Nos acompanhe

Paraíba

Campina Grande realiza 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias de Educação (Seduc), Assistência Social (Semas) e da Secretaria de Saúde, junto com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e Selo Unicef, realizou nesta sexta-feira, 28 de junho, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento aconteceu no Teatro Rosil Cavalcante e  reuniu membros das secretarias mobilizadores do Selo, representantes do Projeto Capoeira nas Escolas e adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca).

Segundo a articuladora do Selo Unicef em Campina Grande, Socorro Siqueira, o município se destacou no combate à evasão escolar. “Hoje mostramos à sociedade o que foi feito durante a gestão do prefeito Bruno, através das secretarias de Educação, de Assistência Social, da Saúde e também do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente. Uma das ações mais importantes que a gente desenvolveu foi a Busca Ativa Escolar, onde a gente tinha uma meta pelo Unicef para atingir 100% de rematrículas, ou seja, trazer aquela criança, aquele adolescente que estava fora da escola, para voltar à instituição, para voltar a estudar. Nós estamos muito felizes, porque ultrapassamos essa meta e atingimos 123% do índice de matrículas no nosso município, na Rede Municipal de Campina Grande”, avaliou.

A mobilizadora de Adolescentes do Selo Unicef, Laisa Feitosa, explica que o Selo Unicef atua engajando os adolescentes para a participação e o protagonismo nas pautas que debatem políticas públicas relacionadas aos direitos desse público. “Nossa ideia é mostrar para os adolescentes que os adultos acabam resolvendo, demandando questões da vida desses adolescentes. Então é sobre a participação, para que eles possam estar por dentro do que é discutido e que interferem no dia a dia, interferem nas políticas públicas, nas políticas sociais, na escola, no acesso à oportunidade de trabalho. O que fazemos é mobilizar e informar esses adolescentes, para que assim eles acabem propagando o que aprendem”, afirmou.

Para o adolescente Gustavo Campêlo, membro do Comitê de Participação de Adolescentes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a participação de meninos e meninas nas discussões que envolvem seus direitos é cada vez mais urgente. “Usamos uma frase muito pertinente dentro do nosso comitê que é: nada para nós sem nós. Então não tem sentido você falar de criança e adolescente sem elas estarem. É sempre importante ter essa participação, porque sem essa participação, a política não vai para frente. Isso eu digo sobre toda e qualquer política, porque da política da criança e do adolescente se constrói várias políticas. É um guarda-chuva. Deve ser fomentada essa participação, porque é dela que vão surgir vários outros ramos da sociedade”, disse.

Durante o evento, houve apresentação cultural da Banda Fanfarra 13 de Julho e foram apresentados os resultados alcançados pelo município por meio do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Cícero inspeciona obras do 1º Hospital Veterinário de João Pessoa e anuncia entrega para sexta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O primeiro Hospital Veterinário de João Pessoa, no Bairro dos Estados, está recebendo os últimos serviços para ser inaugurado ainda nesta semana, colocando a causa animal em João Pessoa no seu momento mais importante. Nesta segunda-feira (1°), o prefeito Cícero Lucena inspecionou os trabalhos no local, e anunciou que o equipamento deve ser entregue na sexta-feira (5), com toda estrutura completa para iniciar os primeiros atendimentos.

“Passando, mais uma vez aqui no Hospital Veterinário, para ver a sua conclusão e podermos entregar na próxima sexta-feira. Vendo a qualidade do serviço, a eficiência da equipe, já vamos iniciar as instalações dos equipamentos. Isso me deixa muito feliz por estar cumprindo um compromisso com a cidade de João Pessoa. Com muito trabalho, muita dedicação e muita ação, João Pessoa será cada vez melhor”, afirmou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, disse que não só a edificação está ficando pronta, como todos os equipamentos, maquinários e insumos já estão sendo preparados para a montagem, com o objetivo de que os atendimentos comecem a funcionar de imediato.

“A Secretaria de Meio Ambiente está fazendo a seleção da empresa que vai fazer a gestão do Hospital Veterinário, tanto a gestão de pessoas quanto de fornecimento de equipamentos e insumos. Então, esse contrato está sendo finalizado esta semana para que ainda, daqui para sexta-feira, a gente possa estar inaugurando o Hospital Veterinário em pleno funcionamento, com máquinas e equipamentos, pessoal capacitado, experiente e treinado, já fornecendo um serviço de qualidade para a população de João Pessoa”, afirmou o secretário.

O Hospital Veterinário terá um custo operacional estimado em R$ 300 mil por parte da Prefeitura de João Pessoa. A expectativa é de que sejam realizados cerca de mil atendimentos e três mil procedimentos mensais. Esse equipamento chega para fortalecer a causa animal da Capital, que já conta com a Clínica do Pet, inaugurada na atual gestão, no Centro, além do Castramóvel e programas como o Banco de Rações.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Governo Federal reconhece situação de emergência no Município de Cajazeiras

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (01/07), a situação de emergência em três cidades que enfrentam um período de estiagem. A portaria com a medida foi publicada em edição do Diário Oficial da União (DOU).

Para conferir todos os detalhes, acesse o link abaixo:

Portaria n° 2.321

Estão na lista os municípios de Olho D’Água do Casado, em Alagoas; Cajazeiras, na Paraíba, e Alexandria, no Rio Grande do Norte. Com a medida, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Obra de mobilidade urbana que já deveria está pronta”, diz Cabo Gilberto ao fiscalizar ações em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) seguindo a rotina de fiscalização das obras do Governo do Estado da Paraíba, uma vez que são realizadas com verbas públicas, voltou a cobrar celeridade na finalização dos trabalhos.

O parlamentar visitou as obras de mobilidade urbana que interligarão a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ao bairro Bancários e constatou morosidade no prazo para entrega que, conforme registrou, não mais aparece na placa instalada no local.

Obra de mobilidade urbana que já deveria está pronta. Infelizmente também está a passos de tartaruga“, afirmou Cabo Gilberto.

Confira o vídeo:

Continue Lendo