Nos acompanhe

Paraíba

Circulador Cultural apresenta Freetozz e Parahyba Ska Jazz Foundation neste domingo

Publicado

em

A Casa da Pólvora, no Centro Histórico de João Pessoa, recebe, neste domingo (28), o projeto Circulador Cultural que homenageia o Dia Internacional do Jazz, lembrado em 30 de abril, e apresenta o grupo Freetozz, o cantor e compositor Helinho Medeiros e a banda Parahyba Ska Jazz Foundation. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), tem início a partir das 16h e é aberto ao público.

“A Casa da Pólvora tem se tornado um ambiente muito favorável às culturas criativas mais experimentais, ligadas às gerações mais jovens, sobretudo, à juventude universitária. Por isso, sempre privilegiamos os shows da Casa da Pólvora, grupos e bandas na linha experimental, de criação das identidades culturais e musicais. Este é o segundo ano que organizamos a homenagem ao Dia Internacional do Jazz”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

O diretor ressalta que a Fundação também tem ocupado muito a Casa da Pólvora com os editais, apresentando artistas novos, de extrema criatividade na área de literatura, performance de dança, teatro e nas artes plásticas.

“É com muita alegria que realizamos este evento porque cria, na cidade de João Pessoa, uma referência desse estilo musical e garante, nas tardes de domingo, uma excelente fruição artística e estética por parte do nosso público”, observa.

O diretor garante ainda que, quem for à Casa da Pólvora neste domingo, vai poder celebrar um momento único da cultura musical local. “Temos uma variedade de estilos e performances musicais com talentos artísticos de extrema qualidade. O Circulador Cultural é uma ferramenta que utilizamos também para isso, dinamizar e valorizar os nossos artistas”, pontua.

Freetozz – O Freetozz é o primeiro a subir ao palco. Suas canções instrumentais unem elementos da música brasileira com ritmos da tradição oral como maracatu, ciranda, baião, frevo, afoxé e caboclinhos à liberdade da experimentação do jazz e da psicodelia.

A banda é formada por Rodrigo Marques no sax tenor, soprano e flautas; Uirá Garcia na guitarra; Cleanto Neto no contrabaixo e Rodrigo Amaral na bateria e percussão.

O show da Freetozz terá a participação especial do sanfoneiro, pianista, produtor e compositor Helinho Medeiros. Durante sua carreira, ele tem atuado no cenário artístico brasileiro e internacional, tocando com diversos grupos e artistas, percorrendo Europa, África, Ásia, América Latina e Caribe.

Seu primeiro álbum intitulado ‘Véu da Aurora’, com participação de Chico César, Oswaldinho do Acordeon, Titá Moura, Uaná Barreto, Guegué Medeiros, Xisto Medeiros e Julian Sanchez, tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024.

Parahyba – A banda Parahyba Ska Jazz Foundation foi criada em 2014 com o intuito de fazer algo diferente no cenário musical paraibano, bebendo da fonte jamaicana do ska e da essência do jazz. Com um naipe de metais cheio de frases fortes e uma cozinha consistente e marcante, o grupo instrumental se destaca também pelos improvisos que permeiam as músicas.

No repertório estão músicas autorais e grandes clássicos, sempre realizando uma mistura dos ritmos jamaicanos e nordestinos com a pegada ‘ska-jazz’, o que resulta num som cheio de energia e vibração dançante que contagia o público durante os shows.

O grupo é formado por Francisco Vasconcelos na bateria, Everton Cavalcante no contrabaixo, Alysson Jorge na guitarra, Alysson Ramalho no trompete, Sandro Rodrigo no trombone, Rodrigo Marques no saxofone e Adrielly no teclado.

Em 2020 o grupo lançou alguns singles e videoclipes e agora se prepara para lançar seu primeiro álbum completo com músicas autorais.

Data – Celebrado pela primeira vez em 2012, o Dia Internacional do Jazz tem o objetivo de lembrar a importância do gênero musical, bem como a sua contribuição na promoção da cultura afrodescendente e na luta pela liberdade e abolição da escravatura. A data foi criada pela Unesco e anunciada pelo seu embaixador da Boa Vontade e pianista Herbie Hancock.

No dia 30 de abril será comemorado o Dia Internacional do Jazz e João Pessoa não ficará de fora, celebrando pela segunda vez esse gênero mundialmente famoso, que já possui mais de 120 anos de história, através de uma ação integrada que acontece no mundo inteiro.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Lulu Santos traz show da nova turnê ‘Barítono’ para João Pessoa no mês de agosto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor e compositor Lulu Santos se apresentará com a nova turnê ‘Barítono’ no dia 10 de agosto, a partir das 21h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa.

De volta ao Brasil, depois de estrear nos Estados Unidos, Lulu Santos trará no repertório as canções de maiores sucessos da carreira e lançamentos recentes.

Dono de hits como ‘Tempos Modernos’, ‘O Último Romântico’, ‘Tudo Azul’, ‘Toda Forma de Amor’, ‘Um Certo Alguém’, ‘Assim Caminha a Humanidade’, ‘Aviso aos Navegantes’, ‘Sereia’ e ‘De Repente Califórnia’, Lulu emociona aos fãs nas apresentações.

Ao falar sobre o show, Lulu reconhece ter admitido tardiamente fatos sobre ele, inclusive, a de ser um cantor de tessitura vocal grave, ou seja, um barítono. Daí a origem do nome do show.

“Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte. O primeiro passo foi em 2000 quando gravei e lancei o álbum Acústico, ali, por conforto e sabedoria, baixei um tom de boa parte do repertório e funcionou perfeitamente. Agora, 20 anos depois, percebi que se baixasse mais um tom, algumas canções voltaram a ser cantáveis sem sobressaltos ou esforço. A chave deste entendimento foi ‘Esse brilho em seu olhar’, do álbum ‘O Ritmo do Momento’ que nunca esteve tão confortável e dentro do meu alcance desde que a fiz em 1983. Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, frisou o cantor.

Os ingressos estão disponíveis compra no site da Bilheteria Digital clique aqui e confira.

Continue Lendo

Paraíba

Consuni-UFPB valida lista tríplice que será enviada à Lula para escolha do novo comando da Reitoria

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Consuni (Conselho Universitário) validou, por unanimidade, a lista tríplice a ser enviada para o presidente da República escolher o novo comando da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com validade entre os anos de 2025 e 2028.

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foram reconhecidas, por unanimidade, como vencedoras da consulta pública realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e encabeçam a lista tríplice oficializada após reunião do Consuni (Conselho Universitário).

A lista será enviada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, por sua vez, decidirá qual dupla constante na lista tríplice assumirá a gestão da UFPB entre os anos de 2025 e 2028.

Números

A dupla, que integrou a Chapa 1, recebeu 67,95% dos votos. Já as outras duas chapas concorrentes formadas pelos professores Lucídio Cabral e João Euclides (Chapa 2) e, Valdiney Gouveia e Rita de Cássia Pereira (Chapa 3), receberam, respectivamente, 25,37% e 6,67% dos votos.

Expectativa

O ministro da Educação, Camilo Santana, chegou a afirmar, em recente visita ao Estado da Paraíba, que a ordem da lista tríplice seria respeitada e que as verdadeiras campeãs no pleito, nomeadas.

A comunidade acadêmica, no entanto, vive um segundo momento de expectativa, uma vez que, na última eleição para escolha do reitor e vice, realizada em 2020, a mesma chapa foi campeã de agora, não assumiu aos respectivos cargos porque o então presidente Jair Bolsonaro (PL), optou por nomear os últimos colocados na consulta, Valdiney Gouveia e Liana Filgueira.

A decisão do então presidente foi recebida com surpresa e uma onda de protestos. Já a gestão de Valdiney e Liana foi marcada pela fama de perseguidora e repressora junto aos que fazem a UFPB.

Leia também: Após confusão, Conselhos Deliberativos da UFPB adiam decisão sobre pedido de destituição de reitor

Leia também: Frente Nacional pede destituição de Valdiney Gouveia e de reitores não eleitos que foram empossados

Leia também: Bolsonaro surpreende e nomeia chapa menos votada para comando da Reitoria na UFPB

Leia também: UFPB: universitários iniciam onda de protestos contra nomeação de Valdiney Gouveia

Leia também: Conselho Universitário repudia a nomeação do professor Valdiney Gouveia como novo reitor da UFPB

O chamado ‘Conselhão’, nome popular dado aos Conselhos Superiores da UFPB formado pelo: Consuni (Conselho Universitário), Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e o Conselho Curador chegaram a receber um dossiê que pedia a destituição do reitor Valdiney Gouveia e da vice-reitora Liana Filgueira.

Continue Lendo

Paraíba

Aguinaldo Ribeiro debate com ministros ações para impulsionar produção e exportação do camarão da PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Para impulsionar a produção de camarão no Nordeste, em especial na Paraíba, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder da Maioria no Congresso Nacional, esteve reunido nesta quarta-feira, (8), em Brasília, com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Ao lado de parlamentares e representantes do setor da carcinicultura, (técnica de criação de camarões em viveiros), Ribeiro reforçou a urgente necessidade do apoio aos produtores para abertura de novos mercados internacionais.

“Estou aqui para endossar as demandas apresentadas pelos produtores de camarão da Paraíba e também de outros estados. Acredito firmemente que há uma vasta fronteira ainda a ser explorada, especialmente no âmbito da pesca e da aquicultura no Brasil. Precisamos consolidar esse mercado, inclusive fortalecendo as exportações; Portanto, é crucial termos uma resposta ágil, embora com cautela levando em consideração relações comerciais internacionais, para abrir mercados e estimular a nossa carcinultura”, defendeu o deputado.

Ainda na reunião, o ministro André de Paula, fez um agradecimento público ao deputado por sua atuação na reforma tributária. “Uma das melhores e mais importantes conquistas em relação à aquicultura foi a inclusão, por parte de Aguinaldo, da isonomia das rações. Com isso, o Congresso aceitou e nós avançamos”, recordou ele.

Continue Lendo