Nos acompanhe

Paraíba

Cícero e Leo entregam USF da Torre, prédio do Cartão do SUS e marcam 60 equipamentos de saúde requalificados

Publicado

em

Seguindo o planejamento de recuperar todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital, para oferecer melhores condições de atendimento aos usuários e trabalho aos colaboradores, o prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (20), a USF da Torre, juntamente com o prédio de que a população utiliza para atendimentos do Cartão do SUS. Agora são 60 equipamentos de saúde completamente reestruturados pela gestão municipal.

“Nós estamos trabalhando para que a nossa saúde dê a qualidade de atendimento que a população merece e que precisa. Fazer a reestruturação das Unidades Básicas de Saúde, das equipes de Saúde da Família, dotando de mais equipamentos e melhores condições de trabalho, de atendimento, é o nosso compromisso de fazer uma saúde pública que cumpre o seu papel para a população. E sem dúvida, aqui também a retirada do cartão SUS é algo que nos ajuda a ter um controle sobre a demanda populacional”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, disse que, nesse planejamento, a Prefeitura também vem recuperando hospitais, a exemplo do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Hospital do Valentina, com novas salas de raio X, abertura de novos leitos, além da ampliação da assistência, a exemplo da hemodinâmica no Hospital Santa Isabel. Esse olhar, de acordo com o secretário, está mudando, para melhor, a qualidade da saúde pública na cidade.

“O prefeito costuma dizer que ele não pegou a rede de saúde do zero, ele pegou no negativo. Ele teve um trabalho muito grande, muito árduo, para chegar no básico, no mínimo que ele desejava. A gente pegou tudo muito sucateado, porque anteriormente se priorizou construção, mas deixaram de estruturar os equipamentos que atendem a população na base. E é por isso que hoje nós estamos com centros cirúrgicos novos. As cirurgias, que hoje em 15 dias são realizadas, antes as pessoas esperavam mais de 45. Enfim, são muitos avanços”, afirmou o secretário.

Intervenções na USF – Troca de todas as telhas, o reforço e recuperação do madeiramento, que dá sustento, revisão na elétrica, hidráulica, troca de todas as esquadrias de porta, janela de alumínio, pintura geral da unidade, revitalização do piso, climatização e pontos de logística da internet. O investimento foi de R$ 350 mil.

“Todo mundo gosta de ser bem atendido, de chegar em uma unidade de saúde nova, organizada. E, aqui, eu tô vendo que fizeram tudo bem feito. Dá gosto entrar e receber o atendimento”, afirmou o aposentado Manoel Gildásio.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

TJPB determina rescisão de todos os contratos de servidores temporários em Araruna

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O desembargador José Ricardo Porto determinou uma série de medidas em relação aos contratos temporários realizados pelo município de Araruna. Pelo cronograma estabelecido na decisão, o município tem até o final de junho/2024 para rescindir todos os contratos temporários, deixando de prorrogá-los ou firmar novos contratos em relação a todos os contratados (independente da função) que foram admitidos há mais de dois anos.

Deverá também se abster de firmar novos contratos temporários por excepcional interesse público, cujos prazos de vigência ultrapassem ou venham a ultrapassar os prazos máximos de contratação (incluída a prorrogação) previstos no artigo 3º da Lei Municipal nº 37/2014. O município terá ainda de realizar a contratação (via licitação ou procedimento de dispensa) de instituição organizadora de concursos públicos com experiência e boa reputação, seguindo as diretrizes da Ação Conjunta MPPB e Famup para a realização de concursos públicos, para em seguida lançar edital de concurso público, realizar suas etapas e homologar seu resultado final até a data de 30/11/2024.

O desembargador também determinou a redução da quantidade de contratados temporários de forma gradual (preservando a continuidade do serviço público) da seguinte forma: diminuir em 50% em relação ao número inicial as quantidades desses contratos temporários até a data de 30/05/2024; diminuir em 75% em relação ao número inicial as quantidades desses contratos temporários até a data de 30/07/2024; e diminuir em 100% em relação ao número inicial as quantidades desses contratos temporários até a data de 31/12/2024, prazo este que corresponde a 30 dias após a data limite para a homologação do resultado final do concurso público recomendado.

Conforme a decisão, o município de Araruna deverá se abster de realizar novas contratações temporárias por excepcional interesse público (de qualquer função) que não respeitem todos os termos da Lei Municipal n° 37/2014, a Constituição da República e, especialmente, os termos fixados pelo STF no tema n° 612 de repercussão geral, bem como diminuir o desproporcional número total de contratados temporários (442), consideradas todas as funções, até a data de 31/12/2024, prazo este que corresponde a 30 dias após a data limite para a homologação do resultado final do concurso público recomendado.

José Ricardo Porto determinou as medidas no Agravo de Instrumento nº 0808350-13.2024.8.15.0000 manejado pelo Ministério Público Estadual. Segundo o MPPB, a prefeitura de Araruna vem continuamente prorrogando contratos temporários ou celebrando contratos em sequência com as mesmas pessoas, de modo que inúmeros contratos, na prática, apresentam prazos de vigência bem superiores ao prazo máximo de 1 ano, prorrogável por igual período. Informa ainda que o último concurso público realizado pela prefeitura de Araruna remonta aos anos de 2009/2010 (ou seja, há cerca de 14 anos), bem como que o número de contratos temporários aumentou expressivamente, somados à recalcitrância da edilidade em resolver administrativamente tais ilegalidades.

“Enxergo a plausibilidade jurídica das alegações do recorrente, ao tempo em que também visualizo o periculum in mora, tendo em vista que o erário municipal está sendo obrigado a suportar ônus com o pagamento de vencimentos a funcionários admitidos ao arrepio da lei no serviço público, sem que tais pessoas tenham sido avaliadas como as melhores para ocuparem cargos públicos, através de concurso, que é a regra constitucional”, frisou o desembargador José Ricardo Porto ao deferir os pedidos formulados na ação promovida pelo Ministério Público, através do promotor de Justiça Reynaldo Di Lorenzo Serpa Filho.

Da decisão cabe recurso.

Continue Lendo

Paraíba

Em ato pela saúde Governo decide manter proibição de fogueiras em espaços urbanos na Paraíba; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) trouxe na publicação desta sexta-feira (28/06), o ‘Veto Total’ que mantém proibido o ato de acender fogueiras em espaços urbanos no âmbito do território paraibano.

Segundo a publicação, o veto se dá porque “ao contrário do que se pensa, a pandemia de Covid-19 ainda persiste.

Ainda de acordo com o documento, “O que Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou foi o fi m da Emergência de Saúde Pública da pandemia da Covid-19 em todo o planeta“.

“A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde1, Ethel Maciel, reforça que mesmo com o indicativo da redução de casos e óbitos, a covid-19 continua sendo uma pandemia grave e todos precisam manter os cuidados”, reforça o Veto.

Clique aqui e confira a íntegra da publicação.

Continue Lendo

Paraíba

Paraibana Daniella Ribeiro figura na lista dos “cabeças” do Congresso pela 6ª vez consecutiva

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Primeira senadora eleita pela Paraíba, líder da Bancada Feminina, presidente da Comissão Mista de Orçamento, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia. Esses são dos cargos ocupados pela senadora Daniella Ribeiro, que, pela sexta vez figura na lista dos “cabeças” do Congresso Nacional, divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

O levantamento considera a atuação dos parlamentares e destaca os que têm trabalho e habilidade de articulação, diálogo e liderança enquanto membros do Congresso Nacional, incluindo, portanto, senadores e deputados federais de todo o país.

“Fico muito feliz pelo reconhecimento do Diap e sei que isso é fruto do nosso trabalho incansável no Senado Federal. É um destaque que representa a força do nosso mandato e o compromisso que tenho enquanto senadora com a nossa Paraíba. O trabalho não se resume às votações em plenário, se estende em reuniões, atendimentos, agendas em Brasília e na Paraíba, e muita dedicação, como tem que ser. Mais uma vez agradeço a confiança que a Paraíba colocou em meu nome”, declarou.

Daniella entre as 4 senadoras de destaque

Além de constar na lista dos 100 cabeças do Congresso Nacional, Daniella Ribeiro também está entre as quatro senadoras de destaque no Senado Federal. O PSD, partido do qual Daniella é presidente estadual, também aparece como destaque no Diap.

Continue Lendo