Nos acompanhe

Paraíba

Vereador vítima de ataque de abelhas morre e Câmara de Itabaiana decreta ‘Luto Oficial’

Publicado

em

O vereador Arnaldo Segundo, do Município de Itabaiana, localizado no Agreste paraibano, faleceu na quarta-feira (26/06) em decorrência das complicações de saúde após ser atacado por abelhas ainda na primeira quinzena do mês de maio quando estava em uma propriedade rural pertencente à família.

De acordo com relatos de testemunhas, no dia 11 de maio, o parlamentar estava operando uma máquina pesada quando bateu em uma árvore onde as abelhas estavam em uma colmeia de onde saíram e iniciaram o ataque ao vereador.

Leia também: Vereador vítima de ataque de abelhas segue internado em estado grave no Hospital de Trauma em JP

Arnaldo Segundo era casado e deixa dois filhos.

A Câmara Municipal de Itabaiana emitiu uma ‘Nota Oficial’ e decretou luto por três dias. Confira:

A Câmara Municipal de Itabaiana, através de seu Presidente, vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do Vereador Arnaldo de Arruda Barbalho Segundo, ocorrido nesta data.

O Vereador Arnaldo de Arruda Barbalho Segundo dedicou sua vida pública ao serviço da comunidade itabaianense, sempre com um alto grau de qualidade e dedicação inestimável. Sua conduta íntegra e respeitável fez dele um membro exemplar deste Parlamento Mirim, cuja ausência será sentida por todos.

Em respeito à sua memória e em solidariedade à dor de seus familiares, a Câmara Municipal de Itabaiana decreta luto oficial por 3 (três) dias, a partir desta data.

Externamos nossos sentimentos à família enlutada, certos de que seu legado de serviço público permanecerá como exemplo para todos nós.

Itabaiana-PB, 26 de junho de 2024.

Suelyo Rogério – Presidente da Câmara Municipal de Itabaiana

Continue Lendo

Paraíba

“Pagar para trabalhar é uma palhaçada”, diz Ruy sobre cobrança de taxa aos personal trainers

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano Ruy Carneiro (PSC/Podemos) reafirmou que seguirá unido aos profissionais da Educação Física e personal trainers que estão, praticamente, sendo obrigados a pagar para trabalhar por causa da cobrança de taxas implantadas por proprietários de academias para que os profissionais possam dar aulas presenciais aos seus respectivos alunos.

Ruy Carneiro apresentou o Projeto de Lei (PL) 2397/24 na Câmara dos Deputados, que permite o acesso dos personal trainers em academias, clubes e similares sem custo.

O parlamentar considera a cobrança injusta, até porque “muitos desses profissionais conseguem alunos para as academias, além de promoverem saúde e qualidade de vida, sem atrapalhar a dinâmica do local“.

“Pagar para trabalhar é realmente uma palhaçada”, frisou Ruy Carneiro.

Confira o vídeo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ruy Carneiro (@ruy.carneiro)

Continue Lendo

Paraíba

UFPB retoma atividades acadêmicas e decide nesta semana sobre recuperação do calendário prejudicado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, na sexta-feira (28/06), Ofício-circular (nº 168/2024) em que anuncia, para segunda-feira, 1º de julho, o retorno das atividades acadêmicas do calendário letivo 2024.1 que haviam sido paralisadas pelos docentes que aderiram à greve da categoria.

A Pró-reitora de Graduação, professora Silvana Maciel, disse que a PRG recebeu ofício da Diretoria Executiva da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB) informando sobre o final da greve da categoria docente da UFPB e retorno das atividades dos professores que haviam realizado paralisação.

O ofício da PRG informa que as aulas da graduação ministradas pelos docentes que não aderiram à greve prosseguem normalmente, conforme programação dos componentes curriculares para o semestre letivo vigente e plano de aula inserido no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA);

Já as aulas da graduação ministradas pelos docentes aderentes ao movimento grevista reiniciam em 1º de julho de 2024 (segunda-feira), em face do fim da greve da categoria.

Ainda segundo o comunicado, a PRG submeterá proposta de reposição das aulas dos componentes curriculares afetados pelo movimento paredista para apreciação do Consepe. A reunião em que os conselheiros debaterão o assunto está prevista para a quinta-feira (4).

O comunicado ressalta, ainda, que a reposição de aula é uma medida administrativa necessária para o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (Lei nº 9.394/1996), que estabelece a obrigatoriedade das instituições de ensino de assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aulas determinados na legislação.

Continue Lendo

Paraíba

Ministro desembarca na Paraíba e lança programa ‘Novo Viver sem Limite’ para inclusão de PcD’s

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, desembarca no Estado da Paraíba, nesta segunda-feira (1º/07), para confirmar a adesão do Governo Estadual ao ‘Novo Viver sem Limite’, política pública da gestão Federal com cerca de cem ações para garantir cidadania e inclusão das pessoas com deficiência.

Na Paraíba, a cerimônia de assinatura do Termo de Adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite acontece em João Pessoa, na sede da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).

Além do titular do MDHC, o evento conta com presença da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, conselheiros estaduais e municipais dos direitos das pessoas com deficiência, gestores, lideranças representativas do segmento das pessoas com deficiência e movimentos sociais.

Avanço

Até o momento, três estados aderiram à política pública: Piauí, Bahia e Maranhão. Outras unidades federativas estão recebendo orientações e apoio técnico sobre o processo de adesão. Por meio do Novo Viver sem Limite, o Governo Federal já garantiu o reajuste de 35% no valor do custeio dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), o aumento de vagas para pessoas com deficiência no Concurso Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o reconhecimento de 82 iniciativas culturais idealizadas por e para pessoas com deficiência.

Continue Lendo