Nos acompanhe

Paraíba

São Bento: oposição contrata instituto de pesquisa com indícios de fraude e processos pelo Brasil

Publicado

em

Governistas apontam que grupo de oposição da cidade de São Bento pretende divulgar pesquisa feita por um instituto acusado de fraude. Trata-se do Seta Instituto de Pesquisa, que possui problemas com levantamentos publicados em diversos pleitos eleitorais. Os números seriam divulgados nesta quinta-feira (20/06), tendo como contratante oficial o Global Mídia Portal de Notícias.

De acordo com o blog Política & ETC, o Seta Instituto de Pesquisa responde a dezenas de processos judiciais em todo o Brasil. A Justiça Eleitoral informa, por exemplo, que houve ações contra as pesquisas do instituto em cidades como Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Pau dos Ferros e Caicó, no Rio Grande do Norte, e em Araguaína, Porto Nacional e Xambioá, no Tocantins.

Ainda segundo a matéria, não é a primeira vez que a oposição de São Bento tenta divulgar números da corrida eleitoral na cidade. Na última semana o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) proibiu a veiculação de outro levantamento contratado pelo grupo opositor, desta vez por meio da empresa Insight Global Serviços. A corte ressaltou a necessidade de cumprimento da legislação para evitar tentativas de manipulação da opinião pública.

Também não é nova a estratégia de divulgação de resultados inverídicos pelo grupo de oposição. Em 2012 as pesquisas divulgadas indicavam a vitória de Jullys Roberto por 47,6%. Ele acabou derrotado com 41,89%.

Em 2016 foi alardeado que Gemilton de Souza venceria Dr. Jarques por 52% a 41,7%. Quando as urnas abriram Jarques foi eleito. Já em 2020 os números publicados pelo grupo de oposição diziam que Galego impediria a reeleição de Jarques. O resultado oficial foi uma vitória com mais de 1.300 votos favorável ao atual prefeito.

Continue Lendo

Paraíba

“Vamos ter oportunidade de mostrar o equívoco dessa decisão”, diz Cida sobre indicação de Cartaxo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual Cida Ramos (PT) se manifestou após o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se render às articulações e indicar o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) para ser o pré-candidato da legenda na corrida eleitoral pelo comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa, nas Eleições 2024.

Cida afirmou que pela forma como a situação estava sendo encaminhada recebeu a notícia com naturalidade, porém, entende que houve “intervenção“.

Mais na frente vamos ter oportunidade de demonstrar ao Diretório Nacional, fazer um balanço e mostrar o equívoco dessa decisão“, afirmou a parlamentar.

Em relação a possibilidade de realizar campanha em João Pessoa, Cida reforçou o fato de ser filiada ao PT, que se estará à disposição da legenda mas, que se engajará fortemente em campanhas de pessoas que esperam muito dela a exemplo de prefeitos e vereadores de outra cidades.

Os comentários da petista foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (27/06).

Confira o áudio:

 

Escolha

Cartaxo foi indicado pelo GTE da Direção Nacional do PT para ser o pré-candidato da legenda na corrida eleitoral pelo comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa, nas Eleições 2024.

Leia também: GTE indica Cartaxo para ser pré-candidato do PT em João Pessoa; anúncio oficial deve ser em julho

A expectativa é que o anúncio oficial seja realizado já no próximo dia 02 de julho.

Reações

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou duramente a indicação de Cartaxo como pré-candidato da legenda nas Eleições 2024 em João Pessoa.

Leia também: Jackson diz que “o escolhido tem total desprezo pelas regras” e que não fará campanha para Cartaxo

Macêdo confirmou que votará ’13’ por ser partidário, mas que não sairá para “fazer campanha para uma figura, pra um candidato, que eu não tenho a menor condição política de aceitar a forma o modelo da escolha dessa candidatura“.

Continue Lendo

Paraíba

Jackson diz que “o escolhido tem total desprezo pelas regras” e que não fará campanha para Cartaxo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou duramente a indicação do deputado estadual Luciano Cartaxo como pré-candidato da legenda na disputa eleitoral pelo comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas Eleições 2024.

Macêdo confirmou que votará ’13’ por ser partidário, mas que não sairá para “fazer campanha para uma figura, pra um candidato, que eu não tenho a menor condição política de aceitar a forma o modelo da escolha dessa candidatura“.

[…] tenho profundas divergências políticas também pelo conteúdo dessa candidatura“, frisou Jackson.

Os comentários do presidente do PT/PB foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (27/06).

Confira o áudio:

 

Escolha

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foi indicado pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) para ser o pré-candidato da legenda na corrida eleitoral pelo comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa, nas Eleições 2024.

Leia também: GTE indica Cartaxo para ser pré-candidato do PT em João Pessoa; anúncio oficial deve ser em julho

A expectativa é que o anúncio oficial seja realizado já no próximo dia 02 de julho.

Continue Lendo

Paraíba

ALPB aprova PEC que permite ao presidente do TCE assumir PMJP na ausência do prefeito e do vice

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovaram, nesta quinta-feira (27/06), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2024, que altera a Lei Orgânica do Município de João Pessoa incluindo o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado-PB (TCE-PB) na linha sucessória do chefe do Poder Executivo municipal.

A partir de agora, a PEC, que havia sido aprovada por unanimidade na Comissão Especial, será encaminhada para sanção do Executivo.

Leia também: Comissão aprova PEC que permite ao presidente do TCE assumir PMJP na ausência do prefeito e do vice

A PEC, de autoria do deputado estadual e presidente da Casa Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), possibilita ao Conselheiro Presidente do TCE-PB possa comandar a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na condição de substituto eventual, em caso de impedimento do prefeito, do vice-prefeito e do presidente da Câmara Municipal. Para o presidente Adriano Galdino, a alteração “permitirá a continuidade do desempenho das funções da administração para a consecução dos interesses dos cidadãos”.

A votação na ALPB se deu de forma virtual através de Sessão Extraordinária que contou com apenas um voto contrário, proferido pelo deputado Wallber Virgolino (PL), uma abstenção protagonizada por Tovar Correia Lima (PSDB) e seis ausências.

Continue Lendo