como sendo uma prioridade. Fomos construir junto com a deputada Camila, o prefeito Marcos, entidades que pudessem acolher esse projeto. E a Anajô é uma entidade que se encaixa nesse perfil, que acolhe essas crianças e a comunidade como um todo. Então com essa parceria da Gastromotiva e da Coca-Cola a gente consegue ajudar a transformar a vida de crianças”, disse.

O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola, Eduardo Dias, revelou que essa é a terceira iniciativa que a empresa traz para a Paraíba. “Começamos primeiro com a capacitação de jovens para o primeiro emprego, depois com o projeto chamado Escolas de Chuva que é para levar água para as escolas que sofrem com a escassez hídrica e agora com muita satisfação, a terceira iniciativa que é de combate à fome. Com parceria com a Gastromotiva, a gente já criou, já implementou várias dessas cozinhas solidárias no Brasil, chegando aqui em Guarabira. Então essa cozinha vai começar servindo cerca de 100 refeições diariamente, depois vai aumentando gradualmente”, afirmou.

Segundo Eduardo Dias, o projeto terá uma segunda parte, o de fortalecer o empreendedorismo feminino. “Então as cozinheiras que estão preparando as refeições aqui vão ser treinadas, capacitadas para que depois elas também possam produzir algum tipo de alimento, seja um bolo ou algum outro produto que elas possam utilizar depois para vender aqui localmente e gerar renda para essas mulheres também”, frisou.

Para o co-fundador da Gastromotiva, David Hertz, o projeto instalado na Anajô pode ser chamado de Gastronômica Social. “Nós já abrimos mais de 150 no país, em 10 estados. A Gastromotiva usa a gastronomia para a transformação social. A gente começa aqui na Anajô, distribuindo 100 refeições por dia, na maioria para as suas crianças, mas também para as famílias atendidas. São refeições nutricionais e saudáveis. E o que a gente pretende com esses 10 meses de projeto é treinar a organização para poder levar esse projeto à frente, para a gente poder montar um restaurante, quem sabe, saudável para a cidade”, disse.

A presidente da Associação Anajô, Josenilda Brito, agradeceu a iniciativa da deputada Camila Toscano e do senador Efraim Filho, além da Coca-Cola e da Gastromotiva. “A cozinha chegou pra nós como um grande presente. Esse projeto veio pra somar com tudo que a gente queria realizar através da Camila, através da Coca-Cola e o pessoal da Gastromotiva de São Paulo”, destacou.

Para o professor Ailton da Silva, a chegada do projeto e o início da parceria marcam esse dia histórico. “São pessoas que vêm a profissionalizar, agregar e fortalecer que essa oportunidade com a cidade de Guarabira. Tudo está viabilizado através da deputada Camila junto com o senador Efraim. A deputada já conhecia esse projeto através do seu pai, nosso querido e saudoso Zenóbio Toscano. Foram pessoas que foram fundamentais para a existência desse projeto”, frisou.

Também estiveram presentes no início do projeto o prefeito de Guarabira, Marcos Diogo e a ex-deputada e ex-prefeita, Léa Toscano.

Continue Lendo

Paraíba

Ministro do Esporte reinaugura Complexo esportivo e Centro de Convivência na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ministro do Esporte, André Fufuca, participou da reinauguração do Complexo esportivo e Centro de Convivência “Rivaldão”, no município de Patos, na Paraíba. O espaço, que atende diversas modalidades esportivas, passou por uma ampla reforma e modernização com o auxílio do Ministério do Esporte e do Governo Federal.

O ministro Fufuca elogiou a parceria entre os governos local e federal na execução da obra: “Esta parceria é extremamente positiva. É gratificante ver que os recursos destinados a Patos são bem utilizados, resultando em obras que beneficiam toda a população”, destacou.

O Complexo Esportivo conta com espaços para atender toda a comunidade e se tornou um ponto de encontro das famílias e esportistas da cidade, com áreas dedicadas ao skate, futebol de areia, vôlei, quadra de futsal e espaços de convivência.

Confira imagens:

Continue Lendo