Nos acompanhe

Paraíba

Cícero anuncia concurso para Instituto de Previdência e lança simulador de tempo para aposentadoria

Publicado

em

O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta quinta-feira (20), concurso para o Instituto de Previdência do Município (IPMJP), com 26 vagas diretas e outras 26 de reserva técnica. Durante solenidade, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, o gestor também apresentou o Simulador do IPMJP – uma ferramenta que permite que o servidor público municipal efetivo calcule o tempo que falta para se aposentar.

Em relação ao concurso público, Cícero Lucena informou que o edital será lançado no próximo mês de julho e as provas ocorrerão ainda esse ano. As vagas são para nível superior (contador, economista, administrador e analista de informática; médio (assistente previdenciário, assistente administrativo, assistente de TI e assistente de transporte); e nível técnico (técnico de contabilidade e de informática).

“Dentro de um projeto que nós temos de tornar a gestão pública municipal de João Pessoa cada vez mais eficiente, mais competente, mais humanizada. E aumentar os quadros através de concursos é fundamental dentro do Instituto de Previdência do Município, que cada vez mais se qualifica profissionalmente, é reconhecido a nível nacional pela forma que ele está sendo gerido na nossa gestão”, destacou o prefeito.

O Simulador Previdenciário já está acessível no site do IPMJP, através do link: www.ipmjp.pb.gov.br. De acordo com Caroline Ferreira Agra, superintendente do IPMJP, apenas os servidores efetivos terão acesso a consulta nesse momento e que essa ferramenta vai permitir com que os servidores possam planejar o seu futuro, além de poder dar a entrada na aposentadoria no próprio simulador.

“Com os serviços prestados no Instituto, entendendo o momento muito importante da vida do servidor, quando ele se aposenta, então nós desenvolvemos uma série de atividades de educação previdenciária para que o servidor não seja tomado de assalto, não seja pego de surpresa e tenha dificuldade na sua vida, principalmente financeira”, afirmou.

Para acessar o simulador, basta os servidores efetivos preencherem alguns dados como: data de nascimento, sexo, admissão, desligamento, tipo de servidor (se geral ou professor) e tempo fictício em dias. Ao simular, a plataforma mostra a data prevista e a regra mais vantajosa para o servidor se aposentar. Ou seja, o Simulador de Previdência do IPMJP é uma ferramenta de planejamento, que vai auxiliar os servidores a ter uma noção sobre o prazo final para a aposentadoria.

“Uma vez que esse servidor preencha os requisitos para aposentadoria, ele vai ter a tecnologia a seu favor e abrir o processo de onde quiser. Mas vale ressaltar que a plataforma é um simulador. O sistema não capta licenças, faltas, por exemplo. Então, certos casos devem ser analisados presencialmente”, concluiu Caroline Agra.

O projeto do Simulador de Previdência do IPMJP foi desenvolvido 100% dentro da atual gestão. Foram dois anos para que a plataforma ficasse pronta. O sistema já pode ser acessado pelo portal da Prefeitura de João Pessoa (IPMJP – Simulador da previdência) e também está disponível no aplicativo ‘João Pessoa na palma da mão’.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Operação na Paraíba combate fraude em benefícios previdenciários e assistenciais em Bayeux

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta sexta-feira (28/06), a operação Insano com o objetivo de combater fraudes em benefícios previdenciários e assistenciais no município paraibano de Bayeux e região. Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 16ª Vara Federal de João Pessoa (PB).

As investigações identificaram que os criminosos apresentavam atestados ideologicamente falsos de pessoas portadoras de transtornos mentais e comportamentais. Com essa documentação, eles faziam requerimento de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e BPC/LOAS para pessoa com deficiência.

A operação recebeu o nome de Insano pela característica do benefício, “Transtorno Mental e Comportamental, não estando em suas faculdades mentais, louco ou demente”.

Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito celebra marca do Instituto Cândida Vargas que zerou a fila de cirurgias de histerectomia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, zerou a fila de espera para cirurgias de histerectomia. Na tarde desta quinta-feira (27), durante comemoração do São João dos profissionais da unidade, o prefeito Cícero Lucena celebrou essa marca – desde o início de maio, foram realizadas 78 histerectomias, 61 laqueaduras tubárias e 149 cirurgias diversas.

“Nossa saúde avança, tendo conquista que, além do paciente, além de quem colabora com isso, Deus está vendo o nosso esforço, nossa dedicação e a nossa vontade de fazer. O Instituto Cândida Vargas vem sendo equipado, recebendo novos materiais e melhorando sua eficiência justamente para dar essa resposta que a população de João Pessoa espera”, afirmou o prefeito.

A histerectomia, procedimento cirúrgico que envolve a remoção do útero, é frequentemente realizada para tratar condições como fibromas, endometriose e hemorragias severas. A realização dessas cirurgias é fundamental para a saúde das pacientes, permitindo-lhes uma melhor qualidade de vida. Já entre as cirurgias diversas, estão ooforectomia, colpoperineoplastia e bartholinectomia.

Segundo o diretor-geral do ICV, Quintino Régis, o empenho da equipe do ICV em eliminar a fila de espera para esses procedimentos é um reflexo do compromisso da instituição com a saúde da mulher. “Todas as pacientes já estão devidamente agendadas para seus procedimentos, garantindo que ninguém precise esperar mais do que o necessário para receber o tratamento adequado”, destacou.

“Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que todas as mulheres recebam o atendimento que merecem. Nossa equipe é dedicada e altamente capacitada, e estamos sempre buscando melhorias contínuas em nossos processos para proporcionar o melhor cuidado possível”, revelou a médica e diretora técnica do ICV, Juliana Soares. Ela acrescentou que as mulheres que tiverem a necessidade podem procurar a unidade de saúde de seu bairro ou ainda pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

“O Instituto Cândida Vargas continua a se destacar como uma referência em saúde da mulher, com uma equipe comprometida e uma infraestrutura preparada para atender as necessidades das pacientes com eficiência e qualidade”, afirmou o diretor-administrativo do ICV, Marcelo Melo. Ele enfatizou que só está sendo possível alcançar esses resultados com os investimentos da prefeitura. “Antes, funcionavam apenas duas salas cirúrgicas, e hoje funcionam cinco salas com equipamentos totalmente novos”, disse. Além disso, Marcelo destacou que, em 2023, houve um aumento de 58,2% no número de procedimentos em relação ao ano anterior.

Inspeção nas obras do Hospital Dia – Também nesta quarta-feira, o prefeito Cícero Lucena inspecionou as obras do Hospital Dia, em Jaguaribe, que está recebendo os últimos acabamentos para ser entregue ainda no mês de julho.

“O primeiro do Norte e do Nordeste voltado para fazer pequenas cirurgias, onde as pessoas entrarão de manhã e sairão de tarde para casa. Nós vamos fazer 20 colonoscopias por dia, fazer 40 endoscopias. Nós vamos poder operar a vesícula e poder operar a hérnia”, explicou Cícero Lucena.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

João se reúne com presidente do TJPB e é convidado para evento com presidentes dos TJs de todo o BR

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (27), na Granja Santana, em João Pessoa, a visita do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito, ocasião em que foi convidado para participar do XIII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que será realizado dos dias 6 a 8 de  novembro na Capital paraibana. Também participaram da reunião as juízas auxiliares da presidência do TJPB, Micheline Jatobá e Lua Yamaoka.

O chefe do Executivo estadual destacou a importância da Paraíba sediar o evento do Poder Judiciário. “O nosso estado tem atraído grandes congressos, encontros nacionais em virtude da estrutura e da nossa capacidade de garantir as condições necessárias para que as instituições e os setores produtivos possam realizar seus eventos e eu parabenizo o presidente João Benedito por viabilizar esse importante congresso do Poder Judiciário para João Pessoa”, frisou.

O presidente do TJPB, desembargador João Benedito, agradeceu a receptividade do governador, que confirmou presença no evento. “Estive reunido com o governador João Azevêdo para convidá-lo para a abertura do XIII Consepre, que será sediado na Paraíba em novembro. Agradeço pela recepção amistosa e fico feliz por ele ter confirmado sua presença”, disse.

A programação do evento, que deverá reunir 150 pessoas de todo o país, entre magistrados, diretores e servidores, prevê a realização de palestras e painéis sobre temas comuns ao Poder Judiciário brasileiro.

O evento tem o objetivo de compartilhar boas práticas, estabelecer estratégias conjuntas e abordar assuntos de interesse do Poder Judiciário brasileiro.

O Consepre foi criado no dia 5 de novembro de 2021, após a união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. O objetivo é consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos TJs brasileiros.

Confira imagens:

Continue Lendo