Nos acompanhe

Paraíba

Audiência pública debate participação da juventude na criação de políticas públicas da Paraíba

Publicado

em

Jovens de diversos segmentos, representantes da sociedade civil e profissionais militantes da inclusão socioeconômica de jovens paraibanos se reuniram, na manhã desta sexta-feira (26), para uma missão especial: debater a participação da juventude no controle social e a situação atual do Conselho Estadual da Juventude no Estado da Paraíba. Liderado pela deputada Cida Ramos, a discussão foi realizada durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Durante a audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia, a deputada Cida Ramos, presidente da Comissão e autora da propositura, destacou o ambiente vibrante trazido pela presença de numerosos jovens. “Essa casa está em festa, estamos aqui com jovens, de realidades distintas, de diferentes regiões, que representam aqui segmentos da juventude, os mais diversos. Uma coisa é certa, jovens o traço que os une é o desejo de ter uma Paraíba bem melhor do que a que nós temos hoje,” expressou a deputada. Ela enfatizou a diversidade e a união dos jovens em busca de uma realidade melhor para o estado.

A deputada Cida Ramos também ressaltou a importância da participação ativa dos jovens no presente, e não apenas como promessas para o futuro. Ela enfatizou o papel crucial dos jovens como agentes ativos no processo de construção de um estado mais inclusivo e culturalmente rico. “Queremos uma Paraíba em que a juventude possa ter a certeza de que ela não é ser do amanhã, do futuro. Mas que esses jovens podem, hoje, ser sujeitos e partícipes de um processo de construção de uma Paraíba com inclusão, com desenvolvimento econômico, com muita cultura, com muita arte,” afirmou Ramos.

Na ocasião, o secretário Executivo de Juventude da Paraíba, Pedro Matias, destacou a importância da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia em discutir a participação da juventude no controle social, em audiência pública. Matias enfatizou a necessidade de envolver a juventude, que deseja se engajar e protagonizar políticas públicas efetivas. “É uma satisfação discutir com a sociedade civil organizada e representantes do povo questões relacionadas às políticas de juventude, aproximando o governo da população”, afirmou o secretário, ao expressar otimismo quanto aos resultados das discussões, apontando para a qualificação e o engajamento dos jovens que já participam ativamente de movimentos sociais e estudantis, buscando melhorias para a juventude paraibana.

Já o vereador Aécio Cavalcanti, ressaltou que a importância da discussão em prol da juventude e da criação do Parlamento Jovem Estadual a Assembleia da Paraíba. “Nós sabemos que a juventude é o futuro. Então nós temos que ter uma juventude preparada, uma juventude capacitada, com ideias e direitos que possam vir a trazer o melhor para o nosso Estado. Nós fomos pioneiros nessa demanda. Foi um projeto que trouxe para o município algo muito inovador, muito importante, ao qual nós conseguimos levar o Parlamento Jovem de Itatuba a um prêmio nacional na Marcha dos Vereadores, no ano de 2022, e que colocou a juventude local em um patamar elevado com relação a praticar, ter voz e ter vez nas políticas públicas da nossa cidade”, comemorou.

Inclusão e fortalecimento

A indígena Natália Sofia Duarte Santos do Nascimento, da Tribo Potiguara, falou em nome dos jovens presentes, abrindo as falas da tribuna da Assembleia. Ela relatou as condições enfrentadas pelos jovens indígenas em sua comunidade. Residindo na Baía da Traição, Natália enfatizou que sua presença não era apenas como estudante, mas como parte de uma cultura vibrante e um povo resiliente que luta por seus direitos. “Eu me chamo Natália, sou indígena. Estamos aqui para reivindicar nossos direitos e a nossa luta. Nossa escola enfrenta dificuldades, como aulas em salas superlotadas com ventilação inadequada, o que nos levou a pedir aulas ao ar livre, mas essa não uma solução viável para todos os dias,” explicou.

Em sua fala, Natália ressaltou a urgência de abordar as questões indígenas na formulação de políticas públicas e a criação de espaços de participação como o parlamento jovem e o Conselho Estudantil da Juventude. “Eu não tenho vergonha de ser indígena, é um orgulho, é uma satisfação ser indígena, porque nós carregamos histórias. E se for preciso estar aqui mais uma vez, eu virei novamente, porque eu não vou parar”, disse.

O jovem Rubens, membro do Núcleo de Estados Unidos Adolescentes de Cabedelo (NUCA) e representante do movimento estudantil já teve a oportunidade de participar da Conferência Nacional de Educação, representando o Estado da Paraíba. E fez questão de trazer a discussão para a ALPB. “Precisamos fortalecer a juventude de cada município e também do nosso estado para efetivarmos e colocarmos em prática, em execução, as políticas públicas já existentes e também criar novos projetos de leis e políticas públicas para a juventude do estado da Paraíba.

Momento histórico

Para a deputada Cida Ramos, o debate foi um momento histórico para a Casa de Epitácio Pessoa, que iniciará, em breve, o processo de efetivação do Parlamento Mirim. “A efetivação do Parlamento Mirim, que vai abrir aí um edital de seleção, vão poder concorrer jovens de todo o Estado, de escolas públicas, privadas, de diversos segmentos da juventude. Então, é fundamental que os encaminhamentos reforcem esse Parlamento jovem, a presença deles, a realização de audiências regionalizadas. Então é um momento, eu diria… é importantíssimo para Paraíba e para o Legislativo”, finaliza a parlamentar.

Além da parlamentar, presidindo a audiência, a mesa de debates foi composta pelo Secretário de Estado da Juventude, Pedro Matias; pelo vereador e propositor da lei que criou o Parlamento Jovem em Ubatuba, Aécio Cavalcanti Medeiros; pelo advogado e presidente da Comissão da Advocacia Jovem, Matheus Brito Cândido; pela estudante da Escola Estadual Indígena Pedro Poti, Nathalia Sofia Duarte; pelo coordenador do Serviço Pastoral dos Imigrantes, Ricardo Ryan; e pelo tenente-coronel, Elmer Melz.

Continue Lendo

Paraíba

Inscrições abertas: Inova Jampa debaterá uso de dados como meio de competitividade e influência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Estão abertas as inscrições para o Inova Jampa, que vai discutir sobre ‘BigData – Dados Como Moeda de Poder: Estratégias de Competitividade e Influência no Mercado e na Política’. O evento acontece na próxima quarta-feira (22), a partir das 18h, na Casa Fiep, em João Pessoa.

Os interessados podem realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/inova-jampa__2475837?token=b145e9c38e37570a3976af50be7ee902.

O debate sobre o papel dos dados na sociedade contemporânea contará com a participação de Alek Maracaja, presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi-PB) e membro do Farol Digital; e do jornalista e empreendedor Heron Cid, presidente da Associação de Mídia Digital (Amidi).

Os palestrantes irão explorar como os dados podem ser usados estrategicamente para impulsionar a competitividade das empresas e influenciar o cenário político. “Essa discussão sobre o poder dos dados é especialmente relevante em um mundo cada vez mais digitalizado, onde a informação se tornou uma commodity valiosa e dados são o novo petróleo”, destacou Alek Maracaja.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Veículos “destruídos” em acidentes são expostos em avenidas de João Pessoa para alertar motoristas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma verdadeira “guerra” está sendo travada no trânsito da Paraíba, com nada menos que 260 pessoas mortas nos quatro primeiros meses deste ano. E há ainda os milhares de sequelados no mesmo período. Este é o foco de uma ação desenvolvida nesta terça-feira (20) pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em parceria com BPTran, Detran, Semob, Corpo de Bombeiros e Guarda Metropolitana.

Para chamar a atenção sobre o problema, estão sendo expostos em quatro avenidas de João Pessoa veículos “destruídos” em acidentes, tanto carros quanto motos. O objetivo é alertar as pessoas para a necessidade de respeitar as leis de trânsito. Em meio a esta ação, também será realizada nesta terça-feira uma Sessão Especial na sede do Legislativo Municipal para alertar sobre o problema. O evento vai ocorrer a partir das 11h.

Confira os locais dos acidentes:

  1. Rotatória localizada entre a UFPB e a entrada dos Bancários;
  2. Avenida Epitácio Pessoa, na altura da Usina Cultural Energisa;
  3. Avenida Tancredo Neves, em frente à Escola Estadual Fernandes Vieira;
  4. Avenida Cruz das Armas, no canteiro em frente à Maternidade Frei Damião;

Importante:
Em todas as avenidas escolhidas para a ação, foram colocados nos postes ‘post banners’ com alertas para os motoristas. Eles trazem mensagens sobre a necessidade de respeito à sinalização de trânsito, alertas sobre uso de celular e proibição de dirigir alcoolizado. Um banner, no local do acidente simulado, também alerta que aquela vítima poderia ser você.

Colisões reais

Os carros e motos danificados após colisões reais foram espalhados pela Capital e expostos em pontos estratégicos e planejados para o maior alcance de pessoas: Avenida Tancredo Neves, no bairro dos Ipês; Avenida Cruz das Armas, no bairro de mesmo nome; Avenida Epitácio Pessoa, Tambiá; e no último girador da Via Expressa Padre Zé, na Cidade Universitária. Os locais também ganharam placas da Campanha Maio Amarelo chamando a atenção sobre a importância de seguir as leis e as boas práticas no trânsito.

Alerta

O presidente da CMJP, vereador Dinho (PSD) alertou para os números alarmantes de acidentes de trânsito na Paraíba. “Hoje, a gente traz aqui essa simulação de acidente, chamando a atenção da população, justamente para alertar sobre os números alarmantes. Foram quase 800 mortes só o ano passado e este ano mais de 260 vítimas fatais. São números de uma guerra civil e precisamos dar um basta nisso, a população precisa se conscientizar, a paz no trânsito precisa reinar. Estamos aqui fazendo a nossa parte e impactando a população para chamar atenção para a paz no trânsito neste Maio Amarelo”, arguiu.

Dinho ainda lembrou que a Câmara vai discutir os índices alarmantes de acidentes no trânsito, através de uma audiência pública que será realizada nesta terça-feira (21), as 11h, no plenário do Legislativo Municipal.

Parcerias

A ação do Maio Amarelo, com a simulação dos acidentes, foi promovida pela CMJP em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran – PB); Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), o BPTran-PB, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros Militar; o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; o Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity – Trauminha de Mangabeira; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Continue Lendo

Paraíba

ALPB concede cidadania paraibana e medalha Epitácio Pessoa a advogada Ceres Rabello

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (APB) realizou sessão solene, na tarde desta segunda-feira (20), para outorga da Medalha Epitácio Pessoa – a mais alta honraria da Casa – e o Título de Cidadania Paraibana para a advogada Ceres Rabello, “pelos seus relevantes serviços prestado ao estado”. A homenagem foi proposta pelo então deputado Cabo Gilberto, que hoje exerce mandato na Câmara Federal. O evento para a entrega das honrarias foi proposto pelo deputado Bosco Carneiro e reuniu agente públicos, advogados, parentes e amigos da homenageada.

O deputado federal Cabo Gilberto Silva disse que homenagear Ceres foi muito gratificante, por se tratar de uma mulher muito guerreira, que trabalhou muito para chegar aonde está e com a competência que lhe é peculiar. O parlamentar destacou a atuação de Ceres na defesa dos interesses dos policiais militares.

“Ela é casada com um policial e é uma advogada que fez várias causas sem cobrar praticamente nada para as pessoas que estavam querendo entrar na Instituição, que nem tinham trabalho, não tinham dinheiro, e isso chamou muito a minha atenção. Então, sem dúvida nenhuma, ela merece essa Medalha Epitácio Pessoa e o Título de Cidadã Paraibana, por conta dessa ajuda, esse trabalho que ela teve, e que é comparado a um trabalho social”, declarou,

O deputado Bosco Carneiro, que presidiu a solenidade, declarou que as homenagens a Ceres Rabello são extremamente justas, “por todos os serviços relevantes prestados à Comunidade Paraibana”. “É um motivo de alegria, de satisfação, porque a Assembleia tem esse papel também, que é de reconhecer, em nome do povo paraibano, as personalidades ilustres, e que merecem o reconhecimento desta Casa, em nome de toda a população paraibana. Então, para mim é um prazer e por estarmos aqui prestando essa homenagem””, disse.

A advogada Carla Felinto, vice-presidente da Subseção da OAB em Campina Grande, disse que as homenagens ganham maior dimensão por serem outorgadas a uma mulher. “Acho isso extremamente importante e parabenizo o Cabo Gilberto pela propositura. E é mais importante ainda porque é a primeira vez que uma mulher recebe essa dupla homenagem da Assembleia Legislativa da Paraíba. É importantíssimo porquê quando uma mulher é agredida, todas nós somos. Quando uma mulher é homenageada, todas nós também somos”, afirmou.

Também prestigiaram o evento as advogadas Francisca Leite Duarte, presidente da Comissão de Combate ao Racismo da OAB-PB; Janaína Nunes, coordenadora da Rede Sororidade da OAB-PB; Larissa Bonates, secretária-geral adjunta da OAB-PB, na oportunidade representou o presidente da OAB-PB, Harrison Targino; a assistente social Géssica Galvão, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de João Pessoa (SEDEST), Vaulene Rodrigues; e o executivo Murilo Padilha, secretário adjunto de Administração e Recursos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba..

PERFIL DA HOMENAGEADA

Ceres Rabello Madureira nasceu em Serra Talhada, no Sertão Pernambucano. É formada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), especialista em Direito Penal e Processo Penal. Possui Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil, pelo Unipê, e Mestranda em Direito e Negócios Internacionais e Doutoranda em Ciências da Educação. Iniciou sua carreira jurídica no escritório da AJURE-PB (assessoria jurídica regional do Banco do Brasil-2005).

Em 2006, iniciou sua atuação como advogada militante inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB).

Continue Lendo