Nos acompanhe

Paraíba

Enfermeira da Secretaria de Saúde de Campina Grande atua na operação da Força Nacional do SUS no RS

Publicado

em

Uma enfermeira de Campina Grande está atuando na Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNS) no Rio Grande do Sul (RS). Ann Gracielle faz parte da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria de Saúde de Campina Grande e foi convocada para trabalhar na Missão Enchentes RS da FNS. A profissional está no Hospital de Campanha de Novo Hamburgo, Canoas e Pelotas (HCamp).

“Além do atendimento geral à população de Canoas-RS, estamos em equipes volantes que circulam pelas áreas de maior vulnerabilidade, por ambulância terrestre ou embarcações, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem realizando atendimento, ainda alguns resgates e quando necessário removendo para hospitais ou abrigos”, relatou.

Mais de 7.500 pessoas se inscreveram na Força Nacional do SUS para atuarem na Missão Enchentes no RS. “Meu trabalho é prestar assistência de Enfermagem no acolhimento e escuta qualificada, classificação de risco, atendimento na sala de estabilização e administração de medicamentos, curativos, orientações em saúde, visita domiciliar em equipes volantes na busca ativa de populares desassistidos em suas necessidades humanas básicas onde a demanda da atenção primária e secundária está reduzida”, explicou.

O trabalho consiste em sua maioria em atendimento classificado como verde ou azul de acordo com a classificação de risco, mas também há atendimento de urgência e emergência como Infarto Agudo do Miocárdio, desidratação grave em criança, quadro de infecção decorrente da exposição ao ambiente insalubre dos abrigos e suas repercussões por falta de condições ideais de higiene, conforto e aglomeração de pessoas, exposição a áreas contaminadas, alguns casos de leptospirose, dermatites, doenças diarreicas agudas, infecções do trato respiratório, crises hipertensivas, diabetes descompensadas, crises de ansiedade e emergências odontológicas.

Emocional – Essa é a quinta Missão Enchentes no RS. A equipe da qual Ann Gracielle faz parte chegou ao Rio Grande do Sul em 17 de junho e retorna no dia 1 de julho. Além dela, dois profissionais paraibanos de João Pessoa também integram a missão. “Estamos bem acolhidos pela logística da FNS-MS, com serviço de psicologia, horários de atendimento em plantão e descanso, alojamento, condições de baixas temperaturas, horários incertos de alimentação, adaptação às variações climáticas, saudade da família, da rotina, do São João, mas nada disso é dificuldade nem motivo de desânimo para mim pois aqui estou vivenciando de perto o que é uma calamidade pública de uma catástrofe sem precedentes, e nada do que estou privada se aproxima das dificuldades e desafios dessas pessoas”, relatou.

A enfermeira relatou ainda que as temperaturas estão muito baixas e que as equipes ficam de prontidão para necessidade de evacuação, além de trabalharem também em outras atividades. “O que agrava toda complexa situação é a dor emocional que potencializa as relações da população com o sentimento de perda, sejam elas materiais, emocionais, perda de identidade em sua literalidade. O prejuízo técnico ocasionado fez com que pessoas deixassem de fazer uso de seu medicamento contínuo para hipertensão, diabetes (perderam tudo, até as receitas, documentos, memórias, pertences, vestimentas). Com as doações que vieram de todas as partes, inclusive medicamentos, essa situação tem sido contornada. Após o atendimento os pacientes saem com a medicação do tratamento em mãos […] Até o acolhimento que a equipe de saúde faz, alivia a ansiedade, traz esperança e renova as energias com o sentimento de recomeço, resiliência e força”, comentou.

Experiência – Ann é enfermeira, possui diversas especializações, foi professora dos cursos de enfermagem da UFCG e da UEPB, atuou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Campina Grande (SAMU 192) desde o início, onde foi instrutora do Programa de Educação do Trabalho (PET), trabalhou no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) e no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes. “Agradeço a Deus pela oportunidade de usar toda minha experiência em prol de uma ajuda humanitária como missão. A sensação de ajudar tem um duplo sentido, pois na verdade, as pessoas que ajudo estão me ajudando a me tornar um ser humano melhor”, finalizou.

Balanço da missão – Desde o dia 5 de maio, mais de 14 mil atendimentos já foram realizados pela FNS no estado gaúcho. De acordo com o mais recente balanço do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Rio Grande do Sul, a Força Nacional do SUS realizou 3,5 mil atendimentos volantes, 597 atendimentos indígenas, 371 atendimentos psicossociais e 66 remoções aéreas.

O Ministério da Saúde mantém quatro hospitais de campanha no estado e enviou 138 tipos 138 tipos de medicamentos de alto custo e estratégicos e 86,3 mil ampolas para intubação orotraqueal, além de 600 doses de imunoglobulina e 1.140 frascos de diversos soros, como antielapídico, antibotrópico, anticrotálico, antiveneno lonomia, antirrábico humano e antitetânico. Os kits são suficientes para atender até 150 mil pessoas pelo período de 30 dias, segundo o Ministério da Saúde. Nos abrigos, 21,2 mil pessoas foram vacinadas contra Influenza, e foram entregues cinco mil doses de Hepatite A pediátrica e 1,5 mil doses de Hepatite A.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

PMCG emite ‘Nota Oficial’ sobre supostos ataques de homens encapuzados no Parque da Criança

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, emitiu uma ‘Nota Oficial’ esclarecendo, ao público em geral, não ter sido notificada acerca da presença e “abordagens de homens encapuzados junto aos usuários do Parque da Criança“.

Na mesma Nota, a PMCG ainda reforça “o compromisso de solicitar que os órgãos competentes reforcem a segurança na parte interna do Parque da Criança e colocamos a secretaria à disposição para quaisquer outras denúncias”.

Confira a íntegra da ‘Nota’:

Nota – Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Sobre a denúncia feita em relação às supostas abordagens de homens encapuzados junto aos usuários do Parque da Criança, a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Campina Grande vem a público esclarecer que, em momento algum, a gerência do parque foi notificada sobre tais atos criminosos.

Ainda lembra que, em alguns casos, tais atos acontecem nas proximidades do parque e o mesmo acaba sendo referência de localização na hora de situar os ocorridos. De toda forma, reforçamos o compromisso de solicitar que os órgãos competentes reforcem a segurança na parte interna do Parque da Criança e colocamos a secretaria à disposição para quaisquer outras denúncias. Nossos contatos são o telefone 3322-8731 e o instagram @sejel.cg.

Continue Lendo

Paraíba

Tardezinha Inclusiva realiza Arraiá da Inclusão com trio de forró Maria Sem Vergonha, neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A 31ª edição da Tardezinha Inclusiva, que acontece neste domingo (30), vai realizar o Arraiá da Inclusão, com uma festa típica do período junino. Realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz, a Tardezinha acontece no Centro Cultural de Mangabeira, a partir das 14h.

“A Tardezinha Inclusiva é um dos nossos grandes e importantes projetos de inclusão social pela arte que desenvolvemos há dois anos e seis meses. Temos feito um trabalho com as famílias, com as crianças autistas, de maneira que elas hoje se sentem totalmente integradas ao nosso projeto. Durante a Tardezinha, elas se expressam, mostram o domínio que têm das linguagens artísticas e ainda interagem com outras pessoas”, observou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele afirmou que, neste momento, a Fundação está comemorando o São João e não poderia deixar de promover um evento junino para as famílias das crianças autistas e para as próprias crianças. “Daí a importância de convidarmos e levarmos o trio Maria Sem Vergonha para esta festa”, frisou.

A presidente da APA, Hosana Carneiro, afirma que a Tardezinha Inclusiva do mês de junho, como é de costume, trará a temática do São João, com as famílias vestidas para as festas juninas. “Estamos no terceiro ano do nosso São João e sabemos que toda mãe e todo pai têm a alegria de ver seus filhos se apresentando, se divertindo, curtindo e esse é o nosso objetivo. A intenção da Tardezinha Inclusiva é justamente trazer a cultura para perto dos nossos autistas e assim fazer a inclusão deles”, disse.

Nik Fernandes, uma das organizadoras da Tardezinha Inclusiva, também afirmou que esta edição do evento é sempre muito esperada pelas famílias atípicas, e lembra que, a cada ano, a equipe comemora a diferença na evolução das crianças.

“Elas querem botar roupa xadrez, ouvir músicas juninas. Por isso, estamos preparando uma Tardezinha verdadeiramente nordestina, com uma troca de riqueza cultural muito grande. Também temos um repertório e decoração voltados ao tema junino, sempre respeitando os limites sensoriais em relação à quadrilha improvisada, às músicas”, afirmou, lembrando que, além das crianças, a quadrilha vai reunir seus familiares.

Programação – A abertura ficará por conta do grupo Difers de Hiphop. Em seguida, a Turma Tá Blz, com a cantora Nik Fernandes e o DJ Jhony Fernandes, comandam uma playlist com muito forró e músicas juninas para alegrar a criançada e suas mães.

A quadrilha do Mickey e da Minnie, será improvisada e todos poderão participar juntamente com o Guardião do Espaço, Buzz Lightyear, do Toy Story, Nay e a dupla de palhaços Baba Baby e Kika.

A Tardezinha também terá oficinas de slime, pintura facial e com a psicopedagoga Jacyanne lelpo; oficina de artes com Escola Impactus; oficina de trancista com Tranças da Vinh; clínica de estética para as mães sob o comando de Estela Fernandes.

Tudo isso, sem contar com os brinquedos infláveis, Cabana Bakana com sorteios, Dental Center com procedimentos, oficina do Grupo Bellas Artes, Escola Técnica São Vicente de Paula, adoção de pets. sorteios de brindes, Comedoria do Cabeça, Hoshi Sushi e Karla Maia Studio de Beleza.

Haverá ainda apresentação do Coral de Flautas de Autistas com músicas regionais, regido pelo maestro e professor Ray, Coral de Flautas Cris. O encerramento será com o trio pé de serra Maria Sem Vergonha para fechar o Arraiá da Inclusão.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB apresenta nova versão de IA para otimizar processos de fiscalização e controle interno; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No avanço da transformação digital, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) anuncia nesta sexta-feira (28), por meio do seu presidente conselheiro Nominando Diniz Filho, o lançamento da nova versão da robô Turmalina com Inteligência Artificial (AI), uma ferramenta inovadora que visa otimizar os processos de fiscalização e controle interno. Link: https://turmalina.tcepb.tc.br/

“A atualização da Robô Turmalina com uso de Inteligência Artificial ( IA)  representa um marco significativo na modernização e eficiência das atividades realizadas pelo TCE-PB”, destacou Nominando Diniz.

Parceria – A Robô desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, com tecnologia de ponta, agora conta com nova visualização e navegação intuitiva e dinâmica. Ela foi desenvolvida para verificação automática de portais de transparência dos municípios da Paraíba, para avaliar a disponibilidade das informações exigidas por lei.

A transparência da gestão pública é um dos pilares da Lei de Responsabilidade da Gestão Fiscal (LC 101/2000) que assegura a liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos de acesso público.

 outra novidade da ferramenta é quanto ao layout responsivo, ou também conhecido como flexível, é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). Ao acessar a página responsiva, o usuário interage com um conteúdo mais leve para o aparelho, com menor consumo de dados e carregamento mais rápido.

Diariamente a Robô Turmalina visita os 223 municípios paraibanos. Ela é capaz de analisar no período de 24 a 48 horas todos os municípios e emitir um relatório. A nova versão mostra, no início, um mapa dos municípios paraibanos discriminando a pontuação nas cores em ouro, prata, bronze e em azul, quando a cidade visitada não atende a ferramenta.

Com a atualização, a robô Turmalina é capaz de processar um volume ainda maior de informações de maneira ágil e precisa, contribuindo para a identificação de possíveis irregularidades com maior eficácia. Além disso, a robô Turmalina foi aprimorada para garantir a segurança e a integridade dos dados manuseados, atendendo aos mais altos padrões de governança e compliance exigidos em um órgão de controle como o TCE-PB.

Turmalina é nome de pedra preciosa e também de um robô fiscal (inteligência artificial) criado pelo Tribunal de Contas da Paraíba, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, para analisar cada um dos Portais de Transparência dos órgãos e entidades públicas sob a jurisdição do TCE-PB.  Ela visa aprimorar a coleta, análise e apresentação de dados relevantes para as atividades de fiscalização e auditoria realizadas pelo Tribunal de Contas.

Continue Lendo