Nos acompanhe

Paraíba

Idosos e acamados podem receber medicamentos para hipertensão e diabetes em domicílio

Publicado

em

Pacientes hipertensos e diabéticos a partir dos 60 anos ou acamados, de qualquer idade e com laudo médico, podem receber seus medicamentos em domicílio. Para isso, a Prefeitura de João Pessoa mantém o programa Remédio em Casa, que beneficia atualmente mais de 5,8 mil pacientes.

A partir do programa, os pacientes cadastrados não precisam mais se dirigir até sua unidade de saúde da família (USF) para receber os medicamentos. Para ser beneficiado com o Remédio em Casa, é preciso estar cadastrado em sua USF de referência, ser diagnosticado com hipertensão ou diabetes e fazer o acompanhamento com a equipe de saúde da família.

Para a farmacêutica responsável pelo programa, Patrícia Cunha, o Remédio em Casa demonstra uma preocupação genuína das autoridades com a saúde e bem-estar da população, especialmente com idosos ou pessoas da mobilidade reduzida.

“O programa Remédio em Casa é fundamental para garantir o acesso aos medicamentos, especialmente para aqueles que têm dificuldades em se locomover até uma farmácia e, não apenas facilita o acesso aos medicamentos, mas também promove a adesão ao tratamento, contribuindo assim para uma melhor saúde pública”, destaca Patrícia Cunha.

Pelo programa Remédio em Casa, a cada dois meses, o cidadão recebe a quantidade do medicamento necessário para este mesmo período, assegurando que seu tratamento não seja interrompido. E, a cada três meses, o paciente passa por uma avaliação pela Equipe de Saúde da Família para o melhor acompanhamento e evitar riscos à saúde. Atualmente o programa disponibiliza 20 tipos de medicamentos, entre anti-hipertensivos, antilipêmico, antitrombótico, hipoglicemiantes.

Como ter acesso – Para se cadastrar no programa Remédio em Casa, o usuário pode se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF), preferencialmente no setor de Farmácia. No momento do cadastro, o paciente deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e receita atualizada há, pelo menos, seis meses.

Outra forma de acesso é por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Ao abrir o app, o usuário deve procurar a aba Saúde e clicar no ícone Remédio em Casa. Em seguida, será direcionado à sessão do serviço, que vai redirecionar para a lista de medicamentos disponibilizados e a guia para o usuário preencher seus dados e realizar o cadastro no programa. É importante responder todas as informações solicitadas.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de drenagem do Distrito dos Mecânicos de Campina Grande devem ser iniciadas em 60 dias

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo menos três fatores contribuem para os transtornos que os moradores de algumas áreas de Campina Grande enfrentam logo após a ocasião de chuvas intensas: infraestrutura de drenagem não condizente com o aumento das áreas habitadas, construções em áreas de risco e lixo descartado de forma incorreta. Uma área da cidade que sofre há muitos anos com alagamentos é o Distrito dos Mecânicos. Com as chuvas da última quarta-feira, os estragos se repetiram. Para a área está previsto o início das obras de conclusão do canal, conforme assegurou o recém empossado secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, deputado licenciado sargento Neto, durante visita ao Distrito nesta quinta-feira (16/05).

“Nós temos aqui, uma obra para ser realizada nesses próximos 60 dias. É uma obra que vai custar cerca de seis milhões de reais. Vai ser aberto aqui um novo canal, já tem um projeto que está sendo licitado”, disse.

Como parte do projeto de urbanização da região sudoeste da cidade, a obra deve beneficiar os bairros do Pelourinho, Jardins Vitória e Paulistano e Novo Cruzeiro, além do próprio Distrito dos Mecânicos. De acordo com o engenheiro Francisco José de Assis, que é fiscal de Obras da secretaria de Obras de Campina Grande (Secob), o projeto foi redesenhado para evitar processos de desapropriação na área. O novo projeto, com recursos federais, está em fase de licitação, inclusive já tendo sido aprovado pela Caixa Econômica Federal. O prazo para conclusão do serviço é de 12 meses.

“Para dar continuidade do canal, pelo projeto previsto, teríamos que desapropriar pelo menos dois imóveis. A obra não continuou por não ter havido acordo neste sentido. A gente refez o projeto, botando o canal pela rua José Ferreira da Silva”, informou o engenheiro Francisco José de Assis.

O projeto de urbanização da região sudoeste, contempla obras de infraestrutura de drenagem e pavimentação, como da Avenida João Wallig, já concluída. Outros serviços, neste sentido, também estão sendo executados em outras regiões da cidade, com a implantação de continuidade de canais e estudos de contenção de enchentes em áreas de inundação.

Por sua vez, o secretário de Obras, Joab Machado, destacou: “Temos sistemas de drenagem que estão sendo incluídos junto a todos os investimentos de infraestrutura, como na Saturnino de Brito Filho, no Catolé; nas ruas do Santo Antônio, nas ruas do Novo Horizonte, que estamos iniciando agora cerca de 5 milhões de reais investidos no sistema de drenagem e na pavimentação. Então, investimentos como esse que vão trazer melhorias futuras para a população”.

Continue Lendo

Paraíba

Apae da cidade de Areia é contemplada com novo veículo para servir famílias e servidores da entidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Areia, localizado no Brejo paraibano, foi agraciada nesta quinta-feira (16/05) com um veículo 0km para auxiliar o transporte e locomoção de famílias e servidores da entidade.

O pleito foi requerido pela vereadora Nelma Carneiro e atendido prontamente pelo deputado estadual, Anderson Monteiro (MDB).

A presidente da Apae, Lúcia Soares, destacou a importância da emenda à associação. “Vai ser muito útil para Apae porque muitas vezes a gente precisa de um transporte e não tinha. E agora, com esse presente, a gente transporta para Apae e também para outros usos”, afirmou.

O deputado Anderson, afirmou o compromisso de seguir proporcionando desenvolvimento à cidade. “Estaremos sempre buscando melhorias e qualidade de vida para a população de nosso município. Esse é o nosso compromisso! Bom dia, Areienses!”, concluiu.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Obras de construção do Condomínio Cidade Madura, em Mamanguape, devem ser entregues no 2º semestre

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), esteve na cidade de Mamanguape nesta quinta-feira (16/05) para vistoriar a construção de 40 moradias do Condomínio Cidade Madura.

A iniciativa do governo tem o objetivo de promover acesso à moradia digna e adequada às necessidades de pessoas idosas. A obra já está em fase avançada e deve ser entregue no segundo semestre deste ano. A ação teve investimentos de R$ 8,9 milhões de recursos próprios do Estado.

O empreendimento completo possui área total de aproximadamente 13.000 metros quadrados e cada unidade habitacional apresenta área individual de 49,40 m², sendo compostas por terraço, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, adaptadas para as necessidades do idoso.

Durante a agenda, esteve ao lado do governador o deputado estadual Eduardo Brito (Solidariedade). O parlamentar ressaltou a importância do projeto e agradeceu a gestão por proporcionar melhoria na qualidade de vida da população de Mamanguape, berço político de Eduardo.

“Projetos como esse, voltados a uma parcela tão importante da nossa população, precisam ser exaltados! Depois de longos anos de trabalho e dedicação, os nossos idosos precisam receber todo nosso suporte, ter conforto e uma vida digna. Meu muito obrigado ao nosso governador por todo o investimento nesta iniciativa que trará benefícios enormes para Mamanguape e para toda a Paraíba”, disse.

Confira:

Continue Lendo