Nos acompanhe

Paraíba

DNOCS esclarece a respeito da atual situação da Barragem Engenheiro Ávidos, na Paraíba

Publicado

em

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), no uso de suas atribuições, e como Autarquia responsável pelo andamento das Obras de Recuperação e Modernização da Barragem Engenheiro Ávidos, cujos recursos são oriundos de TED celebrado entre essa Autarquia e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), após reunião com a Agência Nacional de Águas (ANA), com o intuito de se estabelecer medidas para garantir o armazenamento de água no reservatório em questão, observando, principalmente, as condições de segurança das obras em andamento, traz deliberações oriundas das tratativas acordadas entre a ANA e o DNOCS, fundamentada nos parâmetros abaixo:

– Considerando que a cota atual do reservatório Engenheiro Ávidos está calado no nível 308,98, o que representa um volume acumulado da ordem de 112.071.011 m3;
– Considerando que a cota do coroamento da ensecadeira posicionada no emboque da tomada d’água está calada no nível 310,00;
– Considerando que a cota preconizada para o nível de segurança da ensecadeira é 309,50, portanto, com uma folga de 0,50m, representando um volume de 120.346.489,00 m3;
– Considerando a diminuição no aporte de águas oriundas de precipitação na região;
Decide:
1 – Promover o fechamento total de uma comporta do setor do vertedouro da barragem Engenheiro Ávidos;
2 – Fechar parcialmente a segunda comporta, mantendo uma abertura de 20,00cm.
Essas medidas têm por objetivo garantir o acúmulo de águas para atendimento da população, diretamente, dependente do uso das águas do reservatório, bem como promover a redução do volume aportado a jusante da Barragem, que impactaram negativamente, na população situada às margens do Rio Piranhas.
Destaque-se que foi acordado, como premissa básica para essa operação, que o monitoramento, visando garantir a manutenção da cota de segurança (309,50) será respeitado e que qualquer elevação da cota, que possa comprometer a estabilidade da estrutura da ensecadeira, ensejará a imediata abertura das comportas.

Continue Lendo

Paraíba

“A grande maioria deseja essa parceria”, diz Cícero sobre PP e PT em João Pessoa nas Eleições 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito Cícero Lucena (PP), pré-candidato a reeleição à frente do Executivo Municipal em João Pessoa, comentou sobre o que espera da parceria entre o PP e o PT em território pessoense nas Eleições 2024.

De acordo com o gestor, as notícias que chegam até ele dão conta de que a aliança deveria ser mantida.

A grande maioria deseja essa parceria“, disse o gestor.

O comentário do prefeito foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (17/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Eliza Virgínia assumirá cadeira na Câmara Federal em junho com licença de Mersinho; “sempre pronta”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia (PP), assumirá temporariamente a cadeira do deputado federal, Mersinho Lucena (PP), que entrará de licença da Câmara dos Deputados no mês de junho.

A informação foi confirmada pelo deputado nesta sexta-feira (17/05). Mersinho explicou que a licença tem como objetivo coordenar a campanha de reeleição de seu pai, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). Já na Câmara Municipal de João Pessoa, quem assumirá o mandato é a suplente Helena Holanda.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, Eliza demonstrou se sentir preparada para assumir novamente um cargo no Congresso Federal. Esta não é a primeira vez dela em Brasília. No ano de 2022, a vereadora tomou posse após licença do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP).

“Pronta, sempre pronta né?! O soldado é aquele que fica treinando o tempo todo para entrar no campo de batalha a qualquer momento. Eu sempre estarei pronta para assumir esses desafios que Deus nos concede”, ressaltou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Sanfoneiro Ivan Martins anima o Sabadinho Bom com ritmo do São João

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ter clima junino. É o que promete o sanfoneiro Ivan Martins que, junto com um time de músicos, vai levar muita animação para a Praça Rio Branco. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), acontece a partir das 12h30 e é gratuito.

“O nosso Sabadinho Bom é uma ação socioantropológica porque não é só um evento da Funjope. É um ambiente de encontro e troca de experiências e vivências de diversas gerações. Ao mesmo tempo, é um espaço que fomenta uma microeconomia local, favorecendo donos de bares, restaurantes e comércio ambulante do Centro Histórico”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Para ele, o evento é a porta de entrada do entretenimento e da festa naquele território aos sábados. “O final de semana em João Pessoa, no Centro Histórico, começa exatamente no Sabadinho Bom. Isso é muito importante porque valoriza nossos músicos, nosso público e o nosso ambiente urbano e arquitetônico”, destaca.

Ivan Martins conta que vai fazer uma mistura de ritmos, com ênfase no chorinho, mas também focando no forró, que é a cara dessa época do ano. Músicas de compositores como Flávio José, Dominguinhos e Luiz Gonzaga fazem parte do repertório. Vai ter também samba e até maxixe para animar o público.

“Espero que esse sábado seja um dia maravilhoso com a minha apresentação junto com meus músicos. Vamos ter chorinhos e, já que estamos na época junina, vou mesclar um pouco de forró. Irei fazer um forrozinho gostoso, nosso forró autêntico”, promete.

No forró, também vai ter composições da cantora Elba Ramalho e ainda de Antônio Barros e Cecéu. Já entre os chorinhos que o artista vai tocar estão Carinhoso; Pedacinho do Céu; Saxofone, por que choras?; Brasileirinho; Tico tico no fubá, entre outros. “Também podemos tocar alguns sambas”, acrescenta.

Os músicos que acompanham o sanfoneiro Ivan Martins são Pelé na percussão, Luciano no contrabaixo, Preto na zabumba, Paulo Baeta no violino e a voz será da cantora Ivoneide Batista. “Acredito que o povo vai gostar”, conclui.

Continue Lendo